PROZ.COM COVID-19 RESOURCE CENTER
Access Covid-19 jobs, answer relevant terminology questions, read industry news and more.

desgonzado

Portuguese translation: desengonçado; desaprumado, desconjuntado,deslocado,solto.

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:desgonzado
Portuguese translation:desengonçado; desaprumado, desconjuntado,deslocado,solto.
Entered by: Sheila Kurc

03:46 Mar 14, 2005
Spanish to Portuguese translations [Non-PRO]
Art/Literary - Linguistics
Spanish term or phrase: desgonzado
De PT (América Latina) para Pt-PT:
é um texto que fala de uma igreja que sofreu um terramoto e por isso o altar encontra-se "desgonzado".
Sandrinha
desengonçado
Explanation:
desaprumado, desarrumado também podem ser usados.
Bioa sorte

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 7 mins (2005-03-14 04:54:16 GMT)
--------------------------------------------------

Também desconjuntado,deslocado,solto.
Selected response from:

Sheila Kurc
Grading comment
Obrigado Sheila, a resposta está correcta mas de facto, trata-se de um altar.
2 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2desconjuntado
Ana Almeida
4 +2destruído
Teresa Domingos
5 -1desengonçado
Sheila Kurc


  

Answers


48 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
desengonçado


Explanation:
desaprumado, desarrumado também podem ser usados.
Bioa sorte

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 7 mins (2005-03-14 04:54:16 GMT)
--------------------------------------------------

Também desconjuntado,deslocado,solto.

Sheila Kurc
Native speaker of: Portuguese
Grading comment
Obrigado Sheila, a resposta está correcta mas de facto, trata-se de um altar.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Simone Tosta: "desengonçado" é utilizado para pessoas, ou seres com movimento próprio, não para um altar.
10 hrs
  -> desengonçado, de acordo com vários dicionários significa "tirado dos engonços" - engonço= espécie de dobradiça; gonzo. "Diz-se daquilo cujas partes não se ajustam bem" segundo J. Mesquita de Carvalho

6 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
destruído


Explanation:
Embora a tradução literal seja "desengonçado" (como já foi referido), em Pt-Pt, esse termo é mais aplicado a pessoas/animais que são "desajeitados" no andar ou na postura, etc...

Neste contexto, parte-se do princípio que ficou tudo "desalinhado" ou "desarrumado", que as figuras do altar (por exº) tenham caído ou sido destruídas, etc... Daí que eu optaria pelo termo "destruído", não num sentido de destruição ou caos total, mas sim como indicador de que o que estava inicialmente, tinha sido afectado e muito!

Teresa Domingos
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Simone Tosta: Concordo, é o mais adequado.
4 hrs
  -> Obrigada, Simone! :-)

agree  Beta Cummins
6 hrs
  -> Obrigada. :)

13 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
desconjuntado


Explanation:
Desconjuntado significa em PT-PT que está fora dos encaixes, desarticulado, que tem as partes separadas.
Acho que a ideia é essa

Ana Almeida
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Henrique Magalhaes
2 hrs

agree  Sheila Kurc: pois é Ana, também sugeri esta opção
11 hrs




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search