KudoZ home » German to Portuguese » Tech/Engineering

Glühbirne

Portuguese translation: Lâmpada de incandescência


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
German term or phrase:Glühbirne
Portuguese translation:Lâmpada de incandescência
Entered by: Pedro Afonso

12:32 Dec 2, 2003
German to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
German term or phrase: Glühbirne
Em português-brasileiro sei e:
lámpada elétrica.

Más como se diz em português -europeu? É na mesma??

Eu sei essa palavra deve-se encontrar em qualquer dicionário, só neu meu está escríto "Glühlampe" e não "Glühbirne".

Podia usar a palavra "Lâmpada incandescente?

Peço propostas e oponiões!

Obrigado!
Pedro Afonso
Germany
lâmpada de incandescência
Explanation:
Olá Afonso,

em PT EUROPEU usa-se "lâmpada de incandescência".

Veja os seguintes links:

«1.3.1. Fabrik- oder Handelsmarke,
1.3.2. Eigenschaften des optischen Systems,
1.3.3. Optische Wirkungen, die durch Reflexion, Brechung oder Absorption infolge des Hinzufügens von Bauteilen verändert werden,
1.3.4. Glühlampenkategorie.(http://europa.eu.int/smartapi/cgi/sga_doc?smartapi!celexplus...»

«1.3.1. Designação comercial ou marca.
1.3.2. As características do sistema óptico.
1.3.3. A inclusão de componentes capazes de alterar os efeitos ópticos por reflexão, refracção ou absorção.
1.3.4. A categoria de lâmpada de incandescência.(http://europa.eu.int/smartapi/cgi/sga_doc?smartapi!celexplus...»

O QUE É UMA LÂMPADA DE INCANDESCÊNCIA ?







A iluminação artificial sempre foi importante para o Homem. Vários processos de queima de gorduras e por fim de gás foram utilizados com esse propósito. Mas foi a iluminação eléctrica que revolucionou a forma de viver, com um processo simples, limpo e eficaz .(http://www.terravista.pt/nazare/7344/oqueelampadadeincandesc...»

MAIS:

http://www.google.pt/search?q=lâmpada de incandescência p...

Bom trabalho!

Susana

--------------------------------------------------
Note added at 28 mins (2003-12-02 13:01:45 GMT)
--------------------------------------------------

CJ 32 - Encontro Juvenil de Ciência
... Por exemplo, numa lâmpada de incandescência, nem toda a electricidade é transformada
em radiação luminosa; uma parte manifesta-se através do aquecimento ...
www.ajc.pt/cienciaj/n32/ejc2.php

[PDF] Equivalente Eléctrico do Calor
Formato de arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... 2 Eficiência de uma lâmpada de incandescência Repita os ... d) Calcule a eficiência
da lâmpada (h - equação (5 ... 7 de Fevereiro de 2001 CS (cmsilva@ualg.pt)
w3.ualg.pt/~jarod/a2000/fis_g_II/praticas/ guias/8-equiv_ele_calor.pdf

[PDF] Ministério da Educação Departamento do Ensino Secundário
Formato de arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... e potência. Sugere-se fazer a regulação da intensidade luminosa de
uma lâmpada de incandescência. − Utilizando circuito integrado ...
www.des.min-edu.pt/download/prog_hom/ prat_labor_electrotecni(99).pdf
Selected response from:

Susana Figueiras
Grading comment
Muito Obrigado a todos!

Specialmente a Susana!!

:)
2 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2lámpada elétrica
Hermann
5 +1lâmpada de incandescência
Susana Figueiras
5Lâmpada elé(c)tricaMaria Henna


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
Glühbirne
lámpada elétrica


Explanation:
Glühbirne ist umgangssprachlich, Glühlampe ist der technisch korrekte Begriff.

--------------------------------------------------
Note added at 7 mins (2003-12-02 12:40:49 GMT)
--------------------------------------------------

Lâmpada Elétrica. ... O filamento de uma lâmpada elétrica é feito de
um metal chamado tungstênio, que tem um alto ponto deu fusão. ...

\"lâmpada (elétrica) incandescente\" ist auch möglich.



... Ficou mais conhecido como o inventor da lâmpada elétrica incandescente em 1878,
mas também criou o telégrafo duplex, depois a telegrafia de banda-larga. ...

A lâmpada elétrica incandescente foi inventada por volta de
1870 e envolveu o trabalho muitos pesquisadores e inventores. ...


Hermann
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in GermanGerman
PRO pts in pair: 856

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Cosmonipolita
3 mins
  -> Obrigado Pamina

agree  Manuela Brehm: lâmpada eléctrica (com c)
45 mins
  -> Obrigado Manuela :-)

20 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
Glühbirne
Lâmpada elé(c)trica


Explanation:
Oi! Eu acho que no Brasil também usamos lâmpada com acento circunflexo.
No site da Informatik der Technischen Universität München diz que Glühbirne é apenas lâmpada ou lâmpada elé(c)trica e Glühlampe, lâmpada incandescente.


    Reference: http://dict.leo.org/?search=gl%FChbirne&searchLoc=0&relink=o...
Maria Henna
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 4

25 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
Glühbirne
lâmpada de incandescência


Explanation:
Olá Afonso,

em PT EUROPEU usa-se "lâmpada de incandescência".

Veja os seguintes links:

«1.3.1. Fabrik- oder Handelsmarke,
1.3.2. Eigenschaften des optischen Systems,
1.3.3. Optische Wirkungen, die durch Reflexion, Brechung oder Absorption infolge des Hinzufügens von Bauteilen verändert werden,
1.3.4. Glühlampenkategorie.(http://europa.eu.int/smartapi/cgi/sga_doc?smartapi!celexplus...»

«1.3.1. Designação comercial ou marca.
1.3.2. As características do sistema óptico.
1.3.3. A inclusão de componentes capazes de alterar os efeitos ópticos por reflexão, refracção ou absorção.
1.3.4. A categoria de lâmpada de incandescência.(http://europa.eu.int/smartapi/cgi/sga_doc?smartapi!celexplus...»

O QUE É UMA LÂMPADA DE INCANDESCÊNCIA ?







A iluminação artificial sempre foi importante para o Homem. Vários processos de queima de gorduras e por fim de gás foram utilizados com esse propósito. Mas foi a iluminação eléctrica que revolucionou a forma de viver, com um processo simples, limpo e eficaz .(http://www.terravista.pt/nazare/7344/oqueelampadadeincandesc...»

MAIS:

http://www.google.pt/search?q=lâmpada de incandescência p...

Bom trabalho!

Susana

--------------------------------------------------
Note added at 28 mins (2003-12-02 13:01:45 GMT)
--------------------------------------------------

CJ 32 - Encontro Juvenil de Ciência
... Por exemplo, numa lâmpada de incandescência, nem toda a electricidade é transformada
em radiação luminosa; uma parte manifesta-se através do aquecimento ...
www.ajc.pt/cienciaj/n32/ejc2.php

[PDF] Equivalente Eléctrico do Calor
Formato de arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... 2 Eficiência de uma lâmpada de incandescência Repita os ... d) Calcule a eficiência
da lâmpada (h - equação (5 ... 7 de Fevereiro de 2001 CS (cmsilva@ualg.pt)
w3.ualg.pt/~jarod/a2000/fis_g_II/praticas/ guias/8-equiv_ele_calor.pdf

[PDF] Ministério da Educação Departamento do Ensino Secundário
Formato de arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... e potência. Sugere-se fazer a regulação da intensidade luminosa de
uma lâmpada de incandescência. − Utilizando circuito integrado ...
www.des.min-edu.pt/download/prog_hom/ prat_labor_electrotecni(99).pdf

Susana Figueiras
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 290
Grading comment
Muito Obrigado a todos!

Specialmente a Susana!!

:)

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Manuela Brehm
25 mins
  -> Obrigada Manuela!