controllate

Portuguese translation: afiliadas

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Italian term or phrase:controllate
Portuguese translation:afiliadas
Entered by: Claudia Lopes

12:35 Apr 11, 2009
Italian to Portuguese translations [PRO]
Law/Patents - Law: Contract(s)
Italian term or phrase: controllate
Achei esta definicao:

CONTROLLATA

"Società gestita da un'altra che ne detiene il controllo di diritto, disponendo della maggioranza dei voti esercitabili nell'assemblea ordinaria, o di fatto, esercitando un'influenza dominante nella stessa assemblea."


"...SULLE OPERAZIONI DI MAGGIOR RILIEVO - PER DIMENSIONI QUALITATIVE E QUANTITATIVE OVVERO PER CARATTERISTICHE - EFFETTUATE DALLA SOCIET E DALLE SUE CONTROLLATE."
Claudia Lopes
Switzerland
afiliadas
Explanation:
Penso que possa ser isto - uma empresa e as suas empresas afiliadas.

Boa Páscoa :)
Selected response from:

Ana Rita Simões
Portugal
Grading comment
Obrigada a todos que responderam. Optei por "afiliadas", ainda que as outras possbilidades fossem plausiveis.

4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1controladas
Teresa Borges
4subsidiária
Marcello Lino
3 +1afiliadas
Ana Rita Simões


  

Answers


13 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
afiliadas


Explanation:
Penso que possa ser isto - uma empresa e as suas empresas afiliadas.

Boa Páscoa :)

Ana Rita Simões
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
Obrigada a todos que responderam. Optei por "afiliadas", ainda que as outras possbilidades fossem plausiveis.
Notes to answerer
Asker: grazie!


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ieda Pierluca: BoaPáscoa a todos!
1 hr
  -> Obrigada, Ieda! Boa Páscoa para si também :)

16 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
subsidiária


Explanation:
Dic. Houaiss

subsidiária
n substantivo feminino
empresa controlada por outra que detém a maioria ou o total de suas ações


Marcello Lino
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Notes to answerer
Asker: grazie!


2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
controladas


Explanation:
Diria empresas controladas...

Example sentence(s):
  • ... estratégia de crescimento internacional na área móvel para participações em empresas controladas e que assegurem um ganho efectivo de escala e vantagens competitivas para o conjunto.
  • Daí que, por exemplo, a Cofina não tenha quaisquer gastos com os salários dos seus gestores estes são remunerados pelas empresas controladas por aquela sociedade.

    Reference: http://www.cmvm.pt/NR/rdonlyres/A017ACA9-6D55-4F0E-BEFB-FEC6...
    Reference: http://www.novabase.pt/showNews.asp?idProd=IMPRENSA523301
Teresa Borges
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 100

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  luizdoria: Abstraindo-se da natureza jurídica especifica de cada empresa .
1 day 4 mins
  -> Obrigada!




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search