Fazer o rei

English translation: Let's do the king thing

13:46 Sep 26, 2018
Portuguese to English translations [PRO]
Art/Literary - Cinema, Film, TV, Drama / Subtitles
Portuguese term or phrase: Fazer o rei
Does anyone know what this is?

The context is a children's birthday party, they have just finished singing the birthday song and blowing the candles. The camera turns to the two adults there while a kid shouts 'vamos fazer o rei', so I can't see what they're doing.

Does this ring a bell? Is it a birthday thing? Otherwise I don't understand it.

Thanks in advance for your help!
Tania Pires
Portugal
English translation:Let's do the king thing
Explanation:
Parece que o "Rei" deve ser algum tipo de brincadeira que já estava preparada para depois de cantar os parabéns. A criança já estava ciente da brincadeira e ansiosa para começá-la.
Apenas mais um chute, é claro. Porém, no contexto, a sugestão acima faria o mesmo sentido do original e a mensagem seria equivalente.

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2018-09-26 17:05:28 GMT)
--------------------------------------------------

Ok, Tânia. De fato fica meio incerto, mas ainda acho que seria uma solução para a questão, visto que seria uma tradução bem genérica, assim como o original.

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2018-09-26 17:06:46 GMT)
--------------------------------------------------

Pode ser que a criança já tenha visto/participado de uma brincadeira assim em outras festas. Algo que ela já conheça e queira fazer na sua...
Selected response from:

Mario Freitas
Brazil
Grading comment
Na dúvida, é a melhor opção. Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4I am the king of the castle!
Nick Taylor
3play the king
Oliveira Simões
2 +1Let's do the king thing
Mario Freitas
2Let's say hurrah
Ana Vozone


Discussion entries: 2





  

Answers


30 mins   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5
Vamos fazer hurrah/hurray
Let's say hurrah


Explanation:
Será

https://www.google.pt/search?ei=mpSrW8nBEojVkwWF8JgQ&q="let'...

https://www.google.pt/search?ei=wpSrW5W8FojXkwXwqKLoCw&q="le...

https://www.google.pt/search?ei=lJSrW_TXEYr8kwXE2SE&q="say h...

Ana Vozone
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20
Notes to answerer
Asker: No guião diz mesmo "fazer o rei" e não se ouve hurrah a seguir...


1 hr   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5 peer agreement (net): +1
Let's do the king thing


Explanation:
Parece que o "Rei" deve ser algum tipo de brincadeira que já estava preparada para depois de cantar os parabéns. A criança já estava ciente da brincadeira e ansiosa para começá-la.
Apenas mais um chute, é claro. Porém, no contexto, a sugestão acima faria o mesmo sentido do original e a mensagem seria equivalente.

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2018-09-26 17:05:28 GMT)
--------------------------------------------------

Ok, Tânia. De fato fica meio incerto, mas ainda acho que seria uma solução para a questão, visto que seria uma tradução bem genérica, assim como o original.

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2018-09-26 17:06:46 GMT)
--------------------------------------------------

Pode ser que a criança já tenha visto/participado de uma brincadeira assim em outras festas. Algo que ela já conheça e queira fazer na sua...

Mario Freitas
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 4
Grading comment
Na dúvida, é a melhor opção. Obrigada!
Notes to answerer
Asker: A festa é uma festa surpresa. As crianças foram apanhadas de surpresa, não estava nada preparado (esqueci-me de referir essa parte). Mas pode ser uma brincadeira, sim. Obrigada pela sugestão.

Asker: Sim, concordo.


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Benjamin Blocksom: Boa estrategia.
7 mins
  -> Obrigado, Benjamin!

4 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
fazer o rei
play the king


Explanation:
Penso que se trata de uma brincadeira infantil. Nesta página encontrei uma que se chama "O rei mandou": http://www.horadoagito.com.br/brincadeiras-dentro-de-casa-ho...

Oliveira Simões
United States
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4

18 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
I am the king of the castle!


Explanation:
I am the king of the castle!

Nick Taylor
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 36




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search