colagem

English translation: historic/historical bond

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Portuguese term or phrase:colagem
English translation:historic/historical bond
Entered by: Mary Palmer

20:02 Jul 24, 2009
Portuguese to English translations [PRO]
Bus/Financial - Finance (general)
Portuguese term or phrase: colagem
Olá! não entendo bem o sentido da palavra "colagem no contexto abaixo.


Muito obrigada!


CONTEXTO:



Entrevista VIVIANE SENNA, INSTITUTO AYRTON SENNA


Criado em 1994, o Instituto Ayrton Senna contribui para melhorar a qualidade da educação no País. Cria, implementa e avalia programas educacionais em grande escala, que são aplicados no combate aos problemas que geram a má qualidade do ensino. Ao longo de quase 15 anos de atuação, o Instituto atendeu mais de 9,4 milhões de crianças e jovens, capacitou 460 mil educadores e investiu R$ 183,4 milhões. O CITI, há mais de 10 anos, mantém o cartão Instituto Ayrton Senna Credicard, que se tornou uma das principais fontes de recurso da instituição. Nesta entrevista, a presidente do Instituto, Viviane Senna, faz uma avaliação dos desafios para reduzir as desigualdades sociais do País e da participação do setor privado nessa jornada.


1. Em sua opinião, como é possível construir um modelo de desenvolvimento socioambiental sustentável?


No Brasil, temos uma histórica** colagem** entre o que é público e o que é governamental. Mas, na verdade, questões públicas, como a palavra diz, são públicas, o que inclui todos nós. A separação desses conceitos vem sendo feita de maneira mais intensa nos últimos 15 anos. As pessoas passaram a perceber que são corresponsáveis pelo público e que é preciso um esforço dos três setores (governo, empresariado e sociedade), de forma articulada e convergente, para enfrentar os grandes desafios do País. O setor privado, especificamente, tem algo que pode oferecer para o enfrentamento das questões sociais que é o saber fazer com eficiência e com foco em resultados, o que falta, de maneira geral, ao governo e ao terceiro setor.
Mary Palmer
United States
historic/historical bond
Explanation:
This seems to be the answer.
Selected response from:

Gad Kohenov
Israel
Grading comment
Muito obrigada desrtfoz e a todos os outros que ajudaram!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +3historic/historical bond
Gad Kohenov
4we have historically been unable to separate what is public from what is governmental
jack_speak
4historical relationship
Silvia Aquino
4attachment
rhandler


  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
attachment


Explanation:
É como entendo o texto. Público e governamental não devem andar, necessariamente, juntos, mas no Brasil é entendido assim, como se o não-governamental não tivesse a ver com as coisas públicas. Não só têm muito a ver, como às vezes lidam melhor com elas.

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 423

10 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +3
historic/historical bond


Explanation:
This seems to be the answer.

Gad Kohenov
Israel
Works in field
Native speaker of: Native in FrenchFrench, Native in HebrewHebrew
PRO pts in category: 28
Grading comment
Muito obrigada desrtfoz e a todos os outros que ajudaram!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marlene Curtis: Excelente!
3 mins
  -> 1000 gracias! muito obrigado!

agree  TathianaBH
1 hr
  -> muito obrigado!

agree  Isabel Maria Almeida
14 hrs
  -> -> muito obrigado!

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
historical relationship


Explanation:
sugestão

Silvia Aquino
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 28

5 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
temos uma histórica colagem entre o que é público e o que é governamental
we have historically been unable to separate what is public from what is governmental


Explanation:
The need is to make a distinction between these two concepts and separate them, and some progress has been made over the last 15 years toward this end.

jack_speak
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 68




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search