obrador

Portuguese translation: área de trabalho (panificação)

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:obrador
Portuguese translation:área de trabalho (panificação)
Entered by: Matheus Chaud

13:39 Jun 12, 2019
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Food & Drink / Panadería
Spanish term or phrase: obrador
Chequeo y puesta en marcha hornos de pan y bollería.
Comprobaciones condensador de vahos.
Comprobaciones extracción obrador .

OBRADOR: Taller artesanal, especialmente el de confitería y repostería.
María Leonor Acevedo-Miranda
Panificadora / padaria
Explanation:
https://dicionario.priberam.org/panificadora
Estabelecimento comercial onde se fabrica ou se vende pão. = PADARIA

"panificadora", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/panificadora [consultado em 12-06-2019].

--------------------------------------------------
Note added at 2 horas (2019-06-12 15:46:45 GMT)
--------------------------------------------------

Ainda para apoiar a versão da oficina, da Andrea (desculpe, Andrea, mas o sistema não me deixa acrescentar mais nada à nota que lhe escrevi antes):
De: http://www.obolodocaco.pt/
"Somos uma pequena Oficina Artesanal de Panificação, pioneira na produção de..."
Selected response from:

C. Oitavén
Spain
Grading comment
obrigada a todos
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1Panificadora / padaria
C. Oitavén
3 +1local de produção / oficina
Andrea Pilenso
4oficina artesanal; obreiro; operário
Oliveira Simões
4fabrico
Teresa Borges
3mostruário
Clauwolf
Summary of reference entries provided
fabrico
Teresa Borges

Discussion entries: 2





  

Answers


14 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
Obrador (num hipermercado)
local de produção / oficina


Explanation:
https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/ofici...

--------------------------------------------------
Note added at 17 minutos (2019-06-12 13:57:28 GMT)
--------------------------------------------------

Entendi que é o local onde é feita a produção, se eu encontrar algo mais coloco aqui. Boa sorte na tradução!

--------------------------------------------------
Note added at 20 minutos (2019-06-12 14:00:21 GMT)
--------------------------------------------------

http://maquinariapanaderiaonline.com/noticias/el-nuevo-conce...

Leonor, parece mesmo o local onde é feita a produção, mas não encontrei um nome específico.

Andrea Pilenso
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Não pode ser oficina em PT_PT. a Infopedia é a primeira que consulto


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  C. Oitavén: Exato! O OBRADOR é o que diz a definição: Taller artesanal, especialmente el de confitería y repostería. É, portanto, a oficina, o local de trabalho, o lugar onde se exerce algum ofício, mesmo que esteja num hipermercado.
31 mins
  -> Muito obrigada!

34 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Obrador (num hipermercado)
fabrico


Explanation:
Ver referência (enganei-me e inseri a minha sugestão no local errado)

Teresa Borges
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 11

52 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
obrador (num hipermercado)
oficina artesanal; obreiro; operário


Explanation:
O primeiro termo sugerido tem por base a definiçào fornecida pela consultente. Os demais são baseados no texto abaixo:

"O conflito de interesses entre a pequena e a grande empresa, tal como se apresenta no começo do capitalismo sob a forma de luta da oficina artesanal contra a empresa capitalista tem sido resolvido na sua essência. Essa luta havia levado a antiga classe média a uma atitude anti-capitalista... . Agora não se trata mais do conflito entre capital e oficina artesanal."

oficina artesanal (no texto acima): classe obreira; classe operária

obreiro: 1. O que se ocupa, lida ou trabalha em qualquer obra de arte ou em qualquer arte ou ofício. 2. M.a. operário - http://www.aulete.com.br/obreiro

--------------------------------------------------
Note added at 54 mins (2019-06-12 14:34:41 GMT)
--------------------------------------------------

PS: É possível que as duas últimas estejam totalmente fora de cogitação para o atual contexto.

Oliveira Simões
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
Obrador (num hipermercado)
mostruário


Explanation:
:)

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2019-06-12 14:49:28 GMT)
--------------------------------------------------

Tem vários na internet

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2019-06-12 14:58:46 GMT)
--------------------------------------------------

https://www.tripadvisor.com.ve/LocationPhotoDirectLink-g1874...

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: YEP !!!!!!


2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
Obrador (num hipermercado)
Panificadora / padaria


Explanation:
https://dicionario.priberam.org/panificadora
Estabelecimento comercial onde se fabrica ou se vende pão. = PADARIA

"panificadora", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/panificadora [consultado em 12-06-2019].

--------------------------------------------------
Note added at 2 horas (2019-06-12 15:46:45 GMT)
--------------------------------------------------

Ainda para apoiar a versão da oficina, da Andrea (desculpe, Andrea, mas o sistema não me deixa acrescentar mais nada à nota que lhe escrevi antes):
De: http://www.obolodocaco.pt/
"Somos uma pequena Oficina Artesanal de Panificação, pioneira na produção de..."

C. Oitavén
Spain
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 4
Grading comment
obrigada a todos

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  expressisverbis: Não vi a "panificadora" antes :( Seria o termo que escolheria também.
1 day 1 hr
  -> Obrigada!




Reference comments


33 mins
Reference: fabrico

Reference information:
Diria assim em PT(pt), ver:

Tecnología para el obrador: panificación y pastelería - TECNIPÃO 2015
http://ferneto.com/novidades/feiras-e-eventos/tecnologia-par...

Tecnologia para o fabrico: panificação e pastelaria na Tecnipão 2015
http://ferneto.com/novidades/feiras-e-eventos/tecnologia-par...

Teresa Borges
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 11




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search