vedi frase

Italian translation: Aquila Arpia

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Portuguese term or phrase:vedi frase
Italian translation:Aquila Arpia
Entered by: anok (X)

22:17 Nov 16, 2006
Portuguese to Italian translations [PRO]
Social Sciences - History / historia de povos indìgenos
Portuguese term or phrase: vedi frase
Com relação à caça, o trabalho masculino é quase sempre individual, sendo os principais objetivos garantir alimento para a ***harpia***, substituir o peixe na dieta de pessoas atingidas por tabus alimentares e obter penas para a produção de artesanato.

Nao percibo esa palavra harpia. Obrigada!
anok (X)
Aquila Arpia
Explanation:
Forse si riferisce all'Aquila Arpia

Harpia=Gavião-Real

Houaiss
ornitologia. Regionalismo: Brasil.
1 a ave rapineira mais forte do mundo (Harpia harpyja), que ocorre do México à Bolívia, na Argentina e em grande parte do Brasil, sendo atualmente encontrada na região amazônica; é um dos maiores gaviões brasileiros, com cerca de 103 cm de comprimento e envergadura de até dois metros, partes superiores negras, cabeça cinzenta com um longo topete dividido em dois cornos negros, partes inferiores brancas com calções barrados de negro, cauda com três faixas cinzentas, tarsos e dedos muito fortes, com enormes garras, capazes de capturar grandes mamíferos; acangoera, águia-brasileira, águia-destruidora, águia-equatorial, cutucurim, gavião-de-penacho, guiraçu, harpia, uiraçu, uiraçu-verdadeiro, uiruuetê, uraçu [Espécie ameaçada de extinção; no Xingu eram mantidas em gaiolas por caciques para uso de suas penas; ave símbolo do Panamá.]
Comum a todas as outras comunidades xinguanas, os Kamaiurá possuem uma grande gaiola cônica, onde vive a águia harpia, ave lendária cujas penas são muito apreciadas, considerada o chefe dos pássaros. Também característica é a "casa dos homens", onde se guardam as flautas sagradas que não podem ser vistas pelas mulheres.
http://www.funai.gov.br/indios/jogos/etnias/etnias.htm

Nativa delle giungle del Sud America e dell'America centrale, l'Aquila Arpia (Harpia harpyja) è uno degli uccelli predatori più grandi del mondo. I suoi artigli incurvati possono crescere fino a 12,5 cm di lunghezza; ossia quanto quelli di un grizzly.
http://www.ngcitalia.it/explore/facts.aspx?id_microsite=18

Selected response from:

Ketty Ortolani
Brazil
Grading comment
Grazie all'aiuto di Ketty ho ricostruito il contesto originale e si tratta effettivamente dell'uccello! Grazie infinite!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4harpia
Daniela Di Pasquale
3Aquila Arpia
Ketty Ortolani


Discussion entries: 2





  

Answers


37 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
Aquila Arpia


Explanation:
Forse si riferisce all'Aquila Arpia

Harpia=Gavião-Real

Houaiss
ornitologia. Regionalismo: Brasil.
1 a ave rapineira mais forte do mundo (Harpia harpyja), que ocorre do México à Bolívia, na Argentina e em grande parte do Brasil, sendo atualmente encontrada na região amazônica; é um dos maiores gaviões brasileiros, com cerca de 103 cm de comprimento e envergadura de até dois metros, partes superiores negras, cabeça cinzenta com um longo topete dividido em dois cornos negros, partes inferiores brancas com calções barrados de negro, cauda com três faixas cinzentas, tarsos e dedos muito fortes, com enormes garras, capazes de capturar grandes mamíferos; acangoera, águia-brasileira, águia-destruidora, águia-equatorial, cutucurim, gavião-de-penacho, guiraçu, harpia, uiraçu, uiraçu-verdadeiro, uiruuetê, uraçu [Espécie ameaçada de extinção; no Xingu eram mantidas em gaiolas por caciques para uso de suas penas; ave símbolo do Panamá.]
Comum a todas as outras comunidades xinguanas, os Kamaiurá possuem uma grande gaiola cônica, onde vive a águia harpia, ave lendária cujas penas são muito apreciadas, considerada o chefe dos pássaros. Também característica é a "casa dos homens", onde se guardam as flautas sagradas que não podem ser vistas pelas mulheres.
http://www.funai.gov.br/indios/jogos/etnias/etnias.htm

Nativa delle giungle del Sud America e dell'America centrale, l'Aquila Arpia (Harpia harpyja) è uno degli uccelli predatori più grandi del mondo. I suoi artigli incurvati possono crescere fino a 12,5 cm di lunghezza; ossia quanto quelli di un grizzly.
http://www.ngcitalia.it/explore/facts.aspx?id_microsite=18



Ketty Ortolani
Brazil
Native speaker of: Italian
PRO pts in category: 4
Grading comment
Grazie all'aiuto di Ketty ho ricostruito il contesto originale e si tratta effettivamente dell'uccello! Grazie infinite!
Notes to answerer
Asker: ho trovato anch'io questa spiegazione ma mi sembra non avere niente a che fare con il contesto...


8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
harpia


Explanation:
dal Dicionario da Academias das Ciencias di LIsbona: "ave de rapina da América Central e do SUl (Harpya harpya) de grande envergadura".
dal dizionario Hoepli : ""specie di falco americano (Thrasaetus harpya)".

Daniela Di Pasquale
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in ItalianItalian
PRO pts in category: 4




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search