KudoZ home » Portuguese to English » Education / Pedagogy

trazidos à colação

English translation: (that will) be discussed/approached


02:48 Mar 24, 2007
Portuguese to English translations [PRO]
Social Sciences - Education / Pedagogy
Portuguese term or phrase: trazidos à colação
“Conselho Académico: Reunirá mensalmente, de Novembro a Junho, nele participando, para além do Director, apenas os docentes das disciplinas que, em cada sessão, possam ser trazidos à colação.”

Thanks in advance for your help.
Monica Villa
United States
English translation:(that will) be discussed/approached
Explanation:
I think that Thais is right, it is not about colação de grau, but, since it says before, nele participando (which means attending), I believe colação, in this context, has the sense of the subject brought up for discussion.

It would be something like this:

.... besides the director, only the instructors(teachers) from the courses that will be brought to discussion in each session (each meeting).

See that in the colação definition, it can also be 'vir a propósito, which is something like to be brought to discussion'...

colação

Acepções
■ substantivo feminino
ato ou efeito de 3colar
1 ato de estabelecer cotejo; confronto, comparação
2 ato de conferir benefício eclesiástico ou de conceder cargo, título, direito, grau
3 refeição ligeira; consoada
4 Rubrica: bibliologia.
confronto de cópia de um manuscrito com seu original ou com outra cópia, ou do original ou da cópia com as respectivas edições, a fim de facilitar a escolha da edição exata
5 Rubrica: bibliologia.
descrição, num catálogo, das características materiais de uma obra (número de tomos e de páginas, ilustrações, formato etc.)
6 Rubrica: termo jurídico.
restituição, à massa da herança, de valores recebidos antecipadamente por herdeiros, durante a vida do legante, com o objetivo de que haja igualdade nas partilhas


Locuções
trazer à c.
citar a propósito; referir
vir à c.
vir a propósito
vir à c.
vir a propósito


Etimologia
lat. collatìo,ónis 'ajuntamento, reunião, assembléia; contribuição, subscrição; oferenda, oferta, oblação; ação de pôr em comum; comparação, cotejo, confrontação, paralelo; na gram. latina, o grau de comparação; encontro, embate, peleja; discussão, argumentação, disputa; comunicação, conferência, prática, conversa, confidência', do rad. de collatum, supn. de conferre 'ajuntar; dar, conferir, atribuir (prêmio)'; a acp. 'refeição ligeira' provém do fato de que nos antigos mosteiros, após a colação ('conferência, sermão') da noite, iam os monges ao refeitório tomar a última refeição do dia, que, naturalmente, era ligeira, leve, daí o t. passar a significar 'qualquer refeição leve, ligeira'; ver -fer-

Sinônimos
ver sinonímia de refeição


--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2007-03-24 04:45:13 GMT)
--------------------------------------------------

Errata:
.... besides the director, only the instructors(teachers) from the courses that will be brought to discussion in each session (each meeting), should participate.
Selected response from:

Gisele Goldstein
United States
Grading comment
Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3(that will) be discussed/approached
Gisele Goldstein
4attend the meeting
Thais Maria Lips


  

Answers


35 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
attend the meeting


Explanation:
In my opinion it is the best translation. Colação here refers to the "freguesia" but is not related to the Church. It is talking about the professors that will be able to come to the meeting. Não estão falando de colação de gráu.
Difícil de entender e difícil de traduzir. :-)

Thais Maria Lips
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 8

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
(that will) be discussed/approached


Explanation:
I think that Thais is right, it is not about colação de grau, but, since it says before, nele participando (which means attending), I believe colação, in this context, has the sense of the subject brought up for discussion.

It would be something like this:

.... besides the director, only the instructors(teachers) from the courses that will be brought to discussion in each session (each meeting).

See that in the colação definition, it can also be 'vir a propósito, which is something like to be brought to discussion'...

colação

Acepções
■ substantivo feminino
ato ou efeito de 3colar
1 ato de estabelecer cotejo; confronto, comparação
2 ato de conferir benefício eclesiástico ou de conceder cargo, título, direito, grau
3 refeição ligeira; consoada
4 Rubrica: bibliologia.
confronto de cópia de um manuscrito com seu original ou com outra cópia, ou do original ou da cópia com as respectivas edições, a fim de facilitar a escolha da edição exata
5 Rubrica: bibliologia.
descrição, num catálogo, das características materiais de uma obra (número de tomos e de páginas, ilustrações, formato etc.)
6 Rubrica: termo jurídico.
restituição, à massa da herança, de valores recebidos antecipadamente por herdeiros, durante a vida do legante, com o objetivo de que haja igualdade nas partilhas


Locuções
trazer à c.
citar a propósito; referir
vir à c.
vir a propósito
vir à c.
vir a propósito


Etimologia
lat. collatìo,ónis 'ajuntamento, reunião, assembléia; contribuição, subscrição; oferenda, oferta, oblação; ação de pôr em comum; comparação, cotejo, confrontação, paralelo; na gram. latina, o grau de comparação; encontro, embate, peleja; discussão, argumentação, disputa; comunicação, conferência, prática, conversa, confidência', do rad. de collatum, supn. de conferre 'ajuntar; dar, conferir, atribuir (prêmio)'; a acp. 'refeição ligeira' provém do fato de que nos antigos mosteiros, após a colação ('conferência, sermão') da noite, iam os monges ao refeitório tomar a última refeição do dia, que, naturalmente, era ligeira, leve, daí o t. passar a significar 'qualquer refeição leve, ligeira'; ver -fer-

Sinônimos
ver sinonímia de refeição


--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2007-03-24 04:45:13 GMT)
--------------------------------------------------

Errata:
.... besides the director, only the instructors(teachers) from the courses that will be brought to discussion in each session (each meeting), should participate.


Gisele Goldstein
United States
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 16
Grading comment
Obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Henrique Magalhaes
6 hrs
  -> Thanks Henrique!

agree  Zynarra Pereira
12 hrs
  -> Obrigada Zynarra

agree  Denise Miranda
1 day12 hrs
  -> Obrigada Denise