KudoZ home » Portuguese to English » Construction / Civil Engineering

glosa, glosado

English translation: rescission, cancellation

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Portuguese term or phrase:glosa, glosado
English translation:rescission, cancellation
Entered by: Esperanza Clavell

20:55 Jan 30, 2004
Portuguese to English translations [PRO]
Law/Patents - Construction / Civil Engineering
Portuguese term or phrase: glosa, glosado
Trata-se de um contrato entre um fornecedor de sensores e o cliente

"Ocorrendo glosa no pagamento ou aplicaçao de multa, a Contratada terá até 30 dias etc"
"Este pagamento está condicionado à nao reduçao do prazo de vencimento estabelecido neste Contrato para o pagamento original do documento multado ou glosado"
Obrigada!
Esperanza Clavell
Argentina
rescission
Explanation:
Em português, glosa significa:

- qualquer supressão ou anulação (cancelamento)

- cancelamento ou recusa de um orçamento, de verbas, contas... por se considerarem ilegais, indevidas ou pouco dignas de crédito

Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa - 2001

rescission:

substantivo

1. rescisão;

2. anulação;

3. revogação;

4. cancelamento;

5. abolição;

6. ab-rogação;

Selected response from:

António Ribeiro
Grading comment
Thanks a lot again!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +5rejection, rejected
Claudia da Matta
5rescission
António Ribeiro
5gloss,glossy finish,surface appearance,shinny finnish to
Mayura Silveira
4gloss, glossed
hmercer


  

Answers


16 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
gloss,glossy finish,surface appearance,shinny finnish to


Explanation:
to Gloss is = disfarçar,acrescentar notas extras.
Bom trabalho
:)
Mayura


    Reference: http://www.babylon.com
Mayura Silveira
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

46 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
rescission


Explanation:
Em português, glosa significa:

- qualquer supressão ou anulação (cancelamento)

- cancelamento ou recusa de um orçamento, de verbas, contas... por se considerarem ilegais, indevidas ou pouco dignas de crédito

Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa - 2001

rescission:

substantivo

1. rescisão;

2. anulação;

3. revogação;

4. cancelamento;

5. abolição;

6. ab-rogação;



António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 106
Grading comment
Thanks a lot again!

13 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
rejection, rejected


Explanation:
GLOSA DE DESPESAS. Rejeição de despesas apresentadas ou registradas porque se coloca em dúvida a sua autenticidade ou a sua exatidão. A glosa de despesas é um ato comum da fiscalização dos impostos, especialmente no de renda. A glosa gera uma notificação ou autuação, contra a qual cabe sempre o recurso do contribuinte. (A. Lopes de Sá, Ana M.Lopes de Sá. Dicionário de Contabilidade, Atlas, 1994).


--------------------------------------------------
Note added at 17 mins (2004-01-30 21:13:39 GMT)
--------------------------------------------------



You may also use \"disallow\" (= invalidar)

--------------------------------------------------
Note added at 20 mins (2004-01-30 21:16:39 GMT)
--------------------------------------------------

Disallow = glosar => está também no dicionário financeiro do Babylon.

Veja também:

www.bb.com.br/portal/on/intc/dwn/Vocabulario.doc
www.multiconnection.com.br/Documentos/dicionario.doc

GLOSSÁRIO TERMOS TÉCNICO
... GLOSA DE DESPESAS. Rejeição de despesas apresentadas ou registradas
porque se coloca em dúvida a sua autenticidade ou a sua exatidão. ...
www.tce.sc.gov.br/biblioteca/glossario/g.htm - 7k


--------------------------------------------------
Note added at 20 hrs 37 mins (2004-01-31 17:33:20 GMT)
--------------------------------------------------



\"rejection of the payment\"
\"rejection of payment\"
\"disallowance of payment\"

Claudia da Matta
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ricardo Fonseca: no meu dicionário português só encontrei glosa como sendo a interpretação obscura de um texto e no babylon atribuiam um sentido de tratamento de superfícies (glossy)... bom trabalho
5 mins
  -> Åõ÷áñéóôþ, Âáëåíôßíç!

agree  rhandler: Muito bom, tanto "disallow" quanto "reject"
4 hrs
  -> Obrigada, rhandler.

agree  Claudio Mazotti
5 hrs
  -> Obrigada, klausinSP.

agree  Sormane Fitzgerald Gomes
5 hrs
  -> Obrigada, Sormane.

agree  Ana Rita Santiago
14 hrs
  -> Obrigada, anarita.

neutral  Jane Lamb-Ruiz: I just don't understand how you can translate the sentence using the word rejection in this context: For example, rejection of the payment ?? gives the party 30 days to ?? It does not make sense....
17 hrs
  -> Yes, "rejection of the payment". Do a search on Google and you will find this sentence in several organizations and governmental agencies. "Disallow" is another option: "disallowance of payment".

23 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
gloss, glossed


Explanation:
indica uma discordância quanto ao valor ou cabimento de uma despesa cobrada


    Michaelis, ed 2000
hmercer
Brazil