KudoZ home » Portuguese » Other

(profissão) af. domésticos (dúvida urgente)

Portuguese translation: dona de casa (mulher que trabalha na própria casa sem remuneração)

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Portuguese term or phrase:afazeres domésticos (designação profissional em documentos oficiais)
Portuguese translation:dona de casa (mulher que trabalha na própria casa sem remuneração)
Entered by: Marcelo Fogaccia

08:19 Jan 13, 2004
Portuguese to Portuguese translations [Non-PRO]
Portuguese term or phrase: (profissão) af. domésticos (dúvida urgente)
Numa caderneta de família brasileira aparece a seguinte indicação:

af. domésticos.

O que significa "af." neste contexto? Afazeres??? Neste caso, o documento refere-se a uma (empregada) doméstica?

J.P.
Jan Lohfert
Germany
afazeres domésticos
Explanation:
Está correto. É "afazeres domésticos" mesmo, e o documento provavelmente refere-se a uma (empregada) doméstica.
Selected response from:

Marcelo Fogaccia
Grading comment
Obrigado a todos! Neste caso trata-se de uma dona de casa (mulher que trabalha na própria casa).

3 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3afazeres domésticos
Marcelo Fogaccia
1pues...
Y-Fi


  

Answers


1 hr   confidence: Answerer confidence 1/5Answerer confidence 1/5
pues...


Explanation:
You have to call la Universidade Sao Paulo and speek to Prof. Doc. Jacques Marcovitch for example, he will certainly answer your question (googlesearch: "af.domésticos")

Y-Fi
Native speaker of: Native in FrenchFrench

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
(profissão) af. domésticos (dúvida urgente)
afazeres domésticos


Explanation:
Está correto. É "afazeres domésticos" mesmo, e o documento provavelmente refere-se a uma (empregada) doméstica.

Marcelo Fogaccia
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 4
Grading comment
Obrigado a todos! Neste caso trata-se de uma dona de casa (mulher que trabalha na própria casa).

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Celestino Guimaraes
35 mins
  -> Obrigado, Paulo.

agree  xxxelucas: Em português de Portugal afazeres são tarefas domésticas, logo será uma empregada doméstica
2 hrs
  -> Obrigado, Eugénia. Em português do Brasil, afazeres também são tarefas. :)

neutral  Amilcar: Marcelo, há (isto é, existe) uma razão para esta incrível coincidência. A propós, sabia que alguns puristas não gostam de afazeres, porque é "francesismo"? Acham que deve ser quefazeres. Eu acho: ambas.
8 hrs
  -> Eu acho que esses puristas não devem ter muitos afazeres... :) Obrigado pelo comentário, Amilcar!

agree  António Ribeiro
12 hrs
  -> Obrigado, António.