saliente (no contexto)

Portuguese translation: saliente

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:saliente (no contexto)
Portuguese translation:saliente
Entered by: Mamifera

17:15 Oct 20, 2009
Spanish to Portuguese translations [PRO]
History / Segunda Guerra Mundial
Spanish term or phrase: saliente (no contexto)
El fracaso de la operación Market-Garden tuvo consecuencias estratégicas insospechadas. Eventualmente, llevaría a la batalla de las Ardenas, debido al saliente que se formó en el frente. Pero un asalto aerotransportado de tal magnitud no se volvería a realizar.
El fracaso de Market-Garden tuvo muchas consecuencias. Además del desproporcionado número de bajas sufrido, el frente aliado tenía ahora un saliente en dirección contraria al Ruhr, que sólo servía para extender el frente. Se abrió una brecha entre las fuerzas norteamericanas y las británicas y Montgomery se ganó nuevos enemigos, cosa que empeoró, aún más, su relación con Eisenhower. Militarmente, podía tener razón en su lucha por un eje de ataque único y, tal vez, era él el más adecuado para dirigirlo, pero no supo aceptar la realidad de la supremacía material norteamericana y, tampoco, que las fuerzas británicas representaban una proporción cada vez menor en Europa.
Durante las semanas siguientes los británicos y, sobre todo, los canadienses, se enzarzaron en una cruenta lucha en el Reichswald, en el saliente de Venlo y en el estuario del Escalda. El nuevo saliente creado en el frente, unido a la ofensiva en el Escalda, amenazaba con aislar a la mayor parte de las tropas alemanas en Holanda. Continuaron los intentos alemanes para intentar cortar el tráfico o demoler los puentes, especialmente el de Nimega. Así, se lanzaron ataques por parte de cazabombarderos, incluidos los Ar-234 y los Me-262 a reacción, que no lograron destruirlo. La Luftwaffe también ensayó un nuevo tipo de avión para intentar destruir los puentes, el Mistel. Los primeros modelos utilizados consistían en un Fw 190 unido a un Ju 88 cargado de explosivos. Ambos aviones volaban juntos hasta su objetivo, donde el caza soltaba al Ju 88, como una suerte de gigantesca bomba, en la esperanza de impactar en el blanco. La precisión, evidentemente, no era muy alta. Finalmente, se emplearon siete Fw 190 G1, un cazabombardero que portaba una bomba de 1.000 kg. Estos últimos no tuvieron éxito, pero sí los Mistel, que lograron dos impactos en el puente de ferrocarril y uno en el de carretera de Nimega, aunque las estructuras de ambos aguantaron bastante bien.
Mamifera
Brazil
saliente
Explanation:
Embora possamos traduzir como o Gil sugeriu, parece-me que a linguagem do exército é saliente mesmo.

http://www.ahimtb.org.br/montecastelo.htm

Em 23 e 24 de fevereiro os brasileiros travaram o encarniçado combate de La Serra. Em 5 de março caiu pela manobra contra Castelnuovo, o falado, traiçoeiro e famigerado saliente na rocha- Soprassaso, responsável pelas maiores perdas da FEB no inverno. Ele era o objetivo dos nossos pracinhas que o conquistaram com grande gana.



--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2009-10-20 18:47:49 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/segunda-guerra-mun...

28. O saliente alemão das Ardenas é destruído.

http://www.2guerra.com.br/sgm/index.php?option=com_content&t...

O Saliente de Kiev

A ofensiva foi desfechada a 4 de novembro. Depois de uma das mais pesadas barragens de artilharia da guerra, os russos atacaram para o sul, partindo de seu saliente ao longo da margem ocidental do Dnieper, enquanto um ataque frontal, partindo de leste, ajudou a imobilizar a guarnição de Kiev.



--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2009-10-20 18:49:13 GMT)
--------------------------------------------------

http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Monte_Castello

Em fevereiro de 1945, ainda perdurava um enorme saliente no dispositivo nazifascista, nas montanhas dos Apeninos, exatamente na área de responsabilidade do 4° Corpo de Exército, no setor em que vinha atuando a 1ª DlE (1ª Divisão de Infantaria Expedicionária).

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2009-10-20 18:50:39 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.exercito.gov.br/01inst/Historia/Artigos/0011005.h...

Por sua posição continental estratégica, dominando por meio do saliente nordestino as importantes rotas marítimas do Atlântico Norte e do Atlântico Sul, o Brasil cooperava com o esforço de guerra de forma efetiva. Portanto, o ato de declaração de guerra ao Eixo expôs o seu litoral ainda mais aos perigosos ataques submarinos alemães. A estratégia brasileira foi assim delineada: primeiramente fortalecer a defesa do próprio território e, posteriormente, enviar tropas para operar, com as forças aliadas, na Europa.

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2009-10-20 18:52:05 GMT)
--------------------------------------------------

http://villarecaredi.blogspot.com/2009/07/ineditos-xv2009.ht...

“O saliente de Cazombo, que mais parece uma península penetrando profundamente nos territórios circunvizinhos, é cortado pelo rio Zambeze em duas partes de características diferentes, pois a Oeste o terreno é semelhante ao restante do distrito, mas a Leste é de tipo montanhoso, rochoso e de cor vermelha. As fronteiras do saliente, assim como de todo o distrito do Moxico, são convencionais e portanto muito permeáveis, o que, aliado à circunstância de também não haver uma fronteira étnica bem definida (alguns chefes gentílicos da Zâmbia exerciam grande influência sobre nativos portugueses), facilitou a actividade subversiva do inimigo.”

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2009-10-20 18:53:04 GMT)
--------------------------------------------------


Portanto, na linguagem das dorças armadas, inc lusive do Exército Brasileiro, é SALIENTE mesmo.

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2009-10-20 18:53:26 GMT)
--------------------------------------------------

Desculpem, forças.
Selected response from:

imatahan
Brazil
Grading comment
Novamente com agradecimentos a todos que me auxiliaram e, em especial, ao colega Marcelo Lino, que me esclareceu acerca da expressão "ponta de lança" (que havia sido minha primeira escolha).
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2saliência
Gil Costa
4 +1saliente
imatahan
5cabeça de ponte
Clauwolf


Discussion entries: 6





  

Answers


17 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
cabeça de ponte


Explanation:
:)
(ca.be.ça de pon.te) Mil.

sf.
1 Fortificação temporária estabelecida em terreno inimigo, no lado oposto ao de um obstáculo (rio, desfiladeiro etc.), e us. como ponto de partida e apoio para avanço das tropas

[Pl.: cabeças de ponte]

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
saliente


Explanation:
Embora possamos traduzir como o Gil sugeriu, parece-me que a linguagem do exército é saliente mesmo.

http://www.ahimtb.org.br/montecastelo.htm

Em 23 e 24 de fevereiro os brasileiros travaram o encarniçado combate de La Serra. Em 5 de março caiu pela manobra contra Castelnuovo, o falado, traiçoeiro e famigerado saliente na rocha- Soprassaso, responsável pelas maiores perdas da FEB no inverno. Ele era o objetivo dos nossos pracinhas que o conquistaram com grande gana.



--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2009-10-20 18:47:49 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/segunda-guerra-mun...

28. O saliente alemão das Ardenas é destruído.

http://www.2guerra.com.br/sgm/index.php?option=com_content&t...

O Saliente de Kiev

A ofensiva foi desfechada a 4 de novembro. Depois de uma das mais pesadas barragens de artilharia da guerra, os russos atacaram para o sul, partindo de seu saliente ao longo da margem ocidental do Dnieper, enquanto um ataque frontal, partindo de leste, ajudou a imobilizar a guarnição de Kiev.



--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2009-10-20 18:49:13 GMT)
--------------------------------------------------

http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Monte_Castello

Em fevereiro de 1945, ainda perdurava um enorme saliente no dispositivo nazifascista, nas montanhas dos Apeninos, exatamente na área de responsabilidade do 4° Corpo de Exército, no setor em que vinha atuando a 1ª DlE (1ª Divisão de Infantaria Expedicionária).

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2009-10-20 18:50:39 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.exercito.gov.br/01inst/Historia/Artigos/0011005.h...

Por sua posição continental estratégica, dominando por meio do saliente nordestino as importantes rotas marítimas do Atlântico Norte e do Atlântico Sul, o Brasil cooperava com o esforço de guerra de forma efetiva. Portanto, o ato de declaração de guerra ao Eixo expôs o seu litoral ainda mais aos perigosos ataques submarinos alemães. A estratégia brasileira foi assim delineada: primeiramente fortalecer a defesa do próprio território e, posteriormente, enviar tropas para operar, com as forças aliadas, na Europa.

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2009-10-20 18:52:05 GMT)
--------------------------------------------------

http://villarecaredi.blogspot.com/2009/07/ineditos-xv2009.ht...

“O saliente de Cazombo, que mais parece uma península penetrando profundamente nos territórios circunvizinhos, é cortado pelo rio Zambeze em duas partes de características diferentes, pois a Oeste o terreno é semelhante ao restante do distrito, mas a Leste é de tipo montanhoso, rochoso e de cor vermelha. As fronteiras do saliente, assim como de todo o distrito do Moxico, são convencionais e portanto muito permeáveis, o que, aliado à circunstância de também não haver uma fronteira étnica bem definida (alguns chefes gentílicos da Zâmbia exerciam grande influência sobre nativos portugueses), facilitou a actividade subversiva do inimigo.”

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2009-10-20 18:53:04 GMT)
--------------------------------------------------


Portanto, na linguagem das dorças armadas, inc lusive do Exército Brasileiro, é SALIENTE mesmo.

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2009-10-20 18:53:26 GMT)
--------------------------------------------------

Desculpem, forças.


imatahan
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
Novamente com agradecimentos a todos que me auxiliaram e, em especial, ao colega Marcelo Lino, que me esclareceu acerca da expressão "ponta de lança" (que havia sido minha primeira escolha).

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcelo Lino: Creio que, algumas vezes, o saliente era favorecido por circunstâncias do relevo (penínsulas, morros, curvas de rio, etc.). Perdoe minha confusão.
15 hrs
  ->  Imagine! Obrigada, Marcelo!

24 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
saliência


Explanation:
"Entre a costa e Vosges havia um saliência externa na linha da trincheira, chamada de saliência Noyon em homenagem à cidade francesa capturada de mesmo nome no ponto máximo de avanço, perto de Compiègne. O plano de ataque de Joffre para 1915 era atacar essa saliência em ambos os flancos para assim cortá-la da linha. Os britânicos iriam formar a força de ataque setentrional e pressionando a leste em Artois, enquanto os franceses atacariam Champagne."
http://pt.wikipedia.org/wiki/Frente_Ocidental_(Primeira_Guer...


--------------------------------------------------
Note added at 28 minutos (2009-10-20 17:43:50 GMT)
--------------------------------------------------

A linha Hindenburg foi construída a pouco mais de três quilômetros atrás da linha de frente alemã.[52] Em 9 de fevereiro, as forças alemãs recuaram para a linha e a retirada foi completada em 5 de abril, deixando para trás um território devastado a ser ocupado pelos Aliados. Essa retirada anulou a estratégia francesa de atacar ambos os flancos da saliência Noyon, visto que ela já não existia.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Frente_Ocidental_(Primeira_Guer...

--------------------------------------------------
Note added at 30 minutos (2009-10-20 17:45:56 GMT)
--------------------------------------------------

De resto, em toda a extensão da saliência, nossa ofensiva está prestes a paralisar-se. Vimos muito bem como o impulso de nossas tropas foi refreado e, a seguir, detido por acontecimentos independentes de sua vontade: o desembarque aliado na Sicília, a queda da Itália. Em ambas as vezes, foi preciso retirar da frente leste as melhores, para enviá-las a outros teatros de operações. Em nossas discussões, chegamos sempre à mesma conclusão (que é, de fato, irrefutável): é unicamente graças a seus aliados ocidentais que a Rússia soviética ainda existe como grande potência militar.
http://www.2guerra.com.br/sgm/index.php?option=com_content&t...

--------------------------------------------------
Note added at 4 horas (2009-10-20 21:18:31 GMT)
--------------------------------------------------

Ele tinha poucas dúvidas quanto ao que seria o objetivo; na realidade, esse objetivo, o convidativo bojo da saliência de Kursk, era tão óbvio para os russos quanto para ele. Planejou atacar a saliência e cercar as forças russas que lá se encontravam com outro envolvimento clássico pelo exército de Manstein vindo do norte e de Von Kluge vindo do sul.
http://adluna.sites.uol.com.br/100.htm



Gil Costa
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Borges
22 mins
  -> Obrigado.

agree  Marcelo Lino: Também parece ser usado. Porém, em minha opinião, pode gerar confusão. Talvez caiba uma nota explicativa na tradução.
17 hrs
  -> Obrigado.




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search