franco arcillo

Portuguese translation: solo franco-argiloso

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:franco arcillo
Portuguese translation:solo franco-argiloso
Entered by: expressisverbis

11:51 May 26, 2020
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Livestock / Animal Husbandry
Spanish term or phrase: franco arcillo
Mj 92 es un suelo franco, color ceniza oscuro, de unos 30 a 40 cm en el horizonte superficial, con una transición gradual, hasta los 45 cm aproximadamente a un horizonte pardo claro o anaranjado, franco a franco arcillo arenoso con aumento del contenido de material fino en profundidad.
edna osorio
Brazil
solo franco-argiloso
Explanation:
Podemos assim referir que um solo franco é um solo intermédio, que se possuir na sua constituição de uma forma razoável argila é considerado um solo franco-argiloso.
https://acientistaagricola.pt/textura-solos/

Três grupos principais de classes texturais são conhecidos: solo arenoso, argiloso e franco.
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2749790/mod_resou...

Página 2:
https://www.ana.gov.br/AcoesAdministrativas/CDOC/ProducaoAca...

--------------------------------------------------
Note added at 16 mins (2020-05-26 12:07:20 GMT)
--------------------------------------------------

Trata-se de um "solo com textura argilosa barrenta", ou um "solo franco-argiloso-arenoso". (O termo para efeitos de glossário deve ser "franco arcillo arenoso".
Selected response from:

expressisverbis
Portugal
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +2solo franco-argiloso
expressisverbis
4terra/solo livre/não tributável
Neyf Almeida
Summary of reference entries provided
Solo franco
Teresa Borges

  

Answers


13 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
terra/solo livre/não tributável


Explanation:
As definições que encontrei para franco:

Que no presenta impedimentos o está libre de obstáculos.
"buscaban una vía franca para pasar la frontera"

Que está exento del pago de un impuesto.

Que está libre o exento de una obligación.
"esa noche estaba franco de servicio y prometió llevar al cine a los niños"

São as definições que me parecem mais próximas. Talvez mais abaixo no texto dÊ para entender melhor o sentido.

Bom trabalho!


Neyf Almeida
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Teresa Borges: Trata-se da classificação do solo quanto à textura...
11 mins

13 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +2
solo franco-argiloso


Explanation:
Podemos assim referir que um solo franco é um solo intermédio, que se possuir na sua constituição de uma forma razoável argila é considerado um solo franco-argiloso.
https://acientistaagricola.pt/textura-solos/

Três grupos principais de classes texturais são conhecidos: solo arenoso, argiloso e franco.
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2749790/mod_resou...

Página 2:
https://www.ana.gov.br/AcoesAdministrativas/CDOC/ProducaoAca...

--------------------------------------------------
Note added at 16 mins (2020-05-26 12:07:20 GMT)
--------------------------------------------------

Trata-se de um "solo com textura argilosa barrenta", ou um "solo franco-argiloso-arenoso". (O termo para efeitos de glossário deve ser "franco arcillo arenoso".

expressisverbis
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Borges
10 mins
  -> Obrigada Teresa.

agree  Simone Castro
6 hrs
  -> Obrigada Simone.




Reference comments


27 mins peer agreement (net): +1
Reference: Solo franco

Reference information:
Solo com textura franca

Um solo com textura franca é um solo que, quando comparado com os solos acima indicados, é um solo relativamente fácil de se trabalhar (sendo no entanto um pouco mais pesado que o arenoso).

No que diz respeito ao arejamento, infiltração e capacidade de retenção de água e nutrientes bem como penetração dos raios solares, situa-se na posição intermédia entre o solo argiloso e arenoso.

Podemos assim referir que um solo franco é um solo intermédio, que se possuir na sua constituição de uma forma razoável argila é considerado um solo franco-argiloso.

O mesmo acontece se possuir na sua constituição uma boa percentagem de areia, designando-se por franco-arenoso.
https://acientistaagricola.pt/textura-solos/

Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this reference comment (and responses from the reference poster)
agree  expressisverbis: Agora vejo... Obrigada por publicar na íntegra os parágrafos que não publiquei ;)
3 hrs




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search