KudoZ home » Portuguese to English » Law: Contract(s)

princípio dispositivo

English translation: duty of the parties to present evidence


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Portuguese term or phrase:princípio dispositivo
English translation:duty of the parties to present evidence
Entered by: Michael Powers (PhD)

23:33 Dec 18, 2010
Portuguese to English translations [PRO]
Law/Patents - Law: Contract(s) / Brasil
Portuguese term or phrase: princípio dispositivo
Em razão do princípio dispositivo, que impede o Juíz agir de ofício e do princípio do contraditório, pelo qual é preciso que o autor exponha os fatos para que o réu possa defender-se, objetivando possibilitar a justa e completa prestação jurisdicional requerida, é preciso que o autor narre de modo lógico e comprove os acontecimentos ocorridos, os quais, segundo seu entendimento, geraram a violação do direito dos credores.
Michael Powers (PhD)
United States
Duty of the parties to present evidence
Explanation:
Segundo o princípio dispositivo, cabe às partes (e não ao juiz) especificar quais provas suportam a demanda (ou a defesa). Em outras palavras: o juiz (em regra) não pode agir "ex officio" quanto às provas, devendo, comumente, aguardas a iniciativa do autor e do réu nesse sentido.
Selected response from:

Ivan Rocha, CT
Canada
Grading comment
Obrigado Paul, Marlene e Ivan. As respostas ajudaram muito. Mike :)
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4Duty of the parties to present evidence
Ivan Rocha, CT
3judicial discretion to admit evidencePaul Merriam


Discussion entries: 1





  

Answers


1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
judicial discretion to admit evidence


Explanation:
The case law on the princípio dispositivo in Brazil goes back to Article 130 of the Code of Civil Procedure, which indicates that the decision to determine whether evidence is relevant is the judge's, either sua sponte or at a party's motion. The article does not say that the judge may order gathering of evidence and the case law says that he/she need not order it gathered.


    Reference: http://www.jusbrasil.com.br/topicos/924245/principio-disposi...
    Reference: http://www.clubjus.com.br/?artigos&ver=3.9073
Paul Merriam
Does not meet criteria
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 8

1 day 15 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Duty of the parties to present evidence


Explanation:
Segundo o princípio dispositivo, cabe às partes (e não ao juiz) especificar quais provas suportam a demanda (ou a defesa). Em outras palavras: o juiz (em regra) não pode agir "ex officio" quanto às provas, devendo, comumente, aguardas a iniciativa do autor e do réu nesse sentido.

Ivan Rocha, CT
Canada
Meets criteria
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 176
Grading comment
Obrigado Paul, Marlene e Ivan. As respostas ajudaram muito. Mike :)