frayulas

Portuguese translation: surimi de angula

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:frayulas
Portuguese translation:surimi de angula
Entered by: Ana Vozone

20:05 Jun 29, 2017
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Cooking / Culinary
Spanish term or phrase: frayulas
frayulas en aceite
Manuela Domingues
Portugal
surimi de angula
Explanation:
Frayulas al Ajillo en Aceite. La frayula (o gula) es un surimi de la angula, de la que toma su forma.

As angulas são "crias" de enguia.
Frayula é um produto processado, é um nome "inventado". ;)

Surimi é o termo utilizado no Celex:
A taxa aduaneira relativa ao surimi destinado à transformação do código NC ex 0304 90 05 é reduzida para 3,5 % por um período indeterminado.

http://es.thefreedictionary.com/angula
Selected response from:

Ana Vozone
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1surimi de angula
Ana Vozone
3enguias
expressisverbis


Discussion entries: 6





  

Answers


19 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
surimi de angula


Explanation:
Frayulas al Ajillo en Aceite. La frayula (o gula) es un surimi de la angula, de la que toma su forma.

As angulas são "crias" de enguia.
Frayula é um produto processado, é um nome "inventado". ;)

Surimi é o termo utilizado no Celex:
A taxa aduaneira relativa ao surimi destinado à transformação do código NC ex 0304 90 05 é reduzida para 3,5 % por um período indeterminado.

http://es.thefreedictionary.com/angula

Ana Vozone
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Borges: angula = meixão (Nome dado aos juvenis da enguia, em particular da enguia-europeia, alongados e transparentes, antes da sua segunda metamorfose)
1 hr
  -> Obrigada, Teresa!

11 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
enguias


Explanation:
Frayulas al Ajillo en Aceite
La frayula (o gula) es un surimi de la angula, de la que toma su forma.
https://www.yocomo.net/en/ficha/id/675/frayulas-ajillo-aceit...

gula2

Acort. de angula, infl. por gula1.
1. f. Sucedáneo de angula.
http://dle.rae.es/?id=JseCx12|JshyEKq

--------------------------------------------------
Note added at 27 mins (2017-06-29 20:32:56 GMT)
--------------------------------------------------

Dê uma vista de olhos a esta discussão. É interessante e há diferenças:

"Se é o que eu penso, suponho que sejam enguias muito pequeninas às quais os espanhóis chama "la gula" e mais comummente conhecida como "la Gula del Norte", não?

Cuidado com a confusão entre gulas e angulas, sobretudo nas embaladas em latas. É que Gulas são coisas artificiais feitas daquela coisa que parece farinha (delicias do mar) chamada surimi e angulas são mesmo as enguias minúsculas."

http://www.novacritica-vinho.com/forum/viewtopic.php?t=356&s...

--------------------------------------------------
Note added at 30 mins (2017-06-29 20:36:18 GMT)
--------------------------------------------------

Do que entendi: Fra + yula = forma + gula (angula)

"Anguilla" é o nome em latim para enguia. As "frayulas" suponho que seriam "enguias bebés".

expressisverbis
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search