KudoZ home » Italian to Portuguese » Other

dipendenze

Portuguese translation: relações/dependências hierárquicas


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Italian term or phrase:dipendenze
Portuguese translation:relações/dependências hierárquicas
Entered by: Gina Teixeira

13:01 Jul 3, 2007
Italian to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Other / Processo organizativo de uma empresa
Italian term or phrase: dipendenze
Contexto:
6. Variazioni all'Organigramma Aziendale
Ogni qual volta si ritenga necessario intervenire sulla struttura riportata nell’organigramma per:
• modifiche di dipendenze,
...
Gina Teixeira
Italy
relações de subordinação
Explanation:
alle dipendenze di loc.prep. : burocr., nel lavoro o in altre attività organizzate gerarchicamente, sotto il comando di, in posizione subordinata: essere alle dipendenze di qcn.; avere qcn. alle proprie dipendenze, essere il suo datore di lavoro, il suo capo.


Sendo assim, "dipendenze" já pressupõe uma relação de dependência e hierarquia, parece-me que se pode falar em "alterações nas relações de subordinação". Aliás, é o que se refere quando se fala de organigramas.

EXemplo:

“…desenhar graficamente o organigrama da empresa contendo sucursais, divisões, departamentos, secções, funções. A cada função pode associar-se um nome assim como pode associar-se vários nomes a uma mesma função e um mesmo nome para várias funções. São definidas as relações de subordinação, chefia e assessoria

www.estp.edu.pt/grp12c/pdfs/tiposestruturasempresas.pdf

Também pode utilizar "níveis/ escalões hierárquicos", não querendo referir o termo "subordinação".
Fica mais esta sugestão.
Selected response from:

paula cruz
Grading comment
Obrigado mais uma vez!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1dependências
Luiza M. Charles de Oliveira
4 +1sub-setores / sub-estruturas hierárquicasDiana Salama
4 +1departamentos / secções
Henrique Magalhaes
4relações de subordinação
paula cruz


Discussion entries: 4





  

Answers


2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
departamentos / secções


Explanation:
Mais uma opção...

Henrique Magalhaes
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 6

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Diana Salama: Não havendo subordinação, é a opção que se encaixa melhor.
44 mins

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
sub-setores / sub-estruturas hierárquicas


Explanation:
Eu também tinha entendido, a exemplo de LMCO, que se tratava da parte física.

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2007-07-03 15:51:39 GMT)
--------------------------------------------------

Se há relação de subordinação entre os órgãos, é que uns devem estar num nível de subordinação hierárquica em relação a outros, portanto, a minha opção permanece válida.
Se não há subordinação, então, a sugestão do Henrique encaixa, pois o que teria seria interdependência, inter-relações sem nenhuma conotação de 'subordinação'.

Diana Salama
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in FrenchFrench
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Luiza M. Charles de Oliveira: Considerando a nota, concordo.
15 mins

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
relações de subordinação


Explanation:
alle dipendenze di loc.prep. : burocr., nel lavoro o in altre attività organizzate gerarchicamente, sotto il comando di, in posizione subordinata: essere alle dipendenze di qcn.; avere qcn. alle proprie dipendenze, essere il suo datore di lavoro, il suo capo.


Sendo assim, "dipendenze" já pressupõe uma relação de dependência e hierarquia, parece-me que se pode falar em "alterações nas relações de subordinação". Aliás, é o que se refere quando se fala de organigramas.

EXemplo:

“…desenhar graficamente o organigrama da empresa contendo sucursais, divisões, departamentos, secções, funções. A cada função pode associar-se um nome assim como pode associar-se vários nomes a uma mesma função e um mesmo nome para várias funções. São definidas as relações de subordinação, chefia e assessoria

www.estp.edu.pt/grp12c/pdfs/tiposestruturasempresas.pdf

Também pode utilizar "níveis/ escalões hierárquicos", não querendo referir o termo "subordinação".
Fica mais esta sugestão.

paula cruz
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 44
Grading comment
Obrigado mais uma vez!

3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
dependências


Explanation:
Por ex.

--------------------------------------------------
Note added at 5 mins (2007-07-03 13:07:13 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q="modificação das depe...

--------------------------------------------------
Note added at 57 mins (2007-07-03 13:59:44 GMT)
--------------------------------------------------

Com relação à nota, poderia ser talvez "filial" ou "sucursal"...

--------------------------------------------------
Note added at 1 day14 hrs (2007-07-05 03:51:43 GMT)
--------------------------------------------------

Depois de todos os comentários, acho que "dependências hierárquicas e funcionais", como nos seus exemplos, seria uma solução adequada.

Luiza M. Charles de Oliveira
Germany
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Não, porque tratando-se do organigrama da empresa refere-se às várias direcções e figuras que fazem parte do organigrama.

Asker: Talvez dependências também possa ser usado no sentido das relações de subordinação entre os vários órgãos de uma empresa, mas não tenho certeza.


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Diana Salama
10 mins
  -> Obrigada.