a medios rumbos

Portuguese translation: direções intermediárias / ângulo 45º

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:a medios rumbos
Portuguese translation:direções intermediárias / ângulo 45º
Entered by: Carla Lopes

10:57 Apr 6, 2018
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Architecture
Spanish term or phrase: a medios rumbos
El trazado de la ciudad, que se llamó originalmente San Felipe y Santiago de Montevideo, fue realizado por Pedro Millán.
Las manzanas fueron delineadas según las Leyes de Indias, a medios rumbos y en ángulos rectos.
Carla Lopes
Portugal
direções intermediárias
Explanation:

Pelo que pesquisei, "medios rumbos" diz respeito à orientação, não ao formato das quadras/quarteirões. As quadras seguem uma orientação intermediária, ou seja, não são a 90° - estariam mais próximas de um ângulo de 45°.

http://www.fadu.edu.uy/iha/files/2013/06/Carmona-Gómez_Proce...
...orientadas a medios rumbos...
(dê um localizar por "rumbos" e veja as ocorrências - vai ficar claro que a ideia é essa)

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2018-04-06 12:20:55 GMT)
--------------------------------------------------

rumbo = course, direction (rumo, direção):
http://www.spanishdict.com/translate/rumbo

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2018-04-06 12:22:19 GMT)
--------------------------------------------------

rumbo, no contexto de topografia:
https://es.wikipedia.org/wiki/Rumbo
El rumbo es la dirección considerada en el plano del horizonte y, principalmente, cualquiera de las comprendidas en el meridiano.

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2018-04-06 12:23:45 GMT)
--------------------------------------------------

IMO, este link aqui deixa poucas dúvidas:
http://www.chasque.net/frontpage/relacion/0206/uruguay.htm
Mientras en el caso de la ciudad-puerto la rígida cuadrícula en damero estaba orientada a "rumbo entero", es decir, según los ejes cardinales, en la ciudad mediterránea, se disponía a "medios rumbos", lo cual implicaba, con respecto al caso anterior, un giro de 45 grados.
Selected response from:

Matheus Chaud
Brazil
Grading comment
Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2direções intermediárias
Matheus Chaud
4em meios romboedros
Antonio Tomás Lessa do Amaral
3 +1em semi-losangos
Ana Vozone
3com vias dispostas de forma paralela e ortogonal
jorges


Discussion entries: 1





  

Answers


17 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
em semi-losangos


Explanation:
Conforme mostra a imagem do seu texto, logo acima do local onde começam os vídeos.

http://www.enlacesuruguayos.com/fundacion.htm

Ana Vozone
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Yolanda Sánchez
20 mins
  -> Obrigada, Yolanda!

17 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
em meios romboedros


Explanation:
https://www.priberam.pt/dlpo/romboedro

--------------------------------------------------
Note added at 19 mins (2018-04-06 11:17:07 GMT)
--------------------------------------------------

https://pt.wikipedia.org/wiki/Romboedro

Antonio Tomás Lessa do Amaral
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
direções intermediárias


Explanation:

Pelo que pesquisei, "medios rumbos" diz respeito à orientação, não ao formato das quadras/quarteirões. As quadras seguem uma orientação intermediária, ou seja, não são a 90° - estariam mais próximas de um ângulo de 45°.

http://www.fadu.edu.uy/iha/files/2013/06/Carmona-Gómez_Proce...
...orientadas a medios rumbos...
(dê um localizar por "rumbos" e veja as ocorrências - vai ficar claro que a ideia é essa)

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2018-04-06 12:20:55 GMT)
--------------------------------------------------

rumbo = course, direction (rumo, direção):
http://www.spanishdict.com/translate/rumbo

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2018-04-06 12:22:19 GMT)
--------------------------------------------------

rumbo, no contexto de topografia:
https://es.wikipedia.org/wiki/Rumbo
El rumbo es la dirección considerada en el plano del horizonte y, principalmente, cualquiera de las comprendidas en el meridiano.

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2018-04-06 12:23:45 GMT)
--------------------------------------------------

IMO, este link aqui deixa poucas dúvidas:
http://www.chasque.net/frontpage/relacion/0206/uruguay.htm
Mientras en el caso de la ciudad-puerto la rígida cuadrícula en damero estaba orientada a "rumbo entero", es decir, según los ejes cardinales, en la ciudad mediterránea, se disponía a "medios rumbos", lo cual implicaba, con respecto al caso anterior, un giro de 45 grados.

Matheus Chaud
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16
Grading comment
Obrigada!
Notes to answerer
Asker: Tem TODA a razão! É mesmo isso! Fui agora ver mais referências e é realmente essa a explicação. MUITO OBRIGADA!


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  expressisverbis: https://www.infopedia.pt/dicionarios/espanhol-portugues/rumb...
47 mins
  -> Obrigado, Sandra! Agradeço o link também.

agree  David Boldrin
3 hrs
  -> Obrigado, David!

5 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
com vias dispostas de forma paralela e ortogonal


Explanation:
vias dispostas de forma paralela e ortogonal com ângulos de 90º/e em ângulos retos

jorges
PRO pts in category: 4




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search