Qué marrón

Portuguese translation: Que merda é essa?

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase: Qué marrón
Portuguese translation:Que merda é essa?
Entered by: Bruno Dutra

16:49 Jan 4, 2021
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Cinema, Film, TV, Drama
Spanish term or phrase: Qué marrón
Qué marrón ahora.

?

Mas o que é isso agora?

Mas que merda é essa agora?

O que houve ?

Situação de surpresa diante de uma barreira policial
Bruno Dutra
Que merda é essa?
Explanation:
marron - (argot) Cosa o situación incómoda o desagradable; (adj.) del color castaño
https://es.thefreedictionary.com/marrón

"No encuentro ningún caso de la expresión en el CORDE, y en el CREA el más antiguo es de 1995. No parece que sea demasiado antigua. – Charlie♦ Mar 1 '20 at 21:01
sabes cómo surgió, suena a 'comerse la mierda' por el color y demás, pero espero que no sea así." - https://spanish.stackexchange.com/questions/33168/origen-de-...
Selected response from:

Oliver Simões
United States
Grading comment
3 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3Agora complicou!
Matheus Chaud
4Que confusão/embrulhada/trapalhada/alhada
expressisverbis
4Fodeu
Posted via ProZ.com Mobile
Filipe Nascimento
4Mas que merda
Augusto Rochadel
4Sujou!
Danilo Fonseca
4Que bronca!
Teresa Borges
3Que merda é essa?
Oliver Simões


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Mas que merda


Explanation:
Eu diria assim.

Augusto Rochadel
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 36

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Que bronca!


Explanation:
Diria assim ou em alternativa usaria a expressão: "Era só o que faltava!"...

Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
Qué marrón
Agora complicou!


Explanation:
https://www.spanishdict.com/translate/marrón
¡qué marrón!
= what a pain!


--------------------------------------------------
Note added at 7 mins (2021-01-04 16:57:06 GMT)
--------------------------------------------------

Obs.: nos dicionários que vi, a expressão não consta como vulgar - apenas como coloquial :)

Matheus Chaud
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Felipe Tomasi: Todas as alternativas são boas, mas gostei mais dessa, menos "boca-suja".
42 mins
  -> Obrigado, Felipe!

agree  Décio Adams
1 hr
  -> Obrigado, Décio!

agree  Diana Salama: Se for para o Brasil, optaria por esta.
3 hrs
  -> Obrigado, Diana!

11 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
Qué marrón?
Que merda é essa?


Explanation:
marron - (argot) Cosa o situación incómoda o desagradable; (adj.) del color castaño
https://es.thefreedictionary.com/marrón

"No encuentro ningún caso de la expresión en el CORDE, y en el CREA el más antiguo es de 1995. No parece que sea demasiado antigua. – Charlie♦ Mar 1 '20 at 21:01
sabes cómo surgió, suena a 'comerse la mierda' por el color y demás, pero espero que no sea así." - https://spanish.stackexchange.com/questions/33168/origen-de-...

Oliver Simões
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 5

20 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Fodeu


Explanation:
Bom, uma alternativa...
Desculpem o palavreado (rs)

Filipe Nascimento
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

36 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Que confusão/embrulhada/trapalhada/alhada


Explanation:
informal Spain
1Problema, cosa que resulta muy molesta o desagradable.

nos hemos metido en un buen marrón
https://www.lexico.com/es/definicion/marron

https://www.infopedia.pt/dicionarios/espanhol-portugues/marr...

Há várias formas de dizer isto.
Ex. Que (grande) alhada!
PT-PT.

expressisverbis
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

39 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Sujou!


Explanation:
Ou, como se diz popularmente cada vez mais, "deu ruim!".

Danilo Fonseca
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search