sfilettatrice

Portuguese translation: biseladora/facetadora

Italian to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Materials (Plastics, Ceramics, etc.)
Italian term or phrase: sfilettatrice
Trata-se de uma máquina para trabalhar o vidro, corta e chanfra vidros em várias formas.
Uma colega sugeriu-me "biselador", mas o termo aparece só como adjetivo... o texto é para português europeu.
Poderia ser "máquina biseladora", "chanfradora" ou outro termo diferente?

Peço urgentemente que me confirmem ou corrijam o termo... Muitíssimo obrigada, Patrizia.
Patrizia Minervini
Italy
Portuguese translation:biseladora/facetadora
Explanation:
Dicinário Houaiss: pequena máquina ou plaina mecânica usada para biselar clichês, estereotipias ou fazer filetes em quadros de composição; facetadeira, facetadora.
Selected response from:

Henrique Magalhaes
Grading comment
Muito obrigada Henrique, traduzi com "máquina biseladora". Grata pela ajuda. Patrizia Minervini
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4filetadora
luizdoria
4biseladora/facetadora
Henrique Magalhaes
4máquina para biselar/chanfrar
Gaetano D'Itria


  

Answers


1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
máquina para biselar/chanfrar


Explanation:
Patrizia,
Non ho trovato il termine "biseladora" sul dizionario Priberam (http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx), nè cercando su internet, salvo sul sito che riporto in riferimenti. Sul dizionario citato sono presenti i verbi "biselar e chanfrar". Mentre sul dizionario Houaiss, brasiliano, il termine è presente.

Dunque, in assenza di termine specifico corrispondente nel portoghese europeo, si può usare la sua spiegazione concettuale.

Buon lavoro,
Gaetano D'Itria


    Reference: http://www.dgsi.pt/jstj.nsf/954f0ce6ad9dd8b980256b5f003fa814...
Gaetano D'Itria
Brazil
Native speaker of: Native in ItalianItalian

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
biseladora/facetadora


Explanation:
Dicinário Houaiss: pequena máquina ou plaina mecânica usada para biselar clichês, estereotipias ou fazer filetes em quadros de composição; facetadeira, facetadora.


Henrique Magalhaes
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Muito obrigada Henrique, traduzi com "máquina biseladora". Grata pela ajuda. Patrizia Minervini

10 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
filetadora


Explanation:
O Garzanti e o Zingarelli só registram o termo interessante para a gastronomia, utensilio para produzir filetes de peixe. Mais raramente, pode-se, entretanto, encontrar subsídios para designar uma função de filetamento, já agora, com referencia à manipulação do vidro. O termo sfilettatrice é encontrado na Internet com facilidade: refere-se a uma nuova sfilettatrice automatica a mole diamantate. É uma máquina muito bonita, nos modelos vertical e horizontal. Apressem-se pois os patrocinadores estão vendendo a todo vapor. Não acredito que biseladora seja uma das funções dessa máquina. Pelo menos, o termo em epígrafe não dá nenhuma idéia dessa função. "... esegue uno smusso simmetrico su tutti gli spigoli della lastra di vetro, con lo scopo di evitare inneschi di rotture e garantirne una manipolazione più sicura.Trata-se de um processo de arredondamento dos cantos com o fim de evitar "lascas de quebras ". Se fosse um biselamento certamente haveria uma descrição mais explícita. É a minha opinião.

luizdoria
Brazil
Native speaker of: Portuguese