gamelan

Portuguese translation: gamelão

16:00 Apr 9, 2003
Italian to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Music / Music
Italian term or phrase: gamelan
"...ascoltando il gamelan, una forma musicale tipica di Bali..."

Gostaria de saber se esta palavra, gamelan, também se usa em Português Europeu.
Isabel Remelgado
Portugal
Portuguese translation:gamelão
Explanation:
Encontrei uma única referência, mas não é um instrumento comum, e esta seria a forma aportuguesada mais lógica.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-04-09 16:17:17 (GMT)
--------------------------------------------------

No Brasil, utiliza-se muito \"gamelan\", mas também \"gamelão\". Em sítios portugueses, a única referência a \"gamelan\" que encontrei era o título em inglês de um disco.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-04-09 16:20:57 (GMT)
--------------------------------------------------

Correção: com outras chaves, encontrei mais cinco referências em Pt-Pt.

... musical, sendo histórico o fascínio exercido sobre Debussy pelos instrumentos (a orquestra de gamelão) e pelas sonoridades da música da Indonésia. ...
www.musica.gulbenkian.pt/not@s_soltas/ recortes_de_imprensa/a_000176.html

... cujos modelos se estendem de Mozart (no início do segundo andamento) a Stravinsky (no início do primeiro) e à música de Bali (Gamelão - no final do ...
www.musica.gulbenkian.pt/2000_2001/ calendario_geral/a_000050.pdf

... também Debussy, que ficou fascinado com o gamelão javanês, até Stravinsky ou Ravel com o jazz. E a improvisação também fez parte da História da Música. ...
primeirasedicoes.expresso.pt/ed1471/c301.asp - 29k

... Debussy, das orquestras de Gamelão javanês, na Exposição de 1889, marca, aliás, uma nova mudança de paradigma na recepção do orientalismo na música. ...
www.fcsh.unl.pt/cesem/29_10_02/ revistas/orientalismos.html

... A música tradicional produzida sobretudo por instrumentos de percussão, é bastante ... de metal, antepassados talvez dos que figuram no gamelão javanês, mas ...
www.terravista.pt/Mussulo/2772/timor/tls/timor~1.htm

--------------------------------------------------
Note added at 2003-04-09 21:09:46 (GMT)
--------------------------------------------------

Dicionário Cândido de Figueiredo:

gamelão, s.m. Mús. Instrumento músico de Java, com que se acompanham bailadeiras, e que é semelhante às marimbas.
Selected response from:

Tomás Rosa Bueno
Brazil
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement. KudoZ.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3gamelão
Tomás Rosa Bueno
4gamelang
Ana Almeida


  

Answers


10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
gamelão


Explanation:
Encontrei uma única referência, mas não é um instrumento comum, e esta seria a forma aportuguesada mais lógica.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-04-09 16:17:17 (GMT)
--------------------------------------------------

No Brasil, utiliza-se muito \"gamelan\", mas também \"gamelão\". Em sítios portugueses, a única referência a \"gamelan\" que encontrei era o título em inglês de um disco.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-04-09 16:20:57 (GMT)
--------------------------------------------------

Correção: com outras chaves, encontrei mais cinco referências em Pt-Pt.

... musical, sendo histórico o fascínio exercido sobre Debussy pelos instrumentos (a orquestra de gamelão) e pelas sonoridades da música da Indonésia. ...
www.musica.gulbenkian.pt/not@s_soltas/ recortes_de_imprensa/a_000176.html

... cujos modelos se estendem de Mozart (no início do segundo andamento) a Stravinsky (no início do primeiro) e à música de Bali (Gamelão - no final do ...
www.musica.gulbenkian.pt/2000_2001/ calendario_geral/a_000050.pdf

... também Debussy, que ficou fascinado com o gamelão javanês, até Stravinsky ou Ravel com o jazz. E a improvisação também fez parte da História da Música. ...
primeirasedicoes.expresso.pt/ed1471/c301.asp - 29k

... Debussy, das orquestras de Gamelão javanês, na Exposição de 1889, marca, aliás, uma nova mudança de paradigma na recepção do orientalismo na música. ...
www.fcsh.unl.pt/cesem/29_10_02/ revistas/orientalismos.html

... A música tradicional produzida sobretudo por instrumentos de percussão, é bastante ... de metal, antepassados talvez dos que figuram no gamelão javanês, mas ...
www.terravista.pt/Mussulo/2772/timor/tls/timor~1.htm

--------------------------------------------------
Note added at 2003-04-09 21:09:46 (GMT)
--------------------------------------------------

Dicionário Cândido de Figueiredo:

gamelão, s.m. Mús. Instrumento músico de Java, com que se acompanham bailadeiras, e que é semelhante às marimbas.


    www.musica.gulbenkian.pt/2000_2001/ calendario_geral/a_000050.pdf
Tomás Rosa Bueno
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 4
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement. KudoZ.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Concetta Cuppari: confirmo, está também no "Aurélio"
2 hrs
  -> Obrigado, Concetta. Achei também no Cândido.

agree  china: Correcto. Orquestra de Gamelões. Em Português Europeu, diz-se Gamelão, sim.
1 day 2 hrs
  -> Obrigado, china.

agree  Luisa Jacquinet
12 days
  -> Obrigado, Luisa.

37 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
gamelang


Explanation:
As referências que encontrei em português de Portugal apresentam esta ortografia para uma forma de música asiática. Veja por exemplo:
http://www.ciberkiosk.pt/arquivo/ciberkiosk5/entrevistaseinq...
Boa sorte

Ana Almeida
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search