KudoZ home » Portuguese to English » Finance (general)

Norma de Origem NIExxxx

English translation: Rules of Origin


11:35 Dec 23, 2010
Portuguese to English translations [PRO]
Bus/Financial - Finance (general) / A government form for industry applicance accreditation
Portuguese term or phrase: Norma de Origem NIExxxx
The above phrase is on an audit form from the Ministry of Development, Brazil. The form is to do with accrediting standards for industrial/commercial appliances. The only translation I have found so far is "rules of origin", but as this seems more linked to import/export tariffs, I wonder whether there is a specific translation or whether it is just a Standard number. Many thanks in advance for any clarification/help.
Rhona Desmond
United Kingdom
English translation:Rules of Origin
Explanation:
http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=5&menu...
Regras de origem relacionadas a regimes comerciais contratuais - são as dispostas nos tratados comerciais de integração econômica entre países como zonas de livre comércio (ex. North American Free Trade Agreement - NAFTA, assinado em 1992 ; e Acordo de Livre Comércio entre México e União Européia assinado em 1995 e entrou em vigor em julho de 2000 ), união aduaneira (ex. Tratado que estabelece a Comunidade do Caribe e Mercado Comum do Caribe - CARICOM assinado em 1973; Tratado Geral de Integração Econômica Centro Americana - MCCA assinado em 1960 pela Guatemala, El Salvador e Nicarágua ; Acordo Andino de Integração Subregional - CAN assinado em 1996 pela Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela; e Tratado de Assunção - MERCOSUL assinado em 1991), mercado comum, união econômica e integração econômica total .

Regras de origem relacionadas a regimes comerciais autônomos - são programas de estímulo à exportação destinados a facilitar a inserção dos países em desenvolvimento na economia internacional, e a favorecer o desenvolvimento dos países que dele mais necessitam, ou seja, aos países mais pobres. Tem a vantagem de ser um sistema unilateral, ou seja, as preferências comerciais (redução tarifária ou isenção do imposto de importação, e quotas para alguns produtos elegíveis) são concedidas sem reciprocidade, e a conseqüência é a liberalização multilateral das trocas comerciais através do desenvolvimento econômico dos países menos avançados.

http://www.vwv-law.be/publications/ORIGIN_CHAPTER9.pdf


Espero ter ajudado.
Selected response from:

Walter Moura
Brazil
Grading comment
I had also found this reference. Thanks very much to the both of you, the decision was very close, but this was my initial choice.
2 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +1Origin Regulation NIExxxxLuiz Honma
4Rules of OriginWalter Moura


Discussion entries: 1





  

Answers


30 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Rules of Origin


Explanation:
http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=5&menu...
Regras de origem relacionadas a regimes comerciais contratuais - são as dispostas nos tratados comerciais de integração econômica entre países como zonas de livre comércio (ex. North American Free Trade Agreement - NAFTA, assinado em 1992 ; e Acordo de Livre Comércio entre México e União Européia assinado em 1995 e entrou em vigor em julho de 2000 ), união aduaneira (ex. Tratado que estabelece a Comunidade do Caribe e Mercado Comum do Caribe - CARICOM assinado em 1973; Tratado Geral de Integração Econômica Centro Americana - MCCA assinado em 1960 pela Guatemala, El Salvador e Nicarágua ; Acordo Andino de Integração Subregional - CAN assinado em 1996 pela Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela; e Tratado de Assunção - MERCOSUL assinado em 1991), mercado comum, união econômica e integração econômica total .

Regras de origem relacionadas a regimes comerciais autônomos - são programas de estímulo à exportação destinados a facilitar a inserção dos países em desenvolvimento na economia internacional, e a favorecer o desenvolvimento dos países que dele mais necessitam, ou seja, aos países mais pobres. Tem a vantagem de ser um sistema unilateral, ou seja, as preferências comerciais (redução tarifária ou isenção do imposto de importação, e quotas para alguns produtos elegíveis) são concedidas sem reciprocidade, e a conseqüência é a liberalização multilateral das trocas comerciais através do desenvolvimento econômico dos países menos avançados.

http://www.vwv-law.be/publications/ORIGIN_CHAPTER9.pdf


Espero ter ajudado.

Walter Moura
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 14
Grading comment
I had also found this reference. Thanks very much to the both of you, the decision was very close, but this was my initial choice.

5 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
Origin Regulation NIExxxx


Explanation:
as a suggestion.

--------------------------------------------------
Note added at 1 day2 hrs (2010-12-24 14:31:42 GMT)
--------------------------------------------------

On time: I searched about the subject (NIE) and I found these references

http://www.dsaj.gov.mo/EventForm/ContentFileGen.aspx?Rec_Id=...
http://www2.mre.gov.br/unir/webunir/bila/11/artigos/5artigo....

Apparently, it seems that "Norma de Integração Econômica" would fit
much better than the "Norma Interna para Exportação".
I hope this helps a little bit more.

Luiz Honma
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Donna Sandin: "N" surely stands for Norma. A good solution, but might be interesting to find out what NIE expands to
2 hrs
  -> Thank you. Taking the context into account NIE stands for (a guess, anyway) Norma Interna para Exportação, Please, have a look on the Note I added to the answer. Thanks