KudoZ home » Portuguese to English » Telecom(munications)

pilhas vs. baterias

English translation: cells vs. batteries


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Portuguese term or phrase:pilhas vs. baterias
English translation:cells vs. batteries
Entered by: rhandler

15:21 Mar 9, 2008
Portuguese to English translations [PRO]
Tech/Engineering - Telecom(munications) / phone user manual
Portuguese term or phrase: pilhas vs. baterias
Hello, could anyone explain the difference between pilhas and baterias as used in a phone, please? e.g. "Este telefone não admite o uso de pilhas. A utilização de pilhas vai provocar danos irreversíveis no telefone." I realise there must a difference but haven't managed to find out what!
thanks in advance.
Jane Ashford
cells vs. batteries
Explanation:
Veja como o site da Panasonic explica a diferença entre uma e outra (http://www.panasonic.com.br/pilhas.asp?A1=100&A2=A):

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PILHA E BATERIA?
A unidade eletroquímica básica capaz de gerar energia elétrica é chamada de célula. A pilha é composta por uma única célula. O termo “bateria” também é adotado para indicar uma única pilha. As baterias, porém, são sistemas compostos pela associação de duas ou mais células conectadas em série (pólo positivo conectado ao pólo negativo) ou paralelas (pólos positivos conectados entre si, e negativos conectados entre si). Entretanto, este termo é comumente utilizado para uma única pilha também.
Dessa forma, as baterias podem fornecer diferentes voltagens e níveis de corrente. Por exemplo, a pilha comum tem uma voltagem de 1,5V. Quando são conectadas em série 6 células de 1,5V, obtém-se uma bateria de 9V, que pode fornecer mais energia de acordo com a demanda do aparelho.



--------------------------------------------------
Note added at 18 mins (2008-03-09 15:40:11 GMT)
--------------------------------------------------

Here's another explanation, from http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=2007112810464...


O QUE É UMA PILHA?

A pilha e a bateria são dispositivos eletroquímicos, fontes de energia. Através de reações químicas que ocorrem no seu interior, elas podem gerar eletricidade para uma série de aparelhos portáteis.

Há dois tipos de pilhas/baterias: A primária é aquela que fornece energia por um período específico de tempo, até que sua reação química chegue ao fim e ela precise ser trocada por uma nova. A secundária, por sua vez, permite ser recarregada muitas vezes. Na recarga, a corrente elétrica entra na bateria no sentido inverso de quando ela está fornecendo energia; dessa forma, seu processo químico é revertido e seus componentes, reconstituídos, o que permite sua reutilização.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PILHA E BATERIA?

A unidade eletroquímica básica capaz de gerar energia elétrica é chamada de célula. A pilha é composta por uma única célula. O termo “bateria” também é adotado para indicar uma única pilha. As baterias, porém, são sistemas compostos pela associação de duas ou mais células conectadas em série (pólo positivo conectado ao pólo negativo) ou paralelas (pólos positivos conectados entre si, e negativos conectados entre si). Entretanto, este termo é comumente utilizado para uma única pilha também.
Dessa forma, as baterias podem fornecer diferentes voltagens e níveis de corrente. Por exemplo, a pilha comum tem uma voltagem de 1,5V. Quando são conectadas em série 6 células de 1,5V, obtém-se uma bateria de 9V, que pode fornecer mais energia de acordo com a demanda do aparelho.
Selected response from:

rhandler
Grading comment
thanks for all your help - the links are great!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1batteriesAmy Duncan
4ordinary batteries / rechargable batteries
Robin Levey
3 +1cells vs. batteriesrhandler
3Electric cell vs battery
Gad Kohenov


Discussion entries: 1





  

Answers


15 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
cells vs. batteries


Explanation:
Veja como o site da Panasonic explica a diferença entre uma e outra (http://www.panasonic.com.br/pilhas.asp?A1=100&A2=A):

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PILHA E BATERIA?
A unidade eletroquímica básica capaz de gerar energia elétrica é chamada de célula. A pilha é composta por uma única célula. O termo “bateria” também é adotado para indicar uma única pilha. As baterias, porém, são sistemas compostos pela associação de duas ou mais células conectadas em série (pólo positivo conectado ao pólo negativo) ou paralelas (pólos positivos conectados entre si, e negativos conectados entre si). Entretanto, este termo é comumente utilizado para uma única pilha também.
Dessa forma, as baterias podem fornecer diferentes voltagens e níveis de corrente. Por exemplo, a pilha comum tem uma voltagem de 1,5V. Quando são conectadas em série 6 células de 1,5V, obtém-se uma bateria de 9V, que pode fornecer mais energia de acordo com a demanda do aparelho.



--------------------------------------------------
Note added at 18 mins (2008-03-09 15:40:11 GMT)
--------------------------------------------------

Here's another explanation, from http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=2007112810464...


O QUE É UMA PILHA?

A pilha e a bateria são dispositivos eletroquímicos, fontes de energia. Através de reações químicas que ocorrem no seu interior, elas podem gerar eletricidade para uma série de aparelhos portáteis.

Há dois tipos de pilhas/baterias: A primária é aquela que fornece energia por um período específico de tempo, até que sua reação química chegue ao fim e ela precise ser trocada por uma nova. A secundária, por sua vez, permite ser recarregada muitas vezes. Na recarga, a corrente elétrica entra na bateria no sentido inverso de quando ela está fornecendo energia; dessa forma, seu processo químico é revertido e seus componentes, reconstituídos, o que permite sua reutilização.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE PILHA E BATERIA?

A unidade eletroquímica básica capaz de gerar energia elétrica é chamada de célula. A pilha é composta por uma única célula. O termo “bateria” também é adotado para indicar uma única pilha. As baterias, porém, são sistemas compostos pela associação de duas ou mais células conectadas em série (pólo positivo conectado ao pólo negativo) ou paralelas (pólos positivos conectados entre si, e negativos conectados entre si). Entretanto, este termo é comumente utilizado para uma única pilha também.
Dessa forma, as baterias podem fornecer diferentes voltagens e níveis de corrente. Por exemplo, a pilha comum tem uma voltagem de 1,5V. Quando são conectadas em série 6 células de 1,5V, obtém-se uma bateria de 9V, que pode fornecer mais energia de acordo com a demanda do aparelho.


rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 52
Grading comment
thanks for all your help - the links are great!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Fernando Guimaraes
5 hrs
  -> Obrigado, Fernando, tenha uma boa semana!

21 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
Electric cell vs battery


Explanation:
The GDT has the same in French.

Gad Kohenov
Israel
Native speaker of: Native in FrenchFrench, Native in HebrewHebrew
PRO pts in category: 4
Notes to answerer
Asker: Thank you!


1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
ordinary batteries / rechargable batteries


Explanation:
The text books tell us that any 'battery' is a set of individual cells, connected together in series or in parallel to provided a higher voltage or current, respectively.

However, the major battery/cell manufacturers use 'battery' also to refer to a single cell - like the standard "D"-type battery often used in flashlamps.

The intended distinction in the context of the source text is no doubt that between 'ordinary' 1.5-V dry batteries (cells) and 1.2-volt rechargable batteries (cells) - which may be exactly the same size and shape and may be inadvertently interchanged. If the user inserts ordinary batteries there are two risks: the voltage may be too high, with consequent damage to the phone's electronic circuits, and/or the batteries may over-heat/explode if the phone is connected to a charger.

Robin Levey
Chile
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 12
Notes to answerer
Asker: thank you!


3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
batteries


Explanation:
In English, battery is the word used at all times for both "pilha" and "battery" - for example, AA batteries, car battery, watch battery, etc. In Portuguese, a distinction is made, but not in English.

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2008-03-09 18:44:21 GMT)
--------------------------------------------------

I should add: USA English. Maybe it's different in the UK.

Amy Duncan
Brazil
Native speaker of: English
PRO pts in category: 2
Notes to answerer
Asker: thank you Amy!


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcelo Gonçalves: Sure!
1 hr
  -> Thanks, Marcelo!

neutral  Robin Levey: What you say is also true for UK English - so how do you propose to translate the source text? - "Don't use batteries - only use batteries'?
17 hrs
  -> I'd probably say: Don't use common batteries, only the ones that came with the phone" or "that are intended for use with the phone" or something like that. I wouldn't say "rechargeable batteries" since there are all sorts of them not suitable for phones.