picapedrero

Portuguese translation: quebrador de pedra

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:picapedrero
Portuguese translation:quebrador de pedra
Entered by: rhandler

21:14 Jan 23, 2008
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - History / Egito antigo
Spanish term or phrase: picapedrero
"El Papiro de Turín fue descubierto en Deir el-Medina, lo cual no deja de tener una gran significación. En esta población residían los constructores, picapedreros y artistas que trabajaban en la preparación de las tumbas del cercano Valle de los Reyes".
Suzel Belmonte (X)
Brazil
quebrador de pedra
Explanation:
Assim se diz no Brasil, veja:

Aluísio de Azevedo: Obras Completas
Em poucos meses se apoderava do seu novo ofício e, de quebrador de pedra, passou logo a fazer paralelepípedos; e depois foi-se ajeitando com o prumo e com a ...
www.spectroeditora.com.br/fonjic/aluisio/cortico/05.ph

Escola viva: a educação que transforma o ato de consumo em um ato ...
"Quando nada parece ajudar, penso no quebrador de pedra. E o vejo martelando a sua rocha cem vezes, sem que nada aconteça. Na centésima primeira vez, ...
www.akatu.org.br/central/especiais/2002/11/115/

Selected response from:

rhandler
Grading comment
Obrigada a todos.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3quebrador de pedra
rhandler
4pedreiro/canteiro
Mariana Moreira


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
pedreiro/canteiro


Explanation:



canteiro


pedreiro
s. m.,
operário que trabalha em obras de pedra e cal;

de canto
s. m.,
homem que trabalha em cantaria;



Mariana Moreira
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
quebrador de pedra


Explanation:
Assim se diz no Brasil, veja:

Aluísio de Azevedo: Obras Completas
Em poucos meses se apoderava do seu novo ofício e, de quebrador de pedra, passou logo a fazer paralelepípedos; e depois foi-se ajeitando com o prumo e com a ...
www.spectroeditora.com.br/fonjic/aluisio/cortico/05.ph

Escola viva: a educação que transforma o ato de consumo em um ato ...
"Quando nada parece ajudar, penso no quebrador de pedra. E o vejo martelando a sua rocha cem vezes, sem que nada aconteça. Na centésima primeira vez, ...
www.akatu.org.br/central/especiais/2002/11/115/



rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 20
Grading comment
Obrigada a todos.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcio Weichert: Picapedrero é quem trabalha em pedreira e atividades afins, ou seja, é o quebrador de pedras. Já o pedreiro constrói casas etc.
1 hr
  -> Obrigado, Marcio!

agree  Humberto Ribas
8 hrs
  -> Obrigado, Humberto!

agree  Veronica Colasanto
1 day 18 hrs
  -> Obrigado, Veronica, bom fim-de-semana!




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search