rañas

Portuguese translation: ranhas

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:rañas
Portuguese translation:ranhas
Entered by: Carla Lopes

18:44 Apr 25, 2018
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Science - Geology
Spanish term or phrase: rañas
La raña es una formación sedimentaria compuesta de cantos de cuarcita con una matriz arcillosa que se configuran en un relieve de plataformas elevadas con suave pendiente interna. Se sitúan en los piedemontes. Se formaron durante el período Neógeno, más concretamente del Villafranquiense (2-2,5 millones de años AP) momento en el que el clima era seco y frío, pero con estaciones de fuertes lluvias torrenciales que movilizaban grandes cantidades de material.

Es un término español, y las representaciones típicas se pueden encontrar en los Montes de Toledo, Extremadura, Campo de Calatrava y la vertiente sur de la cordillera Cantábrica (provincias de Palencia y León).
Carla Lopes
Portugal
ranhas
Explanation:
Diria assim em PT(pt), ver discussão e:

6.2.3 Ranhas do Baixo Alentejo
Os depósitos de idade plio-plistocénica estão representados por formações do tipo ranha, depositadas em clima árido, no Vilafranquiano (Ribeiro e Feio, 1950). Trata-se depósitos de cascalheiras com elementos angulosos de quartzo e calhaus mais ou menos rolados de cimentados
por matriz arenosa e argilo-ferruginosa, às vezes, com forte rubefacção.
As ranhas anteriormente referidas tiveram origem na serra de Portel e na movimentação da falha da Vidigueira e de outros acidentes associados, situando-se os principais afloramentos na zona de Marmelar.
http://www.lneg.pt/download/3284/cap_6_Geologia.pdf

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2018-04-25 21:35:31 GMT)
--------------------------------------------------

Deixando de parte os relevos residuais emergentes destas duas superfícies, Castelo de Vide e Marvão, na de Évora, Ficalho e Alcaria a Ruiva, na de Beja, e os de natureza tectónica (outras teclas de piano de menor extensão, no interior das grandes teclas referidas), que as afectaram, entre os quais São Mamede, Monfurado, Alcáçovas, Ossa, Grândola e Portel, o essencial da morfologia de suaves outeiros e abertos valados, comum na paisagem alentejana, deve ser entendida como degradação por embutimento fluvial, ao longo do quaternário, de uma pediaplanação conseguida no Paleogénico, aperfeiçoada ao longo do tempo (superfície poligénica), desnivelada, como se disse, pela compressão Bética e finalmente retocada durante um episódio de semiaridez no Vilafranquiano, possivelmente o mesmo que desencadeou os derrames caóticos, heterométricos, conhecidos por “ranhas”, essencialmente quartzíticos e grosseiros, na Beira Baixa, e essencialmente quártzicos e menos grosseiros, no Alentejo.
http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S...

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2018-04-25 21:36:59 GMT)
--------------------------------------------------

Nos levantamentos geológicos e geomorfológicos (Silva & Ribeiro, 1991; Ferreira, 1971, 1978) os depósitos detectados na área compreendida entre Chãs e as Tomadias (na margem esquerda do Côa), a altitudes compreendidas entre 500 e 525 m, foram incluídos no grupo das “ranhas” (Fig. 4.1-1). São constituídos por “cascalheiras conglomeráticas poligénicas, de matriz areno-argilosa, quase sempre de cor castanho-avermelhada, cujos calhaus e blocos, relativamente rolados, incluem quartzo, quartzito, granito, metagrauvaques, filitos, etc. ...” (Ribeiro, 2001) e atribuídos a processos aluviais de regime torrencial contemporâneos de uma fase climática árida (Ferreira, 1993).
http://www.arte-coa.pt/Ficheiros/Bibliografia/1578/1578.pt.p...
Selected response from:

Teresa Borges
Portugal
Grading comment
Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4ranhas
Teresa Borges
4fanglomerado; depósito aluvial
Matheus Chaud


Discussion entries: 4





  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
raña
fanglomerado; depósito aluvial


Explanation:

raña = fanglomerate:
https://www.proz.com/kudoz/spanish_to_english/geology/526109...


https://es.thefreedictionary.com/raña
raña = Acumulación de cantos más o menos rodados de origen aluvial formados a fines del terciario o principios del cuaternario.


https://www.dicio.com.br/fanglomerado/
fanglomerado = Material de um cone aluvial, no qual os fragmentos de rocha, ligeiramente desgastados pela água, são de tamanhos diversos, desde simples argila até blocos

--------------------------------------------------
Note added at 9 mins (2018-04-25 18:54:32 GMT)
--------------------------------------------------

raña = fanglomerado:
https://books.google.com.br/books?id=8GzXXd3bvvUC&pg=PA56&lp...

Matheus Chaud
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
ranhas


Explanation:
Diria assim em PT(pt), ver discussão e:

6.2.3 Ranhas do Baixo Alentejo
Os depósitos de idade plio-plistocénica estão representados por formações do tipo ranha, depositadas em clima árido, no Vilafranquiano (Ribeiro e Feio, 1950). Trata-se depósitos de cascalheiras com elementos angulosos de quartzo e calhaus mais ou menos rolados de cimentados
por matriz arenosa e argilo-ferruginosa, às vezes, com forte rubefacção.
As ranhas anteriormente referidas tiveram origem na serra de Portel e na movimentação da falha da Vidigueira e de outros acidentes associados, situando-se os principais afloramentos na zona de Marmelar.
http://www.lneg.pt/download/3284/cap_6_Geologia.pdf

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2018-04-25 21:35:31 GMT)
--------------------------------------------------

Deixando de parte os relevos residuais emergentes destas duas superfícies, Castelo de Vide e Marvão, na de Évora, Ficalho e Alcaria a Ruiva, na de Beja, e os de natureza tectónica (outras teclas de piano de menor extensão, no interior das grandes teclas referidas), que as afectaram, entre os quais São Mamede, Monfurado, Alcáçovas, Ossa, Grândola e Portel, o essencial da morfologia de suaves outeiros e abertos valados, comum na paisagem alentejana, deve ser entendida como degradação por embutimento fluvial, ao longo do quaternário, de uma pediaplanação conseguida no Paleogénico, aperfeiçoada ao longo do tempo (superfície poligénica), desnivelada, como se disse, pela compressão Bética e finalmente retocada durante um episódio de semiaridez no Vilafranquiano, possivelmente o mesmo que desencadeou os derrames caóticos, heterométricos, conhecidos por “ranhas”, essencialmente quartzíticos e grosseiros, na Beira Baixa, e essencialmente quártzicos e menos grosseiros, no Alentejo.
http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S...

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2018-04-25 21:36:59 GMT)
--------------------------------------------------

Nos levantamentos geológicos e geomorfológicos (Silva & Ribeiro, 1991; Ferreira, 1971, 1978) os depósitos detectados na área compreendida entre Chãs e as Tomadias (na margem esquerda do Côa), a altitudes compreendidas entre 500 e 525 m, foram incluídos no grupo das “ranhas” (Fig. 4.1-1). São constituídos por “cascalheiras conglomeráticas poligénicas, de matriz areno-argilosa, quase sempre de cor castanho-avermelhada, cujos calhaus e blocos, relativamente rolados, incluem quartzo, quartzito, granito, metagrauvaques, filitos, etc. ...” (Ribeiro, 2001) e atribuídos a processos aluviais de regime torrencial contemporâneos de uma fase climática árida (Ferreira, 1993).
http://www.arte-coa.pt/Ficheiros/Bibliografia/1578/1578.pt.p...

Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
Obrigada!




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search