KudoZ home » Portuguese » Poetry & Literature

substituir o saco no pulmão

Portuguese translation: possível explicação


15:23 Jun 23, 2005
Portuguese to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Poetry & Literature / Antonio Lobo Antunes. Que farei quando tudo arde?
Portuguese term or phrase: substituir o saco no pulmão
o cheiro dos remédios, primas de terço, pezinhos cautelosos, o meu pai para nós
- Vão brincar na dispensa enquanto o enfermeiro
substituíam-lhe o saco ou assim no pulmão, connosco zaragatoas, tintura, como explicar gestos que se buscavam no sítio onde não os via
- Tão cedo
extranhando a própria voz, os olhos dela
- Não fui eu que falei

p. 320

O que é que lhe faziam à doente? Uma drenagem? Ou quê?
Que doença podia ter?
Obrigada.
Ekaterina Khovanovitch
Russian Federation
Portuguese translation:possível explicação
Explanation:
Não nos é dito, mas presume-se que se trata de qualquer doença do foro pneumológico que exige uma punção com drenagem do líquido pleural.
Selected response from:

Ana Almeida
Portugal
Grading comment
Obrigada
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4possível explicação
Ana Almeida
4saco de recolha de expectoraçãoAntónio Ribeiro


Discussion entries: 2





  

Answers


5 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
substituir o saco no pulmão
saco de recolha de expectoração


Explanation:
Penso estar o autor a referir a uma situação de doença de pulmões em que o doente tem um saco especial para recolha de liquidos e outras substâncias vindas dos pulmões.

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 82

22 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
substituir o saco no pulmão
possível explicação


Explanation:
Não nos é dito, mas presume-se que se trata de qualquer doença do foro pneumológico que exige uma punção com drenagem do líquido pleural.

Ana Almeida
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 182
Grading comment
Obrigada