Gata assanhada

French translation: très coquine

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Portuguese term or phrase:Gata assanhada
French translation:très coquine
Entered by: Philippe Maillard

13:26 Jan 6, 2018
Portuguese to French translations [PRO]
Art/Literary - General / Conversation / Greetings / Letters
Portuguese term or phrase: Gata assanhada
Dans un dialogue entre deux amants. Le jeune homme désigne la jeune femme par ce surnom
Nathalie Tomaz
France
très coquine
Explanation:
C'est exactement le contraire...
Selon Aulete.com.br :
assanhar : 1. Tornar(-se) animado, alvoroçado. [td. : As meninas se assanharam quando viram o bonitão.] [int. : A torcida começou a assanhar -se depois do gol]

2. Demonstrar interesse por algo revelando, às vezes, falta de comedimento. [tr. + com : Assanhou -se com as aulas de teatro.]

3. P.ext. Causar ou sentir (manifestar) forte interesse sexual [td. : Seu olhar a assanhou] [int. : Assanhava- se toda vez que o via voltando da praia]

4. Causar ou provocar reação em (alguém) ou ser estimulado a algo; ESTIMULAR [td. : A fome assanha o apetite.] [tr. + com : Assanhou -se com as palavras de coragem.]

5. Fig. Descabelar(-se). [td. : "Vento que assanha os cabelos da morena..." ( G. Chaves, F. Luiz, Alcir P. Vermelho , Prece ao vento) ] [int. : Usava um boné, pois seus cabelos se assanhavam à menor brisa.]

6. Tornar(-se) enraivecido. [td. : Se assanham a Laura, ela briga pra valer.]

assanhado:
1. Bras. Alvoroçado, inquieto, agitado

2. Bras. Que está ou costuma estar tomado de excitação lúbrica; LASCIVO; SENSUAL

3. Que, sexual ou amorosamente excitado, dá-se a ousadias, investidas etc.

4. Enraivecido, furioso (diz-se ger. de animal)

5. Hirto, eriçado: Ficou atônito, os cabelos assanhados

Selon - Dicionário inFormal
www.dicionarioinformal.com.br/assanhada/
Traduire cette page
Significado de assanhada. O que é assanhada: Exibida, oferecida; Aquela que faz uso de apelo sexual; Vulgar.

et ainsi de suite...

Significado / definição de assanhada no Dicionário Priberam da ...
https://www.priberam.pt/dlpo/assanhada
Traduire cette page
Significado / definição de assanhada no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.
Assanhado - Dicionário Online de Português
https://www.dicio.com.br/assanhado/
Traduire cette page
Significado de Assanhado no Dicionário Online de Português. O que é assanhado: adj. Cheio de sanha, furioso; irrequieto.Revolto, tempestuoso.Bras. Que procura...
Assanhada - Dicionário Online de Português
https://www.dicio.com.br/assanhada/
Traduire cette page
Significado de Assanhada no Dicionário Online de Português. O que é assanhada: Assanhada é o feminino de assanhado. O mesmo que: desaforada.desbragada.
Definição ou significado de assanhada no Dicionário Infopédia da ...
https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/assan...
Traduire cette page
Definição ou significado de assanhada no Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico.
ASSANHADA - o que é, significado | Qual é a gíria?
www.qualeagiria.com.br/giria/assanhada/
Traduire cette page
Significado de "ASSANHADA": exibida, amostrada - Exemplo: "Ontem a Lorena tava toda assanhada. Só porque viu o Zeca."
Significado de Assanhado - O que é, Sinónimos e Conceito no ...
https://www.lexico.pt/assanhado/
Traduire cette page
O significado de Assanhado no Dicionário Português. Assanhado, o que é: adj. Diz-se do que ou de quem possui sanha; que é raivoso ou furioso; 2...
Selected response from:

Philippe Maillard
Brazil
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2très coquine
Philippe Maillard
4peu coquine
Celina Xavier de Mendonça


  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
peu coquine


Explanation:
é uma expressão que pode ser usada em variados contextos. No que você cita, "peu coquine" parece ser adequado, no sentido se ser aplicado a uma pessoa maliciosa.

Celina Xavier de Mendonça
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

29 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
très coquine


Explanation:
C'est exactement le contraire...
Selon Aulete.com.br :
assanhar : 1. Tornar(-se) animado, alvoroçado. [td. : As meninas se assanharam quando viram o bonitão.] [int. : A torcida começou a assanhar -se depois do gol]

2. Demonstrar interesse por algo revelando, às vezes, falta de comedimento. [tr. + com : Assanhou -se com as aulas de teatro.]

3. P.ext. Causar ou sentir (manifestar) forte interesse sexual [td. : Seu olhar a assanhou] [int. : Assanhava- se toda vez que o via voltando da praia]

4. Causar ou provocar reação em (alguém) ou ser estimulado a algo; ESTIMULAR [td. : A fome assanha o apetite.] [tr. + com : Assanhou -se com as palavras de coragem.]

5. Fig. Descabelar(-se). [td. : "Vento que assanha os cabelos da morena..." ( G. Chaves, F. Luiz, Alcir P. Vermelho , Prece ao vento) ] [int. : Usava um boné, pois seus cabelos se assanhavam à menor brisa.]

6. Tornar(-se) enraivecido. [td. : Se assanham a Laura, ela briga pra valer.]

assanhado:
1. Bras. Alvoroçado, inquieto, agitado

2. Bras. Que está ou costuma estar tomado de excitação lúbrica; LASCIVO; SENSUAL

3. Que, sexual ou amorosamente excitado, dá-se a ousadias, investidas etc.

4. Enraivecido, furioso (diz-se ger. de animal)

5. Hirto, eriçado: Ficou atônito, os cabelos assanhados

Selon - Dicionário inFormal
www.dicionarioinformal.com.br/assanhada/
Traduire cette page
Significado de assanhada. O que é assanhada: Exibida, oferecida; Aquela que faz uso de apelo sexual; Vulgar.

et ainsi de suite...

Significado / definição de assanhada no Dicionário Priberam da ...
https://www.priberam.pt/dlpo/assanhada
Traduire cette page
Significado / definição de assanhada no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.
Assanhado - Dicionário Online de Português
https://www.dicio.com.br/assanhado/
Traduire cette page
Significado de Assanhado no Dicionário Online de Português. O que é assanhado: adj. Cheio de sanha, furioso; irrequieto.Revolto, tempestuoso.Bras. Que procura...
Assanhada - Dicionário Online de Português
https://www.dicio.com.br/assanhada/
Traduire cette page
Significado de Assanhada no Dicionário Online de Português. O que é assanhada: Assanhada é o feminino de assanhado. O mesmo que: desaforada.desbragada.
Definição ou significado de assanhada no Dicionário Infopédia da ...
https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/assan...
Traduire cette page
Definição ou significado de assanhada no Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico.
ASSANHADA - o que é, significado | Qual é a gíria?
www.qualeagiria.com.br/giria/assanhada/
Traduire cette page
Significado de "ASSANHADA": exibida, amostrada - Exemplo: "Ontem a Lorena tava toda assanhada. Só porque viu o Zeca."
Significado de Assanhado - O que é, Sinónimos e Conceito no ...
https://www.lexico.pt/assanhado/
Traduire cette page
O significado de Assanhado no Dicionário Português. Assanhado, o que é: adj. Diz-se do que ou de quem possui sanha; que é raivoso ou furioso; 2...

Philippe Maillard
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in FrenchFrench, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 24
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Margarida Ataide
1 hr
  -> merci

agree  Manuela Domingues
1 day 4 hrs
  -> merci




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search