KudoZ home » Portuguese to English » Law: Contract(s)

surde

English translation: (issue) arises


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Portuguese term or phrase:surde
English translation:(issue) arises
Entered by: tania nogueira

13:52 Apr 4, 2007
Portuguese to English translations [PRO]
Law/Patents - Law: Contract(s) / JURISPRUDENCE
Portuguese term or phrase: surde
se o ato abusivo do gerente não conta com a autorização prévia dos consócios e não foi por estes referendados a posteriori, surde, com relação aos terceiros prejudicados, questão das mais graves...
tania nogueira
Israel
(issue) arises
Explanation:
surdir
[Do fr. ant. sourdre.]
Verbo intransitivo
1.Sair da terra; brotar (água).
2.Emergir, irromper.
3.Aparecer, surgir:
“no céu, ainda claro, a lua, em crescente, surdia, luminosa e doce.” (Pedro Rabelo, A Alma Alheia, p. 194).
4.Mar. Ir adiante, navegando.
Verbo transitivo circunstancial
5.Emergir; sair.
Verbo transitivo indireto
6.Resultar, provir, advir:
Nenhum proveito surdiu de seus esforços;
“Nenhuma dessas sensações [a olfativa, a gustativa e a tátil].... desperta sentimento de beleza. Este surde unicamente das sensações visuais e das sensações auditivas.” (José Oiticica, Curso de Literatura, p. 45).
Fonte: Dicionário Aurélio (CD-ROM)

Dependendo do restante da sentença, pode-se usar "arise from (a particular situation)" e outro ordenamento
Selected response from:

Neyde
Brazil
Grading comment
tks a lot
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5(issue) arisesNeyde
4 +1"appear", "come up"
Marcelo Gonçalves


Discussion entries: 2





  

Answers


1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
"appear", "come up"


Explanation:
"surdir" means exactly the same as "surgir", that is, "to appear"


    Reference: http://www.lusografia.org/carlosdurao/contrastivo-S.htm
Marcelo Gonçalves
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  SONIA VIEIRA: Sonia Vieira
4 hrs
  -> Thanks, Sonia.

6 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
(issue) arises


Explanation:
surdir
[Do fr. ant. sourdre.]
Verbo intransitivo
1.Sair da terra; brotar (água).
2.Emergir, irromper.
3.Aparecer, surgir:
“no céu, ainda claro, a lua, em crescente, surdia, luminosa e doce.” (Pedro Rabelo, A Alma Alheia, p. 194).
4.Mar. Ir adiante, navegando.
Verbo transitivo circunstancial
5.Emergir; sair.
Verbo transitivo indireto
6.Resultar, provir, advir:
Nenhum proveito surdiu de seus esforços;
“Nenhuma dessas sensações [a olfativa, a gustativa e a tátil].... desperta sentimento de beleza. Este surde unicamente das sensações visuais e das sensações auditivas.” (José Oiticica, Curso de Literatura, p. 45).
Fonte: Dicionário Aurélio (CD-ROM)

Dependendo do restante da sentença, pode-se usar "arise from (a particular situation)" e outro ordenamento

Neyde
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 19
Grading comment
tks a lot