KudoZ home » Portuguese to Spanish » Law: Contract(s)

pessoalidade

Spanish translation: naturaleza / indole


21:46 Dec 13, 2005
Portuguese to Spanish translations [Non-PRO]
Science - Law: Contract(s)
Portuguese term or phrase: pessoalidade
A qué se refiere este término en el ámbito del derecho de trabajo?
ONIROS --
Spanish translation:naturaleza / indole
Explanation:
Parece que esto sea el significado de "pessoalidade" en portugues, en el contexto legal.

Vease las referencias.

Suerte.
Selected response from:

Robert Forstag
United States
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3personalidad
Sara Daitch
4 +3personalidadrhandler
2 -1naturaleza / indoleRobert Forstag


  

Answers


10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
personalidad


Explanation:
Estimado Luis,
Encontré la siguiente definición para "pessoalidade".

PESSOALIDADE – Este requisito quer dizer que o contrato é feito em virtude das qualificações pessoais do empregado, ou seja, é intuito personal, não admitindo que haja substituição do contratado.

Saludos,
Sara

Sara Daitch
Argentina
Native speaker of: Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sonia López Grande
0 min

agree  María Leonor Acevedo-Miranda: (Do lat. personále-, «pessoal» +-i-+-dade)
19 mins

agree  Egmont
15 hrs

15 mins   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5 peer agreement (net): -1
naturaleza / indole


Explanation:
Parece que esto sea el significado de "pessoalidade" en portugues, en el contexto legal.

Vease las referencias.

Suerte.


    www.unipro.es/editorial/35-7.pdf - 94k
    Reference: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-690...
Robert Forstag
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  María Leonor Acevedo-Miranda: No lo es. En portugués significa qualidade do que é pessoal
16 mins

18 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
personalidad


Explanation:
Veja esta explicação, de http://www.coladaweb.com/direito/trabalho.htm

"Quais os elementos fundamentais, obrigatórios, para a caracterização de empregado? Quais os elementos acidentais ou facultativos?
Os fundamentos são: >>pessoalidade<<, subordinação, onerosidade e permanência.
Pessoalidade: decorre da subordinação, a prestação de trabalho é intuitu personae, o Contrato de Trabalho é firmado em função do potencial útil oferecido pelo trabalhador."

Ou seja, o Contrato é firmado com aquela pessoa, nenhuma outra. O termo é sinônimo de "personalidade", em português, assim definido pelo Aurelio:

Pessoalidade
[De pessoal + -(i)dade.]
S. f.
1. Personalidade (1).

E, em personalidade (1):

[Do lat. tard. personalitate.]
S. f.
1. Caráter ou qualidade do que é pessoal; pessoalidade.

Compare com o que diz o DRAE:

personalidad.
(De personal).
1. f. Diferencia individual que constituye a cada persona y la distingue de otra.
2. f. Conjunto de características o cualidades originales que destacan en algunas personas. Andrés es un escritor con personalidad.
3. f. Persona de relieve, que destaca en una actividad o en un ambiente social. Al acto asistieron el gobernador y otras personalidades.
4. f. Inclinación o aversión que se tiene a una persona, con preferencia o exclusión de las demás.
5. f. Dicho o escrito que se contrae a determinadas personas, en ofensa o perjuicio de las mismas.
6. f. Der. Aptitud legal para intervenir en un negocio o para comparecer en juicio.
7. f. Der. Representación legal y bastante con que alguien interviene en él.
8. f. Fil. Conjunto de cualidades que constituyen a la persona o sujeto inteligente.




rhandler
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 107

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  María Leonor Acevedo-Miranda: ya PERO sugerido antes... (Do lat. personále-, «pessoal» +-i-+-dade)
10 mins
  -> Gracias, Leonor. Si, la búsqueda de informaciones detalladas para contestar al pedido de Luís Mena me tomó tiempo. No había ninguna respuesta cuando empezé a contestar.

agree  Rosa Maria Duenas Rios
22 mins
  -> Gracias, Rosa Maria

agree  Egmont
14 hrs
  -> Gracias, avrvm.