Perito mercantil

Portuguese translation: Técnico em contabilidade

16:38 Aug 7, 2019
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Education / Pedagogy / Estoy traduciendo un analítico del español de Argentina al portugués de Brasil
Spanish term or phrase: Perito mercantil
En el contexto de la traducción de un certificado analítico de estudios secundarios: "Título de Perito Mercantil con especialización contable e impositiva. R.M. N° 191/91"
María Griselda Sauco
Argentina
Portuguese translation:Técnico em contabilidade
Explanation:
https://www.socontabilidade.com.br/conteudo/contador_tecnico...

--------------------------------------------------
Note added at 18 hrs (2019-08-08 10:53:54 GMT)
--------------------------------------------------

Olá, María. A dúvida surge, no âmbito educacional, por conta da equivalência de termos/planos de estudos/titulação etc entre países hispânicos e o Brasil. Simplesmente, não são equivalentes, há de se encontrar termos que se aproximam à informação original. No Brasil, a escola secundária é chamada de ensino médio. É possível haver, agregada a esse ensino, uma formação técnica, neste caso, ensino médio - técnico em contabilidade. Nos países hispânicos, sem contar as particularidades de cada um, o ensino médio já é dividido 'de entrada', entre 'bachiller' y 'perito mercantil'. Usamos no Brasil o termo genérico de 'diploma de ensino médio', não há um nome próprio para isso, como existe em espanhol, "bachiller' ou "perito mercantil". Ele só aparece quando se se adiciona o "técnico".
Selected response from:

Branca Amado
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1Técnico em contabilidade
Branca Amado
4Especialista em Comércio
Andrea Pilenso
4Perito contador
Oliveira Simões
3 +1Especialista Comercial
Paulo Gasques
3Revisor oficial de contas
expressisverbis


Discussion entries: 1





  

Answers


9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Especialista em Comércio


Explanation:
https://www.google.com/search?hl=pt-PT&ei=DwBLXc38Ju_Y5OUPps...

https://www.google.com/search?hl=pt-PT&ei=LwBLXYGCMPWy5OUP8b...



--------------------------------------------------
Note added at 10 minutos (2019-08-07 16:48:25 GMT)
--------------------------------------------------

https://michaelis.uol.com.br/escolar-espanhol/busca/espanhol...



Andrea Pilenso
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: ¡Muchas gracias!


1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
Especialista Comercial


Explanation:
Título de Especialista ou Perito Comercial com especialização contábil e tributária.

Assim traduziria esta frase.

https://www.linguee.es/espanol-portugues/search?source=auto&...

Paulo Gasques
Mexico
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: ¡Gracias, Paulo! ¿Qué te parece la opción: "diploma de especialista em comércio com orientação contábil e tributária"?


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Rosane Bujes
32 mins
  -> Obrigado Rosane. Que voce tenha uma excelente e abencoada tarde

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Perito contador


Explanation:
O artigo 10 do "Estatuto Profesional de Economistas y de Profesores y Peritos Mercantiles", define as atribuições do "perito mercantil", que incluem, além da parte contábil, o trabalho de arbitragem. De acordo com a alínea 3:
"Intervención en la formación de los inventarios y balances, que sirvan de base para la transferencia o para la constitución, transformación, fusión, absorción, disolución y liquidación de sociedades o empresas mercantiles, así como para llevar a cabo arbitraje, en los supuestos del párrafo segundo del artículo 20 de la Ley de 22 de diciembre de, 1953 (citada), o representación en materia de contabilidad que la negociación exija." - https://www.ecova.es/docs/117_estatuto_profesional.pdf

Este artigo reforça o caráter de mediação e arbitragem: https://cursoperito.com/que-es-un-perito-mercantil/

E este artigo aborda o papel do perito contador na arbitragem: http://www.crcsp.org.br/portal/publicacoes/crcsp-online/mate...

PS: Não creio que seja necessário dizer "mercantil" ou "comercial" na tradução. Estão implícitos.


Oliveira Simões
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: ¡Gracias, Oliveira! En Argentina, los peritos mercantiles son alumnos egresados de un colegio seecundario con orientación comercial, contable. En ese sentido difiere del significado que tiene en España.


6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
Técnico em contabilidade


Explanation:
https://www.socontabilidade.com.br/conteudo/contador_tecnico...

--------------------------------------------------
Note added at 18 hrs (2019-08-08 10:53:54 GMT)
--------------------------------------------------

Olá, María. A dúvida surge, no âmbito educacional, por conta da equivalência de termos/planos de estudos/titulação etc entre países hispânicos e o Brasil. Simplesmente, não são equivalentes, há de se encontrar termos que se aproximam à informação original. No Brasil, a escola secundária é chamada de ensino médio. É possível haver, agregada a esse ensino, uma formação técnica, neste caso, ensino médio - técnico em contabilidade. Nos países hispânicos, sem contar as particularidades de cada um, o ensino médio já é dividido 'de entrada', entre 'bachiller' y 'perito mercantil'. Usamos no Brasil o termo genérico de 'diploma de ensino médio', não há um nome próprio para isso, como existe em espanhol, "bachiller' ou "perito mercantil". Ele só aparece quando se se adiciona o "técnico".

Branca Amado
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
1 corroborated select project
in this pair and field What is ProZ.com Project History(SM)?
Notes to answerer
Asker: ¡Muchas gracias, Branca! Solo que "Técnico em contabilidade" parece ser una especie de carrera simultánea a los estudios secundarios, y aquí se trata de una orientación específica que se brinda en el secundario...


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Juliana Machado de Souza
17 hrs

19 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
Revisor oficial de contas


Explanation:
Português de Portugal.

https://eur-lex.europa.eu/legal-content/ES-PT/TXT/?qid=15652...

https://cursoperito.com/que-es-un-perito-mercantil/

--------------------------------------------------
Note added at 19 hrs (2019-08-08 12:24:03 GMT)
--------------------------------------------------

Estou no modo ES(ES) - PT(PT) e a pergunta é específica na língua e na área (ensino). No entanto, deixo mesmo assim a minha resposta, pois pode ser útil no futuro nestes pares de línguas.

expressisverbis
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 13




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search