pechinas

Portuguese translation: pendentes

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:pechinas
Portuguese translation:pendentes
Entered by: João de Andrade

20:05 Jan 21, 2012
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Architecture / VER CONTEXTO
Spanish term or phrase: pechinas
Olá a todos,

Pt (Pt)

"pechinas"

Pelo que percebi, são os triângulos curvílíneos na chave da cúpula.

Obrigada a todos.
Maria Soares
Spain
pendentes
Explanation:


Rubrica: arquitetura:

"um dos apoios, na forma de uma seção triangular de uma superfície curvilínea, colocados nos ângulos de muros em acabamento arqueado, e que fazem a transição da base circular de uma cúpula para os suportes em planta quadrangular; penacho [Criada pela arquitetura bizantina dos sV e VI, a solução da cúpula sobre pendentes seria us. por quase toda a arquitetura religiosa posterior, cristã e islâmica, e tb. pela arquitetura civil.]"

Fonte: Dicionário Houaiss

--------------------------------------------------
Note added at 20 horas (2012-01-22 16:38:30 GMT)
--------------------------------------------------

Sim, pode ser pendente ou penacho:

"penacho
Derivação: por analogia. Rubrica: arquitetura.
m.q. pendente ('seção triangular')"



Fonte: Dicionário Houaiss

--------------------------------------------------
Note added at 20 horas (2012-01-22 16:44:28 GMT)
--------------------------------------------------

Olá Maria,
infelizmente creio que não existe um link para o Dicionário Houaiss. Tenho o dicionário instalado no computador.
Selected response from:

João de Andrade
Germany
Grading comment
Muito obrigada.
Um abraço.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5pendentes
João de Andrade
4pendentivos
Teresa Borges


Discussion entries: 1





  

Answers


19 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
pendentivos


Explanation:
Diz-se assim em PT(pt), ver Dicoionário ES-PT da Porto Editora...

Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 32

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
pendentes


Explanation:


Rubrica: arquitetura:

"um dos apoios, na forma de uma seção triangular de uma superfície curvilínea, colocados nos ângulos de muros em acabamento arqueado, e que fazem a transição da base circular de uma cúpula para os suportes em planta quadrangular; penacho [Criada pela arquitetura bizantina dos sV e VI, a solução da cúpula sobre pendentes seria us. por quase toda a arquitetura religiosa posterior, cristã e islâmica, e tb. pela arquitetura civil.]"

Fonte: Dicionário Houaiss

--------------------------------------------------
Note added at 20 horas (2012-01-22 16:38:30 GMT)
--------------------------------------------------

Sim, pode ser pendente ou penacho:

"penacho
Derivação: por analogia. Rubrica: arquitetura.
m.q. pendente ('seção triangular')"



Fonte: Dicionário Houaiss

--------------------------------------------------
Note added at 20 horas (2012-01-22 16:44:28 GMT)
--------------------------------------------------

Olá Maria,
infelizmente creio que não existe um link para o Dicionário Houaiss. Tenho o dicionário instalado no computador.

João de Andrade
Germany
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
Muito obrigada.
Um abraço.
Notes to answerer
Asker: Olá jandrade, Segundo entendi, também pode ser um penacho. Não é verdade? Existe algum link para os Dicionários Houaiss on-line? Muito obrigada.





The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search