International Translation Day 2017

Join ProZ.com/TV for a FREE event on September 26-27th celebrating International Translation Day! 50+ hours of content, Chat, Live Q&A & more. Join 1,000's of linguists from around the globe as ProZ.com/TV celebrates International Translation Day.

Click for Full Participation
KudoZ home » Portuguese » Medical

fotoliasa

Portuguese translation: uma enzima fotoreativa


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Portuguese term or phrase:fotoliasa
Portuguese translation:uma enzima fotoreativa

14:28 Mar 27, 2002
Portuguese to Portuguese translations [Non-PRO]
Medical
Portuguese term or phrase: fotoliasa
Tenho um documento em espanhol sobre fotoprotetores e usa-se muito o termo fotoliasa, segue um trecho do documento: ...tratamento do ADN irradiado com fotoliasa antes da replicação..., em português existe esta palavra? O que quer dizer? Muito obrigada
Andria
Uma enzima fotoreativa
Explanation:
Eh uma enzima usada para processos fotográficos.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-03-27 16:05:08 (GMT)
--------------------------------------------------

See:

Se debe a la actuación de una enzima denominada fotoliasa o enzima fotorreactivante, que muchas bacterias sintetizan de manera constitutiva. Las fotoliasas reparan directamente los dímeros de pirimidina, en una reacción que requiere luz visible de 300-500 nm de longitud de onda (luz azul). Estas enzimas poseen dos grupos prostéticos coloreados (cromóforos)

http://www.ugr.es/~eianez/Microbiologia/18_Micro.html
Selected response from:

Theodore Fink
Grading comment
Muito obrigada pela ajuda!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5Uma enzima fotoreativa
Theodore Fink
4fotólise
Ligia Dias Costa


  

Answers


36 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
Uma enzima fotoreativa


Explanation:
Eh uma enzima usada para processos fotográficos.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-03-27 16:05:08 (GMT)
--------------------------------------------------

See:

Se debe a la actuación de una enzima denominada fotoliasa o enzima fotorreactivante, que muchas bacterias sintetizan de manera constitutiva. Las fotoliasas reparan directamente los dímeros de pirimidina, en una reacción que requiere luz visible de 300-500 nm de longitud de onda (luz azul). Estas enzimas poseen dos grupos prostéticos coloreados (cromóforos)

http://www.ugr.es/~eianez/Microbiologia/18_Micro.html

Theodore Fink
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
Grading comment
Muito obrigada pela ajuda!

37 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
fotólise


Explanation:
fotólise = decomposição ou dissociação química de uma substância quando nela incide uma radiação electromagnética.

foi tudo que encontrei

Ligia Dias Costa
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 31