KudoZ home » Portuguese to French » Law (general)

titulo de habilitaçao

French translation: titre d'agrément


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Portuguese term or phrase:titulo de habilitaçao
French translation:titre d'agrément
Entered by: Sophie Giusti

17:35 Nov 18, 2008
Portuguese to French translations [PRO]
Law/Patents - Law (general)
Portuguese term or phrase: titulo de habilitaçao
O regime estabelecido nos itens anteriores é aplicável, com as necessárias adaptações, à fusão de cooperativas, devendo a XXXX, caso estejam reunidos os pressupostos para a realização da operação, promover as respectivas alterações ao título de habilitação para o exercício da actividade.
(domaine de la radio-diffusion)
Riogirl
titre d'agrément
Explanation:
ou bien "titre d'agrément" aussi, dans un contexte plus général.
Selected response from:

Sophie Giusti
France
Grading comment
merci bcp
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5Carte d'identité professionnelle
maelisa
4titre d'agrément
Sophie Giusti
4carte de presseAClaire Tavares


  

Answers


11 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
carte de presse


Explanation:
Puisqu'on parle de journalisme, je pense qu'il s'agit de la carte de presse ou carte d'identité professionnelle.

AClaire Tavares
Portugal
Native speaker of: French

23 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
titre d'agrément


Explanation:
ou bien "titre d'agrément" aussi, dans un contexte plus général.

Sophie Giusti
France
Specializes in field
Native speaker of: Native in FrenchFrench
PRO pts in category: 99
Grading comment
merci bcp

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
Carte d'identité professionnelle


Explanation:
Artigo 2º
Carteira profissional do jornalista
A "carteira profissional" do jornalista é o documento de identificação do jornalista e de certificação do nome profissional, sendo "título de habilitação" bastante para o exercício da profissão e dos direitos que a lei lhe confere.

Dans ce cas je dirais "carte d'identité professionnelle", sans aller jusqu'à limiter à "carte de presse" car, même si c'est dans le contexte des métier des medias, je ne suis pas sûre qu'il s'agisse d'un journaliste. Si vous êtes sûre que c'est un journaliste vous pouvez dire "carte de presse", mais "carte d'identité professionnelle" serait aussi correct.



Example sentence(s):
  • organisent un concours ouvert à l'ensemble des journalistes de radio, titulaires de la carte professionnelle, sans distinction, quelque soir leur ancienneté dans la profession et salariés d'une radio de langue française.

    Reference: http://www.radioactu.com/actualites-radio/30929/fondation-va...
maelisa
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: je doute, car regarde la phrase suivante, dans le même texte : O título de habilitação para o exercício da actividade contém, designadamente, a denominação e o tipo do serviço de programas a que respeita, a identificação e sede do titular, bem como a área de cobertura e, se for o caso, as frequências e potência autorizadas.

Asker: aussi dans cette phrase : O modelo do título a que se refere o número anterior é aprovado por despacho conjunto dos membros do Governo responsáveis pelas áreas da comunicação social e das comunicações.