KudoZ home » Portuguese to English » Other

desmatação versus desarborização

English translation: clearing of vegetation


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Portuguese term or phrase:desmatação
English translation:clearing of vegetation
Entered by: Elisa Capelão

18:02 Sep 27, 2001
Portuguese to English translations [PRO]
Portuguese term or phrase: desmatação versus desarborização
Procuro a tradução correcta do termo "desmatação".
E já agora qual das traduções é a mais correta para desarborização? Disafforestment, disafforestation or deforestation?
Existe alguma diferença essencial entre os 3?

Muito obrigada!
Elisa Capelão
desmatação= deforestation / desarborização=deforestation or clearing of trees
Explanation:
the first word relates to the forest as a whole, the second one to the trees specifically, not other forest plants


Sexta-feira, 9 de março de 2001
MST é multado em R$ 6 milhões por desmatar área no Paraná

I hope this helps you
Selected response from:

JH Trads
United States
Grading comment
depois de ter tido finalmente uma confirmação por parte do cliente o facto é que que desmatação neste contexto era "clearing of vegetation" e se referia a arbustos, vegetação de pequeno porte. E a desarborização era então a badalada deforestation...
obrigada a todos pela ajuda!
1 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5clear cutting versus selective cutting...
airmailrpl
5deforestation
Vivian
5grubbing, uprooting
Rosemary Polato
4 +1desmatação= deforestation / desarborização=deforestation or clearing of treesJH Trads
4deforestation
Roberto Cavalcanti
4desarborisation & deforestationDrSantos
4deforestationJorge Alvarez Spencer


Discussion entries: 1





  

Answers


44 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
deforestation


Explanation:
The other two words do not exist

Jorge Alvarez Spencer
Argentina
Native speaker of: Native in SpanishSpanish
PRO pts in pair: 22

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
deforestation


Explanation:
tanto para desmatação como para desarborização, a tradução é deforestation.Os outros dois termos não encontrei em nenhum dos dicionários on-line nem nos meus pessoais.
Aqui no Brasil usamos desmatamento com maior freqüência, mas desmatação e desarborização também são usados.
Na minha interpretação, a diferença entre desmatação e desarborização, está em que o primeiro supõe a eliminação de toda planta que esteja um pouco acima do solo e a segunda supõe a eliminação das árvores somente.
Espero ter ajudado.

Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 309

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
desmatação= deforestation / desarborização=deforestation or clearing of trees


Explanation:
the first word relates to the forest as a whole, the second one to the trees specifically, not other forest plants


Sexta-feira, 9 de março de 2001
MST é multado em R$ 6 milhões por desmatar área no Paraná

I hope this helps you



    Reference: http://www.estado.estadao.com.br/editorias/2001/03/09/ger974...
JH Trads
United States
Native speaker of: Native in SpanishSpanish, Native in FrenchFrench
PRO pts in pair: 137
Grading comment
depois de ter tido finalmente uma confirmação por parte do cliente o facto é que que desmatação neste contexto era "clearing of vegetation" e se referia a arbustos, vegetação de pequeno porte. E a desarborização era então a badalada deforestation...
obrigada a todos pela ajuda!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Daniel Marcus
5 hrs
  -> thanks Daniel

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
grubbing, uprooting


Explanation:
Apenas como alternativa, no caso de
ser limpeza de terreno antes da construção ou para plantar:

desmatamento / limpeza de terreno=grubbing and clearing

destocamento (remoção de árvores)=stump grubbing / uprooting
Fonte: Webster's

Rosemary Polato
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 223

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
deforestation


Explanation:
DESFLORESTAMENTO, DESMATAMENTO
deforestation
déforestation, déboisement
deforestación, tala, despale

Destruição, corte e abate indiscriminado de matas e florestas, para comercialização de madeira, utilização dos terrenos para agricultura, pecuária, urbanização, qualquer obra de engenharia ou atividade econômica.
"São derrubadas de grandes quantidades de árvores, sem a reposição devida, e que provocam desfolhamento e intemperismo"

Dic Meio Ambiente

Vivian
United States
PRO pts in pair: 100

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
desarborisation & deforestation


Explanation:
Acredite se quiser, mas as 2 palavras existem - é preciso olhar nos 12 volumes do Oxford Dic. Completo.
DEFORESTATION = é a extinção, voluntária ou accidental de GRANDES "selvas, matas" - a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, as Florestas Tropicais, - GRANDES ÁREAS DE vegetação.
DESARBORISATION (UK) e DESARBORIZATION (USA) - é o corte de algumas poucas árvores de uma área bem menor, por ex. um jardim, um parque.
Ex. "the garden was desarborised to give way to flowers". Ou "desarborizaram" o parque para fazer um lago, etc.
Eu faria essa diferenciação.
DEFORESTATION - a very much used ecological term,
DESARBORISATION - a pedantic usage meaning (a few) "tree-cutting".

DrSantos
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 183

8 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
clear cutting versus selective cutting...


Explanation:
desmatação = clear cutting
desarborização = selective cutting


All logging methods can hurt forest wildlife. But which method is the most damaging? When you clear cut, you make big changes to the forest once every 80 to 100 years. But with some other methods like "selective cutting," you make small changes more often -- say every 10 to 20 years. A scientist at Virginia Tech found that clear cutting was actually easier on salamander
populations than other methods. But other, more mobile species adapt to selective cutting better than clear cutting. The jury is still out on which method is best for biodiversity. But clear cutting may not be as horrible as some people think. [:36]


    Reference: http://www.nsc.org/ehc/minute/em990406.htm
airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 3610