KudoZ home » Portuguese to English » Construction / Civil Engineering

áreas desafetadas

English translation: unused areas


00:36 Nov 12, 2013
Portuguese to English translations [PRO]
Social Sciences - Construction / Civil Engineering / arquitetura ambiental
Portuguese term or phrase: áreas desafetadas
.... tantos milhões de reais ... para a realização das atividades mais emergenciais de conservação e recuperação da Mata, de reassentamento das famílias residentes em áreas risco e de urbanização de assentamentos localizados em áreas desafetadas do Parque ...
Maria Cristina Vasconcelos
Brazil
English translation:unused areas
Explanation:
São as áreas que não estão sendo usadas. Veja abaixo.


Se os "vazios urbanos" das áreas industriais não coincidiam com terrenos vacantes (no sentido de vago), a condição de vazio desses terrenos estava mais relacionada à AUSÊNCIA DE USO e não de ocupação. Consistiam, pois, nas chamadas áreas desafetadas ou desfuncionalizadas.

http://bdtd.biblioteca.ufpb.br/tde_busca/arquivo.php?codArqu...

--------------------------------------------------
Note added at 2 horas (2013-11-12 02:44:07 GMT)
--------------------------------------------------

Areas that have been used before but are now unused.
Selected response from:

Marlene Curtis
United States
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1decommissioned areas
Joao Marcelo Trovao
4 +1unused areasMarlene Curtis
4unexploited areas
Nick Taylor
4unaffected areas
RENAN DIAS
4natural areas / untouched areas
gustavozillmann
3uninfluenced areas
Gad Kohenov
Summary of reference entries provided
Desafetação de áreas públicas
transl8_2

  

Answers


1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
natural areas / untouched areas


Explanation:
Esta é uma palavra bem arcaica do português de Portugal, datando de 1655. Umas de suas acepções é natural, singela, ou seja, uma área que foi muito pouco ou nada tocada pelo homem. Espero ter ajudado.

Example sentence(s):
  • parlapatão para com os mais espertos e atrevidos, retraía-se defronte daquele sorriso frio e desafetado, sem conseguir dominar a sua perturbação. E, quanto mais Teobaldo se sentia

    Reference: http://www.priberam.pt/dlpo/desafetado
    Reference: http://houaiss.uol.com.br/busca?palavra=desafetado
gustavozillmann
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
unused areas


Explanation:
São as áreas que não estão sendo usadas. Veja abaixo.


Se os "vazios urbanos" das áreas industriais não coincidiam com terrenos vacantes (no sentido de vago), a condição de vazio desses terrenos estava mais relacionada à AUSÊNCIA DE USO e não de ocupação. Consistiam, pois, nas chamadas áreas desafetadas ou desfuncionalizadas.

http://bdtd.biblioteca.ufpb.br/tde_busca/arquivo.php?codArqu...

--------------------------------------------------
Note added at 2 horas (2013-11-12 02:44:07 GMT)
--------------------------------------------------

Areas that have been used before but are now unused.

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 733
Notes to answerer
Asker: Marlene, encontrei uma definição no dicionário informal que me confundiu: . Desafetação Por Ulisses Maia de Deus (MS) em 09-03-2009 É uma expressão usada no direito administrativo para denominar o ato pelo qual o estado torna um bem público apropriável. Por exemplo: desafetação ocorre quando a administração determina que um imóvel destinado a instalação de uma escola deixa de ter essa função, passando a ser um bem disponível. Neste caso, não seria melhor cleared?


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulinho Fonseca
8 hrs
  -> Grata Paulinho!

6 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
unaffected areas


Explanation:
A tradução pode ser literal. Abaixo alguns textos e um video que corrobora a minha resposta.
Ex.:
But once I came back and started reading I came across an appeal (and for love or search I can’t find it again) which said that tourism in the unaffected areas is taking a severe beating and it would be detrimental to the economy of an already devastated area.


    Reference: http://therealnews.com/t2/index.php?Itemid=74&id=31&jumival=...
    Reference: http://blogs.gonomad.com/traveltalesfromindia/2013/07/travel...
RENAN DIAS
Colombia
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish

7 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
uninfluenced areas


Explanation:
A possibility.

Gad Kohenov
Israel
Works in field
Native speaker of: Native in FrenchFrench, Native in HebrewHebrew
PRO pts in category: 24

10 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
decommissioned areas


Explanation:
De acordo com o significado dado pelo Direito Administrativo brasileiro.

Joao Marcelo Trovao
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 212

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  T o b i a s
8 mins
  -> Grato!

19 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
unexploited areas


Explanation:
unexploited areas

Nick Taylor
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 357




Reference comments


8 hrs peer agreement (net): +1
Reference: Desafetação de áreas públicas

Reference information:
http://www.citiesalliance.org/sites/citiesalliance.org/files...

(…..) It is important to note that Brazil classifies public land into two categories: (i) public domain, for which the government can concede permission for use (CDRU, described in Table 2.2) and (ii) communal use, for which the government cannot concede permission for use. In order for a concession to occur using the latter, the government must first change the status of the land through a process called desafetação or alienation, so it can be classified as a public social interest area. Precarious settlements included in the 160 Areas Law are located on land originally classified as “communal use”, which is why the process required a municipal law. (…)
= = = = = =

Desafetação de áreas públicas
http://www.campograndenews.com.br/politica/campo-grande-cont...

O projeto do prefeito Nelson Trad Filho sobre a desafetação de áreas públicas, encaminhado ontem à Câmara Municipal de Campo Grande, deve ser votado na sessão desta quarta-feira, ultimo dia de trabalho do legislativo municipal

A desafetação consiste em retirar a finalidade de uma área pública, destinada inicialmente, por exemplo, para uma rodovia ou construção de parque e repassar para outro tipo de empreendimento. Também há casos em que são terrenos ocupados ilegalmente e anos depois acabam desafetados para que seja feita a regularização dos lotes em nomes das famílias que moram no local.

De acordo com o secretário-adjunto da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), João Alberto Borges dos Santos, as áreas que podem ser desafetadas são compostas, basicamente por dois grupos.

“Essas áreas ou foram desapropriadas para uso em obras públicas, mas que não foi preciso utilizar toda a extensão da área, ou ainda podem ser alvo de regularização fundiária”, disse João.
Sobre as desapropriações para obras, o secretário-adjunto acrescenta que as 459 áreas que fazem parte do projeto compõem algumas obras de parques lineares. Após as construções, parte do local não foi utilizada e será colocada à venda.

No caso da regularização fundiária, a situação ocorre em áreas públicas ocupadas por famílias. “A regularização vai permitir que estas pessoas possam ser os verdadeiros proprietários do local”, disse João Alberto. Os vereadores pediram mais detalhes sobre as áreas a serem desafetadas e a votação deve ser realizada na última sessão do ano, nesta quarta-feira. (...)
= = = = = = =

Afetação e Desafetação - 26 maio 2008
http://www.viajus.com.br/viajus.php?pagina=artigos&id=1470

Segundo José dos Santos Carvalho Filho, afetação e desafetação dizem respeito aos fins para os quais está sendo utilizado o bem público.
De acordo com o autor Marcus Vinícius Corrêa Bittencourt, afetação significa: “conferir uma destinação pública a um determinado bem, caracterizando-o como bem de uso comum do povo ou bem de uso especial, por meio de lei ou ato administrativo”.
Deste modo, a desafetação se define pela perda da destinação pública de um bem de uso comum ou de uso especial para caracterizá-lo como bem dominical, visto que somente os bens dominicais podem ser alienados, pois não tem destinação específica. (...)
= = = = = = =

hth,
beatriz_souza

transl8_2
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 64

Peer comments on this reference comment (and responses from the reference poster)
agree  T o b i a s
2 hrs