Rebritagem

Spanish translation: (re)trituración / (re)molido

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Portuguese term or phrase:Rebritagem
Spanish translation:(re)trituración / (re)molido
Entered by: Dinorah Maria Tijerino-Acosta

16:18 Dec 1, 2015
Portuguese to Spanish translations [PRO]
Tech/Engineering - Construction / Civil Engineering
Portuguese term or phrase: Rebritagem
El texto dice:

Rebritagem do concreto proveniente da demolição do antigo estádio e utilização em aterros e pavimentações provisórias e de serviços; doação de fardamentos higienizados usados no Projeto Social Axé.

Gracias por su ayuda

Dinorah
Dinorah Maria Tijerino-Acosta
(re)trituración / (re)molido
Explanation:

Palabra derivada de -britar-:

http://www.priberam.pt/dlpo/britar
bri·tar - Conjugar
verbo transitivo

1. Quebrar (pedra) em fragmentos miúdos.
2. [Figurado] Moer.
3. Contundir.
4. Reduzir a nada.
5. Invalidar.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Un par de ejemplos:

...Os blocos de rocha são enviados ao +++britador primário, que realiza uma primeira redução dimensional dos blocos, que em seguida são levados via correias transportadoras até o complexo de +++rebritagem (3 rebritadores). Após a rebritagem do material, um sistema de peneiras vibratórias e classificatórias passa a operar no sentido de separar os materiais nas diversas faixas granulométricas sob a forma de pilhas a céu aberto...
http://blogdopetcivil.com/2012/06/27/producao-de-agregados-p...

Figura 1:
Material retido na peneira n°10
: a) Material obtido da 1°britagem
b) Material obtido das +++rebritagem
http://www.reciclos.ufop.br/media/uploads/downloads/Artigo-M... (página 6)

Saludos



--------------------------------------------------
Note added at 20 minutos (2015-12-01 16:38:53 GMT)
--------------------------------------------------


PS: en este caso lo mejor:

-britagem- = trituración

-rebritagem- = retrituración

--------------------------------------------------
Note added at 40 minutos (2015-12-01 16:58:58 GMT)
--------------------------------------------------


Como seguro que sale algún purista diciendo que retrituración no existe en castellano, otra opción:

segunda trituración

(aunque me parece que en textos técnicos ese criterio no tiene mucho sentido, se suelen emplear palabras así con bastante libertad)

Liebe,

--------------------------------------------------
Note added at 22 horas (2015-12-02 14:26:37 GMT)
--------------------------------------------------


Con otra palabra que se usa mucho en este contexto:

segundo machaqueo

https://www.google.es/#q=machaqueo de áridos
Selected response from:

Pablo Cruz Font
Germany
Grading comment
Gracias por tu ayuda!!!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4Triturado
Juan Arturo Blackmore Zerón
4(re)trituración / (re)molido
Pablo Cruz Font


  

Answers


19 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
(re)trituración / (re)molido


Explanation:

Palabra derivada de -britar-:

http://www.priberam.pt/dlpo/britar
bri·tar - Conjugar
verbo transitivo

1. Quebrar (pedra) em fragmentos miúdos.
2. [Figurado] Moer.
3. Contundir.
4. Reduzir a nada.
5. Invalidar.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Un par de ejemplos:

...Os blocos de rocha são enviados ao +++britador primário, que realiza uma primeira redução dimensional dos blocos, que em seguida são levados via correias transportadoras até o complexo de +++rebritagem (3 rebritadores). Após a rebritagem do material, um sistema de peneiras vibratórias e classificatórias passa a operar no sentido de separar os materiais nas diversas faixas granulométricas sob a forma de pilhas a céu aberto...
http://blogdopetcivil.com/2012/06/27/producao-de-agregados-p...

Figura 1:
Material retido na peneira n°10
: a) Material obtido da 1°britagem
b) Material obtido das +++rebritagem
http://www.reciclos.ufop.br/media/uploads/downloads/Artigo-M... (página 6)

Saludos



--------------------------------------------------
Note added at 20 minutos (2015-12-01 16:38:53 GMT)
--------------------------------------------------


PS: en este caso lo mejor:

-britagem- = trituración

-rebritagem- = retrituración

--------------------------------------------------
Note added at 40 minutos (2015-12-01 16:58:58 GMT)
--------------------------------------------------


Como seguro que sale algún purista diciendo que retrituración no existe en castellano, otra opción:

segunda trituración

(aunque me parece que en textos técnicos ese criterio no tiene mucho sentido, se suelen emplear palabras así con bastante libertad)

Liebe,

--------------------------------------------------
Note added at 22 horas (2015-12-02 14:26:37 GMT)
--------------------------------------------------


Con otra palabra que se usa mucho en este contexto:

segundo machaqueo

https://www.google.es/#q=machaqueo de áridos

Pablo Cruz Font
Germany
Specializes in field
Native speaker of: Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 16
Grading comment
Gracias por tu ayuda!!!

2 days 4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Triturado


Explanation:
Triturado del concreto viejo para usarse una vez rehabilitado.

Juan Arturo Blackmore Zerón
Mexico
Native speaker of: Spanish
PRO pts in category: 8




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search