chef al uso

Portuguese translation: chef da moda

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:chef al uso
Portuguese translation:chef da moda
Entered by: Carla Lopes

17:03 Aug 7, 2019
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Cooking / Culinary
Spanish term or phrase: chef al uso
Rafa Peña no es un chef al uso: predica con el ejemplo y cumple a rajatabla con su filosofía de cocina mediterránea, basada en esos grandes productos y técnicas poco invasivas para dar vida a unos platos que triunfan por su intenso sabor.
Carla Lopes
Portugal
chef da moda
Explanation:
Diria assim em PT(pt), ver:

O presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira preparou um discurso extenso - que acabaria por encurtar (estavam todos ansiosos por provar o sável em escabeche preparado por um chef da moda) - na abertura do dia do concelho na Bolsa de Turismo de Lisboa.
https://omirante.pt/semanario/2017-03-23/guarda-rios/2017-03...

--------------------------------------------------
Note added at 9 mins (2019-08-07 17:13:19 GMT)
--------------------------------------------------

Ver: https://www.infopedia.pt/dicionarios/espanhol-portugues/usos

1.
(utilización) uso, utilização feminino
2.
(utilidad) uso, utilidade feminino
tener muchos usos
ter muitos usos
3.
(costumbre) uso, costume, hábito
al uso
da moda

--------------------------------------------------
Note added at 10 mins (2019-08-07 17:13:41 GMT)
--------------------------------------------------

https://www.infopedia.pt/dicionarios/espanhol-portugues/usos
Selected response from:

Teresa Borges
Portugal
Grading comment
Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1chef da moda
Teresa Borges
4chefe em voga
Oliveira Simões
4chef típico
Juliana Machado de Souza
4(um simples) chef de cozinha
Andrea Pilenso
4chef improvisado
Branca Amado
4não é um chef tradicional
Yolanda Sánchez
Summary of reference entries provided
al uso
Oliveira Simões

  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
não é um chef tradicional


Explanation:
quer dizer que trabalha de uma forma particular

Yolanda Sánchez
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in SpanishSpanish, Native in PortuguesePortuguese

7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
chef improvisado


Explanation:
O texto explica que sua técnica é disciplinada

Branca Amado
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
(um simples) chef de cozinha


Explanation:
https://www.expansion.com/emprendedores-empleo/desarrollo-ca...

"Los cocineros, los grandes protagonistas
Entre las categorías analizadas por PayScale, destacan los cocineros, presentes en dos ocasiones en el ránking de profesionales con más autoestima. Los mejor situados son los "chefs privados", un trabajo que está de moda, para dejar en segundo lugar a lo que popularmente se conoce como un chef al uso o un jefe de cocina. ¿La diferencia? Los privados son cocineros contratados por una familia o por una persona a tiempo completo, cuya función es preparar las comidas del día. Además, en ocasiones se encargan también de hacer la compra, servir la comida y recoger todo y limpiar la cocina."

Andrea Pilenso
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
chef da moda


Explanation:
Diria assim em PT(pt), ver:

O presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira preparou um discurso extenso - que acabaria por encurtar (estavam todos ansiosos por provar o sável em escabeche preparado por um chef da moda) - na abertura do dia do concelho na Bolsa de Turismo de Lisboa.
https://omirante.pt/semanario/2017-03-23/guarda-rios/2017-03...

--------------------------------------------------
Note added at 9 mins (2019-08-07 17:13:19 GMT)
--------------------------------------------------

Ver: https://www.infopedia.pt/dicionarios/espanhol-portugues/usos

1.
(utilización) uso, utilização feminino
2.
(utilidad) uso, utilidade feminino
tener muchos usos
ter muitos usos
3.
(costumbre) uso, costume, hábito
al uso
da moda

--------------------------------------------------
Note added at 10 mins (2019-08-07 17:13:41 GMT)
--------------------------------------------------

https://www.infopedia.pt/dicionarios/espanhol-portugues/usos

Teresa Borges
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
Obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  expressisverbis
3 hrs
  -> Obrigada, Sandra!

59 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
chefe em voga


Explanation:
"al uso: típico (de); según la costumbre del momento. [Se usa más en la lengua culta, sobre todo en la negación para decir que algo no es típico y que destaca por algún motivo]." - https://www.espanolavanzado.com/significados/2241-al-uso-sig...

voga: Ideia, costume ou comportamento que passa a gozar de grande aceitação na sociedade ou num grupo determinado; MODA - http://www.aulete.com.br/voga

voga: Uso passageiro que regula, de acordo com o gosto do momento, a forma de viver, de se vestir, etc. = MODA
"voga", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/voga [consultado em 07-08-2019].

Nota; o termo "chefe" na acepção de "chef" em francês/inglês já está dicionarizo em português: https://dicionario.priberam.org/chefe

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2019-08-07 18:04:05 GMT)
--------------------------------------------------

Correção: dicionarizado

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2019-08-07 19:48:57 GMT)
--------------------------------------------------

O Ciberdúvidas da Língua Portuguesa sugere "chefe de cozinha" em vez de "chefe":
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/chef...

Oliveira Simões
United States
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

16 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
chef típico


Explanation:
Eu traduziria "não é um chef típico". Espero ter ajudado. Abraço!


    https://www.espanolavanzado.com/significados/2241-al-uso-significado
Juliana Machado de Souza
Italy
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




Reference comments






The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search