KudoZ home » Portuguese » History

Primeira e Segunda Guerra Mundial

Portuguese translation: a minha opinião

08:15 Oct 23, 2005
Portuguese to Portuguese translations [Non-PRO]
Art/Literary - History / cinematografia
Portuguese term or phrase: Primeira e Segunda Guerra Mundial
Um bom Domingo aos todos os colegas!

Procuro as abreviaturas utilizadas (WWI e WWII em inglês) em português para uns títulos.

Desde já obrigado pela ajuda.

Norbert
Hermann
Portuguese translation:a minha opinião
Explanation:
Olá Norbert,
o colega António já indicou uma possível abreviatura - mas existem outras:
1ª / 2ª GM
I e II GM
ou, como ele indica, GG em vez de GM.
A verdade é que em português não é muito habitual o uso de uma abreviatura, ao contrário do inglês. Duvido até que o cidadão comum identifique imediatemente o significado. Por isso, desaconselho-te que utilizes uma abreviatura, se não fores a isso obrigado (p. ex. por falta de espaço).
E votos de bom domingo também!
Isto porque não é muito habitual o uso de uma forma abreviada de Guerra Mundial.

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs 57 mins (2005-10-23 11:12:52 GMT)
--------------------------------------------------

Peço desculpa da última frase que não faz sentido no final. É que comecei a responder e tive de fazer uma pausa e quando voltei, escapou-me. Sorry!
Selected response from:

Ana Almeida
Portugal
Grading comment
Temos o que todos esperávamos.
Foi o cliente que tomou a decisão e porque já temos Guerra Mundial escolheu a abreviatura GM.

Obrigado a todos mais uma vez e um bom fim-de-semana!

4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +11.ª GG / 2.ª GG
António Ribeiro
4 +1a minha opinião
Ana Almeida


Discussion entries: 1





  

Answers


34 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
1.ª GG / 2.ª GG


Explanation:
Geralmente, não se usa uma abreviação. Diz-se 1.ª Grande Guerra / 2.ª Grande Guerra. Mas, também encontrei esta abreviação:
1.ª GG / 2.ª GG

Ver:

Liga dos Combatentes - Núcleos -
... por acção da extinta Comissão dos Padrões da Grande Guerra estava depositado ... Cerimónias
com honras militares junto ao Monumento da 1ª GG, em Vila Nova da ...
www.ligacombatentes.org.pt:8080/ nucleos/index.jsp?section=Entroncamento


Jornal Defesa e Relações Internacionais -
... desde o fim da II Grande Guerra, tem estado assente no desenvolvimento de uma
única classe de ... O maior programa de construção naval desde a 2ª GG ...
www.jornaldefesa.com.pt/conteudos/view_txt.asp?id=115

António Ribeiro
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  CristinaPereira: Também não costumo ver abreviado. "I Guerra Mundial" também é comum mas não é abreviatura
1 hr

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
a minha opinião


Explanation:
Olá Norbert,
o colega António já indicou uma possível abreviatura - mas existem outras:
1ª / 2ª GM
I e II GM
ou, como ele indica, GG em vez de GM.
A verdade é que em português não é muito habitual o uso de uma abreviatura, ao contrário do inglês. Duvido até que o cidadão comum identifique imediatemente o significado. Por isso, desaconselho-te que utilizes uma abreviatura, se não fores a isso obrigado (p. ex. por falta de espaço).
E votos de bom domingo também!
Isto porque não é muito habitual o uso de uma forma abreviada de Guerra Mundial.

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs 57 mins (2005-10-23 11:12:52 GMT)
--------------------------------------------------

Peço desculpa da última frase que não faz sentido no final. É que comecei a responder e tive de fazer uma pausa e quando voltei, escapou-me. Sorry!

Ana Almeida
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
Grading comment
Temos o que todos esperávamos.
Foi o cliente que tomou a decisão e porque já temos Guerra Mundial escolheu a abreviatura GM.

Obrigado a todos mais uma vez e um bom fim-de-semana!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Leonardo MILANI: Também nunca vi abreviado. Acho que se visse demoraria para reconhcer, como bem ressaltastes ! Grande abraço
1 day 14 mins




Voters for reclassification
as
PRO / non-PRO
PRO (2): António Ribeiro, Ana Almeida