traceologia

German translation: Funktion und Funktionsweise archäologischer Funde

Portuguese term or phrase:traceologia
German translation:Funktion und Funktionsweise archäologischer Funde
Entered by: ahartje

17:17 Apr 24, 2018
Portuguese to German translations [PRO]
Science - Archaeology / Fundstücke Muschelhaufen
Portuguese term or phrase: traceologia
Hallo liebe Kollegen!

Nachstehend nochmal eine archäologische Frage:

Ich finde keine dt. Entsprechung für "traceologia", ich finde zwar vereinzelt Treffer für "traseologische Methoden", allerdings nicht wirklich aus
sicheren Quellen. Wäre vielleicht auch Spurenkunde/-analyse denkbar?

Danke! :)


A investigação da emergência da complexidade social no Mesolítico de Muge constituiu o objetivo principal do segundo projeto.
Concretamente os pontos âncora assentam no estudo:
(1) das estratégias de subsistência e de funcionalidade, e sua relação com mudanças sociais e com o desenvolvimento de desigualdades sociais; (2) da distribuição diferenciada de bens de prestígio entre a população, reconhecidos pelo estudo de organização espacial intra e inter sepultura; (3) mudanças e evolução na tecnologia, baseadas na exploração e aquisição de matérias-primas, cadeias operatórias e ***traceologia***, e a relação direta com organização do espaço e transformações diacrónicas bem como na distribuição dos itens de prestigio social; (4) mudanças culturais e físicas na população local, com base na dieta e no ADN.
Carmen Köhler
Germany
Funktion und Funktionsweise archäologischer Funde
Explanation:
Als Beschreibung gemäß:
A Traceologia : Gestos do passado pela objectiva do microscópio
www.arte-coa.pt/Ficheiros/Bibliografia/959/959.pt.pdf
Resumo. A Traceologia é um campo autónomo de investigação que consiste no estudo da função e do modo de funcionamento dos artefactos arqueológicos através da análise das modifi- cações dos bordos e das superfícies, criadas pelo contacto entre o artefacto e o mate- rial trabalhado. Os bordos e superfícies dos ...
Selected response from:

ahartje
Portugal
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4Gebrauchsspurenanalyse
Danik 2014
4Funktion und Funktionsweise archäologischer Funde
ahartje


  

Answers


29 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Funktion und Funktionsweise archäologischer Funde


Explanation:
Als Beschreibung gemäß:
A Traceologia : Gestos do passado pela objectiva do microscópio
www.arte-coa.pt/Ficheiros/Bibliografia/959/959.pt.pdf
Resumo. A Traceologia é um campo autónomo de investigação que consiste no estudo da função e do modo de funcionamento dos artefactos arqueológicos através da análise das modifi- cações dos bordos e das superfícies, criadas pelo contacto entre o artefacto e o mate- rial trabalhado. Os bordos e superfícies dos ...

ahartje
Portugal
Native speaker of: Native in GermanGerman, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Gebrauchsspurenanalyse


Explanation:




"Die Gebrauchsspurenanalyse befasst sich mit der Abnutzung von prähistorischen Stein- und Knochenwerkzeugen durch deren täglichen Gebrauch. Unter dem Mikroskop sind die Spuren der ursprünglichen Verwendung der Steinwerkzeuge erkennbar und erlauben es so spezifische handwerkliche Tätigkeiten zu bestimmen."

https://forschdb2.unibas.ch/inf2/rm_projects/object_view.php...



Danik 2014
Brazil
Native speaker of: Native in GermanGerman, Native in PortuguesePortuguese