comida trampa

Portuguese translation: refeição livre

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:comida trampa
Portuguese translation:refeição livre
Entered by: Carla Lopes

14:58 Oct 25, 2017
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Food & Drink / fitness
Spanish term or phrase: comida trampa
https://sportadictos.com/2012/05/comida-trampa-clave-definic...
Carla Lopes
Portugal
refeição livre/dia do lixo
Explanation:
Você já ouviu alguém que faz dieta dizer que hoje é “dia do lixo” ou “dia livre”? É aquele dia em que você tira livre da dieta. Nele você pode ingerir o que você gosta, ou seja, faz-se a dieta por 6 dias e em apenas um dia come-se de tudo o que você gosta, tira-se férias da dieta.

O “dia do lixo” é realizado por muitos praticantes de atividade física e até por atletas. É muito comum indivíduos que seguem a dieta à risca durante a semana e, nos finais de semana, consomem alimentos calóricos e de baixo valor nutricional como doces, frituras, pizzas e refrigerantes, além de bebidas alcoólicas.

--------------------------------------------------
Note added at 11 mins (2017-10-25 15:09:33 GMT)
--------------------------------------------------

então nesse caso optaria por "refeição livre".

--------------------------------------------------
Note added at 26 mins (2017-10-25 15:24:55 GMT)
--------------------------------------------------

Encontrei este artigo da Prozis sobre o assunto e poderá ajudá-la com este termo:
https://www.prozis.com/blog/pt-pt/regras-cheat-meals/

Neste artigo referem-se a este tipo de refeição como "refeição do lixo", o significado é equivalente ao de refeição livre.
Na minha opinião usaria "refeição do lixo" devido ao facto da Prozis ser das melhores marcas de artigos de fitness ao nível nacional.
Selected response from:

Rita Rocha
Portugal
Grading comment
Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5refeição truque / refeição livre
Rayane Andrade Morais
5dia da asneira
Carla Araújo
4 +1refeição livre/dia do lixo
Rita Rocha


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
refeição livre/dia do lixo


Explanation:
Você já ouviu alguém que faz dieta dizer que hoje é “dia do lixo” ou “dia livre”? É aquele dia em que você tira livre da dieta. Nele você pode ingerir o que você gosta, ou seja, faz-se a dieta por 6 dias e em apenas um dia come-se de tudo o que você gosta, tira-se férias da dieta.

O “dia do lixo” é realizado por muitos praticantes de atividade física e até por atletas. É muito comum indivíduos que seguem a dieta à risca durante a semana e, nos finais de semana, consomem alimentos calóricos e de baixo valor nutricional como doces, frituras, pizzas e refrigerantes, além de bebidas alcoólicas.

--------------------------------------------------
Note added at 11 mins (2017-10-25 15:09:33 GMT)
--------------------------------------------------

então nesse caso optaria por "refeição livre".

--------------------------------------------------
Note added at 26 mins (2017-10-25 15:24:55 GMT)
--------------------------------------------------

Encontrei este artigo da Prozis sobre o assunto e poderá ajudá-la com este termo:
https://www.prozis.com/blog/pt-pt/regras-cheat-meals/

Neste artigo referem-se a este tipo de refeição como "refeição do lixo", o significado é equivalente ao de refeição livre.
Na minha opinião usaria "refeição do lixo" devido ao facto da Prozis ser das melhores marcas de artigos de fitness ao nível nacional.


    https://pt.myprotein.com/thezone/nutricao/a-importancia-do-dia-do-lixo/
    https://www.natue.com.br/natuelife/dia-do-lixo-emagrece.html
Rita Rocha
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigada!
Notes to answerer
Asker: Obrigada, mas aqui é mesmo só uma refeição...


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Oliveira Simões: "Dia do lixo"? rsrsrs Achei ótimo pq no final das contas é isso mesmo que acaba acontecendo.
8 hrs
  -> Muito obrigado pelo seu comentário Oliveira Simões!

48 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
dia da asneira


Explanation:
Não é uma tradução direta, mas a ideia é essa.

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2017-10-25 15:59:23 GMT)
--------------------------------------------------

Encontrará várias ocorrências para "refeição da asneira":

http://entrechavenasdecha.blogspot.pt/2015/10/refeicao-da-as...
http://www.clube-fitness.com/artigo/cheat-meal-a-refeicao-im...

Com contexto era mais fácil ajudar.


    https://nit.pt/fit/07-17-2015-o-que-podemos-comer-no-dia-da-asneira
    https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/578036/ter-um-dia-da-asneira-ou-nao-ciencia-diz-que-sim
Carla Araújo
Portugal
Native speaker of: Portuguese
Notes to answerer
Asker: Obrigada, mas aqui é mesmo só uma refeição...


6 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
refeição truque / refeição livre


Explanation:
O termo original 'cheat meals' ainda é usado em inglês na maior parte dos textos de nutrição em português. Esse termo é bem difundido dentro os praticantes de algumas dietas, tipo low carb. Então, mesmo que a tradução seja 'refeição truque/livre', acredito que a melhor opção é deixar o termo original usado na nutrição em inglês, 'cheat meals'.

Rayane Andrade Morais
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search