International Translation Day 2017

Join ProZ.com/TV for a FREE event on September 26-27th celebrating International Translation Day! 50+ hours of content, Chat, Live Q&A & more. Join 1,000's of linguists from around the globe as ProZ.com/TV celebrates International Translation Day.

Click for Full Participation
KudoZ home » German to Portuguese » Tech/Engineering

Abbiegelicht

Portuguese translation: faróis que acompanham as curvas


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
German term or phrase:Abbiegelicht
Portuguese translation:faróis que acompanham as curvas
Entered by: Wiebke Herbig

17:44 Oct 16, 2002
German to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
German term or phrase: Abbiegelicht
Faróis
Carla Araújo
Portugal
faróis que acompanham as curvas
Explanation:
Se for Abbiegelicht no sentido de Blinker, concordo com os colegas. Agora se for aquela novidade da Audi (A8), acho que é isso. Só que não achei nenhuma palavra única, nem no site da própria Audi. Achei ?farois ativos? e ?farois adaptivos?, mas acho que sem explicação não fica muito bom.
"Outra novidade do A8 é que seus faróis acompanham as curvas, ou seja, detectam o lado de direção do carro, passando então a intensificar a iluminação sobre esse lado."
Selected response from:

Wiebke Herbig
Germany
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1indicador de mudança de direcção (Portugal) / pisca-pisca (Brasil)
Jan Lohfert
5 +1Pisca-pisca
Cosmonipolita
5faróis que acompanham as curvas
Wiebke Herbig
5luz indicadora de mudança de direçãoAnneliese Mosch


  

Answers


1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
luz indicadora de mudança de direção


Explanation:
se se trata de fáróis, é a luz que indica se se vai virar para a esquerda ou direita

Anneliese Mosch
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 518

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
Pisca-pisca


Explanation:
é o termo exato.

Cosmonipolita
Argentina
Native speaker of: Native in FrenchFrench
PRO pts in pair: 51

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Veronica La Falce: com certeza, pelo menos no Brasil!
1 hr
  -> Obrigada V ?

5 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
indicador de mudança de direcção (Portugal) / pisca-pisca (Brasil)


Explanation:
1º Portugal:
O termo oficial do Código da Estrada é "indicador de mudança de direcção". Também se pode aplicar o termo "luz de mudança de direcção" (veja os sites da Infocid; são as páginas oficiais publicadas pelo Ministério da Justiça). Na oralidade, o termo "pisca" é igualmente usado em Portugal, mas não se usa tanto na escrita (principalmente, se for um texto técnico ou mais formal).
2º Brasil: Pisca-pisca
(cf. definição do dicionário on-line da Michaelis: "Farolete que indica mudança de direção do veículo em marcha. Pl: pisca-piscas").

Exemplos (Portugal):
a) ... Iluminação. EXTERIOR. — Faróis dianteiros de halogéneo com efeito de retardamento de luz e sistema de nivelamento, indicadores de mudança de direcção. ...
www.cibercar.pt/sebring_cabrio_specs.html
b) Os indicadores de mudança de direcção estão montados de forma flexivel,
garantindo assim maior resistência em caso de queda. Topo da página. ...
www.motos.honda.pt/moto.asp?moto=15
c) Luzes avisadoras de perigo - O funcionamento simultâneo de todos os indicadores de mudança de direcção destinado a assinalar que o veículo representa ...
www.acarta.pt/luzes.htm
d) por motivo de obstáculo imprevisto ou condições metereológicas especiais, os condutores devem fazer uso dos indicadores de mudança de direcção ...
www.ncc.up.pt/~zp/aulas/9899/me/trabalhos/ alunos/Codigo_da_estrada/regras.html
e) Código da Estrada, p. 230 (Editorial A. Campos, Lda – 1994)






Jan Lohfert
Germany
Native speaker of: Native in GermanGerman
PRO pts in pair: 347

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Astrid Höltken
9 hrs

21 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
faróis que acompanham as curvas


Explanation:
Se for Abbiegelicht no sentido de Blinker, concordo com os colegas. Agora se for aquela novidade da Audi (A8), acho que é isso. Só que não achei nenhuma palavra única, nem no site da própria Audi. Achei ?farois ativos? e ?farois adaptivos?, mas acho que sem explicação não fica muito bom.
"Outra novidade do A8 é que seus faróis acompanham as curvas, ou seja, detectam o lado de direção do carro, passando então a intensificar a iluminação sobre esse lado."


    Reference: http://cf1.uol.com.br:8000/diariojp/noticia.asp?noticia=1&se...
Wiebke Herbig
Germany
Native speaker of: German
PRO pts in pair: 221