biforias

Portuguese translation: ajimez; aximez

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:biforia
Portuguese translation:ajimez; aximez
Entered by: Matheus Chaud

12:42 Jun 1, 2018
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Architecture / Arquitetura/História
Spanish term or phrase: biforias
El carácter goticista de la obra lo aporta el trono, decorado con marquetería de madera de ventanas biforias apuntadas y rematado por arcos entre gabletes, de los que pende una tela de influencia francesa a la que se incorporan en su ornato inscripciones, cuadros ajedrezados y cuadrifolios, motivo por lo que se configuró como una de las obras de mayor repercusión en la pintura toscana de la época.
Carla Lopes
Portugal
ajimez; aximez
Explanation:

Em italiano:
https://it.wikipedia.org/wiki/Bifora

biforium:
https://pl.wikipedia.org/wiki/Biforium

biforium = ajimez (nome mais popular em espanhol):
https://es.wikipedia.org/wiki/Ajimez

ajimez (em português):
https://www.priberam.pt/dlpo/ajimez
Janela com a parte superior em arco e dividida em partes iguais por um colunelo perpendicular ao parapeito.Ver imagem = AXIMEZ
Selected response from:

Matheus Chaud
Brazil
Grading comment
Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2ajimez; aximez
Matheus Chaud
3 +2geminadas
expressisverbis


Discussion entries: 8





  

Answers


23 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
biforia
ajimez; aximez


Explanation:

Em italiano:
https://it.wikipedia.org/wiki/Bifora

biforium:
https://pl.wikipedia.org/wiki/Biforium

biforium = ajimez (nome mais popular em espanhol):
https://es.wikipedia.org/wiki/Ajimez

ajimez (em português):
https://www.priberam.pt/dlpo/ajimez
Janela com a parte superior em arco e dividida em partes iguais por um colunelo perpendicular ao parapeito.Ver imagem = AXIMEZ

Matheus Chaud
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20
Grading comment
Obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  expressisverbis: "Ajimez" em pt-pt.
11 mins
  -> Obrigado, Sandra!

agree  Teresa Borges: ajimez em PT(pt), ver discussão...
4 hrs
  -> Obrigado, Teresa!

38 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +2
geminadas


Explanation:
Para além das referências na discussão, pode traduzir como "janela em ajimez" só, tal como o colega indicou, "janel em mainel", ou então como "janelas geminadas".

El primer piso se alternan biforias 5 (pequeñas ventanas divididas por columnas) eso da la impresión de monumentalidad escenográfica.
5 Ventana formada por dos vanos geminados, y coronada por un arco de medio punto.
https://asiaviewersdotcom.files.wordpress.com/2016/01/arte-i...

Fresta - Vão de janela de abertura muito pequena servindo normalmente para ventilação.
https://arteepatrimonio.blogs.sapo.pt/9517.html

"São de salientar nesse contexto de influência árabe, além dos arcos em ferradura, as suas janelas em ajimez (janelas geminadas) que são, aliás, as únicas da Alta Idade em Portugal. É, também, desse estilo atualmente em Portugal."
https://www.cm-oliveiradohospital.pt/index.php/turismo/patri...

https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/ajime...

expressisverbis
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Matheus Chaud
45 mins
  -> Obrigada Matheus.

agree  Alcinda Marinho
4 hrs
  -> Obrigada Alcinda.




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search