aquelarre

Portuguese translation: convenção (de bruxos)

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:aquelarre
Portuguese translation:convenção (de bruxos)

04:57 Jun 14, 2019
    The asker opted for community grading. The question was closed on 2019-06-17 19:54:07 based on peer agreement (or, if there were too few peer comments, asker preference.)


Spanish to Portuguese translations [PRO]
Cinema, Film, TV, Drama / series, filmes
Spanish term or phrase: aquelarre
AMERICAN HORROR STORY
Una serie de antología centrada en diferentes personajes y lugares, incluida una casa con un pasado asesino, un manicomio, un aquelarre de brujas, un espectáculo alocado, un hotel, una granja poseída y un culto.
Annoni
convenção (de bruxos)
Explanation:
Sug.
Selected response from:

Ulisses Pasmadjian
Argentina
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4convenção (de bruxos)
Ulisses Pasmadjian
5 +1clã
Andrea Pilenso
4conventículo (de bruxas)
Alcinda Marinho
4sabá
Oliveira Simões
3conciliábulo (de bruxas)
Ana Vozone


  

Answers


14 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
convenção (de bruxos)


Explanation:
Sug.

Ulisses Pasmadjian
Argentina
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Borges
2 hrs
  -> Obrigado, Teresa. mais uma vez!

agree  Paulo Gasques
8 hrs
  -> Obrigado, Paulo!

agree  expressisverbis
15 hrs
  -> Obrigado, Expressisverbis!

agree  Maria da Glória
2 days 13 hrs
  -> Obrigado, Maria da Glória!

2 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
conciliábulo (de bruxas)


Explanation:
Mais uma sugestão e bastantes exemplos ...

https://www.google.pt/search?source=hp&ei=8k0DXc89pPKXBOTXjN...

Example sentence(s):
  • As duas fazem parte de um Conciliábulo (de bruxas) e têm toda uma rotina (de bruxa) a cumprir: muito feitiço, voos de vassoura e ataques
  • Enquanto Bafinhaca arma seu revide mágico, o leitor mirim vai descobrir o que é um conciliábulo de bruxas e como funciona a rotina dessas

    Reference: http://books.google.pt/books?id=R5RRDwAAQBAJ&pg=PT87&lpg=PT8...
Ana Vozone
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

5 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
clã


Explanation:
https://mixdeseries.com.br/critica-american-horror-story-ret...

https://cinepop.com.br/american-horror-story-apocalypse-novo...

American Horror Story: Apocalypse' trouxe o clã de bruxas de Coven, mas os fãs sentiram a falta de uma delas que não havia aparecido até o sexto episódio.

Andrea Pilenso
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Alejandra Vuotto
1 hr
  -> Muito obrigada, Alejandra!

6 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
sabá


Explanation:
aquelarre: Reunión nocturna de brujas y brujos.
Origem:
Préstamo (s. XIX) del vasco akelarre 'prado del macho cabrío', compuesto de aker 'cabrón' y larre 'prado', por la creencia de que el demonio aparece bajo la forma de este animal en la ceremonia. Experimentó un cambio de significado, designando primero el lugar donde se reunían las brujas y por metonimia la reunión de estas.
https://www.lexico.com/es/definicion/aquelarre

sabá: Segundo crença medieval, reunião de bruxos à meia-noite de sábado sob a direção de Satanás - http://www.aulete.com.br/sabá

"Na Europa da época, havia a crença de que as bruxas e curandeiros eram auxiliados por entidades sobrenaturais conhecidos como espíritos familiares, que assumiam forma terrena, geralmente tendo a aparência de ambos os seres humanos ou animais. Elas costumeiramente viajavam para uma reunião noturna conhecida como sabá, onde adoravam o diabo, festejavam, e cometiam vários pecados."
hhttps://www.infoescola.com/historia/caca-as-bruxas/


--------------------------------------------------
Note added at 6 hrs (2019-06-14 11:44:43 GMT)
--------------------------------------------------

Penso que há exageros nestas descrições. Hoje sabemos que, historicamente, "pintaram o diabo" mais feio do que ele é para justificar as atrocidades contra os bruxos e bruxas (wiccas), Trabalhei com uma "wicca" (colega de trabalho) e confesso que ela não tinha nada de mal. Uma das maiores escritoras da literatura brasileira (Clarice Lispector) participou de congresso de bruxas. Mais sobre a wicca para quem quiser explorar o tema: https://pt.wikipedia.org/wiki/Wicca

Oliveira Simões
United States
Works in field
Native speaker of: Portuguese





The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search