escalão

Spanish translation: Regime Normal e Regime Especial

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Portuguese term or phrase:escalão
Spanish translation:Regime Normal e Regime Especial
Entered by: Yolanda Sánchez

12:44 Jul 22, 2010
Portuguese to Spanish translations [PRO]
Medical - Medical (general)
Portuguese term or phrase: escalão
Se trata del prospecto de un medicamento. Al final dice
"Comparticipado pelo escalão B: RG - 69%; RE - 84%".

Si alguien me puede aclarar el significado de las siglas , también se lo agradecería muchísimo.

Saludos,

Sofía
Sofía Godino Villaverde
Spain
Regime Normal e Regime Especial
Explanation:
Hola
Se refiere al porcentaje del precio del medicamenteo que soporta el Estado:
Regime especial de comparticipação: Portaria 1474/2004 de 21/12. Regime Normal 69% – Regime Especial 84%

--------------------------------------------------
Note added at 52 minutos (2010-07-22 13:36:57 GMT)
--------------------------------------------------

RG- Regime Normal ou Geral

--------------------------------------------------
Note added at 2 horas (2010-07-22 15:11:46 GMT)
--------------------------------------------------

Puede ser categoría, nivel, grupo, ...
Selected response from:

Yolanda Sánchez
Portugal
Grading comment
Muchas gracias Iolanda
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5nivel / escalón
C. Oitavén
4 +1Regime Normal e Regime Especial
Yolanda Sánchez
4escalafón / grado
Pilar Olfos


  

Answers


2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
nivel / escalón


Explanation:
E RG seria regime geral, creio.

C. Oitavén
Spain
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish

51 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
Regime Normal e Regime Especial


Explanation:
Hola
Se refiere al porcentaje del precio del medicamenteo que soporta el Estado:
Regime especial de comparticipação: Portaria 1474/2004 de 21/12. Regime Normal 69% – Regime Especial 84%

--------------------------------------------------
Note added at 52 minutos (2010-07-22 13:36:57 GMT)
--------------------------------------------------

RG- Regime Normal ou Geral

--------------------------------------------------
Note added at 2 horas (2010-07-22 15:11:46 GMT)
--------------------------------------------------

Puede ser categoría, nivel, grupo, ...

Yolanda Sánchez
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in SpanishSpanish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 10
Grading comment
Muchas gracias Iolanda
Notes to answerer
Asker: ¿Y lo de "escalão B" cómo quedaría?


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  icanavilhas
3 days 1 hr
  -> Obrigada icanavilhas

8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
escalafón / grado


Explanation:

medicamentos subvencionados por la seguridad social
ejemplo : Comparticipado pelo escalão B: Ivabradina (Procolaran®)
medicamentos para la soriasis : A

Medicamentos para Psoríase comparticipados pelo Escalão A “


Quais são os escalões de comparticipação?


A comparticipação do Estado no preço dos medicamentos de venda ao público
é fixada de acordo com os seguintes escalões:


Escalão A - 95%;
Escalão B - 69%;
Escalão C - 37%;
Escalão D - 15%.


Os escalões de comparticipação variam de acordo com as indicações terapêuticas do medicamento, a sua utilização, as entidades que o prescrevem e ainda com o consumo acrescido para doentes que sofram de determinadas patologias.

Exemplo:

Escalão A:


Grupo 8 - Hormonas e medicamentos usados no tratamento das doenças endócrinas;
Grupo 15 - Medicamentos usados em afecções oculares;
Grupo 16 - Medicamentos antineoplásicos e imunomoduladores;
...

Escalão B

Grupo 1 - Medicamentos anti-infecciosos;
Grupo 2 - Sistema nervoso central;
Grupo 3 - Aparelho cardiovascular;
...
Escalão C

Grupo 7 - Aparelho geniturinário;
Grupo 9 - Aparelho locomotor;
Grupo 10 - Medicação antialérgica;
...

Escalão D

Podem ser incluídos no escalão D novos medicamentos, medicamentos com comparticipação ajustada ou medicamentos que, por razões específicas e após parecer fundamentado emitido no âmbito de processo de avaliação do pedido de comparticipação, fiquem abrangidos por um regime de comparticipação transitório.
http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/informacoes uteis/m...
Escalões de comparticipação

1 - A comparticipação do Estado no preço dos medicamentos é fixada de acordo com os seguintes escalões:

a) Escalão A - o custo dos medicamentos é inteiramente suportado pelo Estado;

b) Escalão B - a comparticipação do Estado é de 70% do preço de venda ao público dos medicamentos;

c) Escalão C - a comparticipação do Estado é de 40% do preço de venda ao público dos medicamentos.

2 - Os grupos e subgrupos farmacoterapêuticos que integram os diferentes escalões de comparticipação são fixados por portaria do Ministro da Saúde.

3 - 0 conteúdo das embalagens dos medicamentos comparticipáveis está sujeito a limites máximos fixados por despacho do Ministro da Saúde.

Artigo 3º

Regimes especiais de comparticipação

1 - A comparticipação do Estado no custo dos medicamentos integrados nos escalões B e C é acrescida de 15% para os pensionistas que aufiram pensões de montante não superior ao salário mínimo nacional.

2 - Os beneficiários do regime especial de comparticipação referidos no nº 1 devem fazer prova da sua qualidade através de documento emitido pelos serviços oficiais competentes



Pilar Olfos
Chile
Specializes in field
Native speaker of: Spanish




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search