\"o presidente da república resolve\"

Italian translation: il presidente del Consiglio (o della Repubblica) stabilisce

20:38 May 9, 2017
Portuguese to Italian translations [PRO]
Law/Patents - Real Estate / Certidão Positiva de Naturalização
Portuguese term or phrase: \"o presidente da república resolve\"
Boa tarde, amigos,

Existe um verbo que se usa comumente neste caso?

"O presidente da república *resolve* (determina), em conformidade com os artigos tal e tal, conceder a naturalização ao cidadão tal e tal"

"Risolve" tenho achado com outro significado...

Obrigado,
daugusto
Brazil
Italian translation:il presidente del Consiglio (o della Repubblica) stabilisce
Explanation:
Qui bisogna capire se si parla del presidente della Repubblica in Italia o, per esempio, in Brasile. In Brasile il Presidente è:

é o chefe do poder executivo, fazendo parte das suas competências a gestão do governo do país e, até certo ponto, a própria direção do rumo político da nação. Assim se organizam as democracias que seguem um sistema presidencialista, caso em que o presidente é, geralmente, eleito por sufrágio universal e direto.

Já o caso da Itália é diferente:
Noutras repúblicas, o presidente tem os seus poderes grandemente esvaziados, servindo principalmente como representante cerimonial e diplomático da nação, cabendo ao primeiro-ministro (ou equivalente) a direção do poder executivo e a determinação dos rumos do país.

Na Itália então o equivalente brasileiro do presidente della Repubblica (sempre com maiúcscola) seria o primeiro ministro ou Presidente del Consiglio, e não o Presidente della Repubblica.

Agora, não sei se tudo isso vem ao caso, mas espero que possa ter sido útil.

Bom trabalho!
Selected response from:

Anne Savaris
Brazil
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +2il presidente del Consiglio (o della Repubblica) stabilisce
Anne Savaris
3il presidente della repubblica decide
Margherita Ferrero


  

Answers


6 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +2
il presidente del Consiglio (o della Repubblica) stabilisce


Explanation:
Qui bisogna capire se si parla del presidente della Repubblica in Italia o, per esempio, in Brasile. In Brasile il Presidente è:

é o chefe do poder executivo, fazendo parte das suas competências a gestão do governo do país e, até certo ponto, a própria direção do rumo político da nação. Assim se organizam as democracias que seguem um sistema presidencialista, caso em que o presidente é, geralmente, eleito por sufrágio universal e direto.

Já o caso da Itália é diferente:
Noutras repúblicas, o presidente tem os seus poderes grandemente esvaziados, servindo principalmente como representante cerimonial e diplomático da nação, cabendo ao primeiro-ministro (ou equivalente) a direção do poder executivo e a determinação dos rumos do país.

Na Itália então o equivalente brasileiro do presidente della Repubblica (sempre com maiúcscola) seria o primeiro ministro ou Presidente del Consiglio, e não o Presidente della Repubblica.

Agora, não sei se tudo isso vem ao caso, mas espero que possa ter sido útil.

Bom trabalho!

Anne Savaris
Brazil
Native speaker of: Native in ItalianItalian, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Elena Zanetti
3 hrs
  -> Grazie, Elena

agree  Katia De Gennar: sì, o dispone / no a presidente del Consiglio, però (se è una traduzione)
13 hrs
  -> Grazie!

38 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
il presidente della repubblica decide


Explanation:
va bene qui?

--------------------------------------------------
Note added at 20 Stunden (2017-05-10 17:29:33 GMT)
--------------------------------------------------

spetta a lui la decisione di concedere o meno la cittadinanza

Margherita Ferrero
Native speaker of: Native in ItalianItalian

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Katia De Gennar: direi che non va tanto bene
18 hrs




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search