pagos

Portuguese translation: áreas

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:pagos
Portuguese translation:áreas
Entered by: Elcio Carillo

14:08 Apr 11, 2016
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Agriculture / Vinhos
Spanish term or phrase: pagos
Plantó XXX hectáreas de viñedo divididas en 7 pagos en los que se plantaron hasta 8 clones distintos de Tinta Fina,
Elcio Carillo
Brazil
áreas
Explanation:
Diria assim em PT(pt)...
Selected response from:

Teresa Borges
Portugal
Grading comment
Muito obrigado!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1áreas
Teresa Borges
3 +1regiões demarcadas/regiões vínicolas protegidas
expressisverbis


  

Answers


21 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
áreas


Explanation:
Diria assim em PT(pt)...

Teresa Borges
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16
Grading comment
Muito obrigado!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf
14 mins
  -> Obrigada, Claudio!

neutral  Luiz Barucke: Ao menos na Argentina, dizem "pagos" para lugar de origem. Não conhecia esse uso (tampouco os argentinos que acabo de consultar:). Por associação e considerando a frase, creio que áreas poderia ser.
1 day 12 hrs

7 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
regiões demarcadas/regiões vínicolas protegidas


Explanation:
https://es.wikipedia.org/wiki/Vino_de_Pago

A Denominação de Origem Controlada (DOC) é o sistema de denominação de origem protegida utilizado para vinhos, queijos, manteigas e produtos agrícolas portugueses. Para além de proteger a designação de origem, a DOC também procura assegurar o nível qualitativo dos vinhos associados a determinada região, designadamente estabelecendo as castas autorizadas e recomendadas, os métodos de vinificação, o teor alcoólico mínimo, os rendimentos por hectare e os período de envelhecimento em garrafa ou em cascos de carvalho. Para garantir o cumprimento das normas estabelecidas, os produtores têm que submeter amostras dos seus vinhos às comissões vitivinícolas regionais.[12]

Portugal foi o segundo país do mundo a criar uma região vinícola protegida, foi a Região Demarcada do Douro, criada em 1756 pelo Marquês de Pombal para assegurar a qualidade do Vinho do Porto.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Denominação_de_Origem

--------------------------------------------------
Note added at 8 mins (2016-04-11 14:16:45 GMT)
--------------------------------------------------

"Vinícolas" e não "vínicolas". Perdão pelo lapso.

--------------------------------------------------
Note added at 2 days6 hrs (2016-04-13 21:01:40 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

De nada, Elcio!
Segue mais informação que esqueci de complementar sobre a palavra em latim "pagus; -i":

1.marco que se enfia na terra para delimitar uma propriedade
2.demarcação
3.povoado; aldeia
4.pago
https://pt.wiktionary.org/wiki/pagus


expressisverbis
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 15
Notes to answerer
Asker: Muito obrigado expressisverbis. Acabei optando por áreas, mas sua sugestão e referências foram muito úteis!


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Agata Costa
1 day 9 hrs
  -> Obrigada Agata.




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search