ementa

Italian translation: annotazione per pubblicazione

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Portuguese term or phrase:ementa
Italian translation:annotazione per pubblicazione
Entered by: helen gnocchi

20:20 Sep 28, 2018
Portuguese to Italian translations [PRO]
Law/Patents - Law (general) / Sentença tribunal superior
Portuguese term or phrase: ementa
Buonasera a tutti, in un ricorso especiale del STF come possiamo tradurre ementa? Visto che sono delle formule prestabilite?
recurso especial alteraçao de nome.

EMENTA:

recurso especial alteraçao de nome dupla ncionalidade:
1- o nome civil em regra è imutavel. as hipoteses de alteraçao estao definidas em lei.
2. Prevalem as leis nacionais e a alteraçao do nome civil nao enconra exceçao.
helen gnocchi
Italy
annotazione per pubblicazione
Explanation:
No brasil é comum oferecer para o publico a leitura das sentenças somente com a ementa que é uma sintese do pedido e da decisão. Esta sintese, feita pelo juiz, se encontra como se fosse uma nota dentro da sentença. Nada disso existe na italia, portanto, acredito ser fundamental descreve-la.

Foi sugerido por exemplo "massima" como traducao, mas pra mim isto n corresponde a ementa pq massima tem relação com os principios e uma ementa n ta centrada nos principios, mas daquilo q foi pedido e como foi julgado no caso especifico (ou seja, pode ate n falar de principios). É uma anotação com o objetivo de criar palavras-chaves para facilitar as pesquisas sobre a jurisprudencia.

outras formas:
note per pubblicazione
sintesi per pubblicazione
parole chiavi per pubblicazione
descrizione sintetica per pubblicazione
etc

Selected response from:

CCJr
Italy
Grading comment
agradeço a resposta, acredito que seja a mais conveniente.



Summary of answers provided
5massima
Juliana Machado de Souza
3annotazione per pubblicazione
CCJr


  

Answers


1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
massima


Explanation:
Eu traduzo "massima" (della sentenza). Espero ter ajudado.


    https://www.laleggepertutti.it/194142_massima-di-una-sentenza-cosa-significa
Juliana Machado de Souza
Italy
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

3 days 6 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
annotazione per pubblicazione


Explanation:
No brasil é comum oferecer para o publico a leitura das sentenças somente com a ementa que é uma sintese do pedido e da decisão. Esta sintese, feita pelo juiz, se encontra como se fosse uma nota dentro da sentença. Nada disso existe na italia, portanto, acredito ser fundamental descreve-la.

Foi sugerido por exemplo "massima" como traducao, mas pra mim isto n corresponde a ementa pq massima tem relação com os principios e uma ementa n ta centrada nos principios, mas daquilo q foi pedido e como foi julgado no caso especifico (ou seja, pode ate n falar de principios). É uma anotação com o objetivo de criar palavras-chaves para facilitar as pesquisas sobre a jurisprudencia.

outras formas:
note per pubblicazione
sintesi per pubblicazione
parole chiavi per pubblicazione
descrizione sintetica per pubblicazione
etc




    https://www.diritto.it/como-redigir-ementas/
CCJr
Italy
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
agradeço a resposta, acredito que seja a mais conveniente.
Notes to answerer
Asker: Concordo com você. massima é outra coisa.





The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search