KudoZ home » Portuguese » Law (general)

impedimento, suspeição ou XXX?

Portuguese translation: conflito de interesses


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Portuguese term or phrase:impedimento, suspeição
Portuguese translation:conflito de interesses
Entered by: Maria Castro

14:06 Nov 24, 2008
Portuguese to Portuguese translations [PRO]
Law/Patents - Law (general)
Portuguese term or phrase: impedimento, suspeição ou XXX?
Estou buscando o termo em português adequado para a situação em que um médico, ou psiquiatra, ou qualquer profissional não pode (ou não deve) depor em juízo porque está ligado a uma das partes em conflito.
Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
conflito de interesses
Explanation:
é a minha sugestão
há *conflito de interesses* quando se é parte interessada ou interveniente no processo

DireitoNet - Artigos - Suspeição de testemunha que litiga contra o ... 11 Jul 2006 ... Ora, mesmo entendendo que a testemunha que litiga em desfavor do ... posto que resta evidente o conflito de interesses entre ambos, ...
www.direitonet.com.br/artigos/x/27/42/2742/ - 25k - Em cache - Páginas semelhantes

--------------------------------------------------
Note added at 3 horas (2008-11-24 17:38:23 GMT)
--------------------------------------------------

Ver também:

www.trigueirofontes.com.br/artigos/2005/R093JOLart2.html -
"O impedimento e a suspeição surgiram para evitar que interesses desse tipo maculem a prova testemunhal sendo mantidas a lealdade e a probidade necessárias. Entre os considerados suspeitos estão incluídos os que têm interesse no litígio. Testemunha que tenha interesse na causa deve ser considerada aquela que de certa forma venha a se beneficiar, caso uma das partes seja vitoriosa na lide.

A origem dos litígios requer exatamente a existência de um conflito de interesses. No processo do trabalho, de uma parte temos o interesse do empregado em ver reconhecidos direitos que entende lhe serem devidos, do outro o interesse do empregador de que aquele pleito seja indeferido. São pedidos diametralmente opostos e que se encontram em conflito, gerando o litígio.

Ora, se o interesse do empregado é o do deferimento do seu pleito contra aquele empregador, resta evidente que ele (empregado) não tem isenção de ânimo para figurar como testemunha em processo com idêntico objeto, pois é claramente verificado que seu interesse se confunde com o da ação em que figura como testemunha."

Selected response from:

Maria Castro
Portugal
Grading comment
A solução da Ekaterina também é boa, mas nesse caso, entendo que confilto de interesses se adapta melhor. Obrigado.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5proibição
Ekaterina Khovanovitch
4conflito de interesses
Maria Castro


  

Answers


44 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
proibição


Explanation:
O art. 207 versa a proibição de depor – "São proibidas de depor as pessoas que...". No habeas corpus anterior – aquele que ainda estamos julgando –, o Tribunal de Justiça, nos autos que tinha em mãos, disse o seguinte:

http://www.stj.gov.br/Discursos/0000361/HC-59967.rtf

Ekaterina Khovanovitch
Russian Federation
Works in field
Native speaker of: Native in RussianRussian
Notes to answerer
Asker: Obrigado Ekaterina


3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
conflito de interesses


Explanation:
é a minha sugestão
há *conflito de interesses* quando se é parte interessada ou interveniente no processo

DireitoNet - Artigos - Suspeição de testemunha que litiga contra o ... 11 Jul 2006 ... Ora, mesmo entendendo que a testemunha que litiga em desfavor do ... posto que resta evidente o conflito de interesses entre ambos, ...
www.direitonet.com.br/artigos/x/27/42/2742/ - 25k - Em cache - Páginas semelhantes

--------------------------------------------------
Note added at 3 horas (2008-11-24 17:38:23 GMT)
--------------------------------------------------

Ver também:

www.trigueirofontes.com.br/artigos/2005/R093JOLart2.html -
"O impedimento e a suspeição surgiram para evitar que interesses desse tipo maculem a prova testemunhal sendo mantidas a lealdade e a probidade necessárias. Entre os considerados suspeitos estão incluídos os que têm interesse no litígio. Testemunha que tenha interesse na causa deve ser considerada aquela que de certa forma venha a se beneficiar, caso uma das partes seja vitoriosa na lide.

A origem dos litígios requer exatamente a existência de um conflito de interesses. No processo do trabalho, de uma parte temos o interesse do empregado em ver reconhecidos direitos que entende lhe serem devidos, do outro o interesse do empregador de que aquele pleito seja indeferido. São pedidos diametralmente opostos e que se encontram em conflito, gerando o litígio.

Ora, se o interesse do empregado é o do deferimento do seu pleito contra aquele empregador, resta evidente que ele (empregado) não tem isenção de ânimo para figurar como testemunha em processo com idêntico objeto, pois é claramente verificado que seu interesse se confunde com o da ação em que figura como testemunha."



Maria Castro
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
A solução da Ekaterina também é boa, mas nesse caso, entendo que confilto de interesses se adapta melhor. Obrigado.