sobre-expressados

Portuguese translation: sobrexpressos/expressão aumentada dos receptores

10:49 Sep 11, 2007
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Pharmaceuticals
Spanish term or phrase: sobre-expressados
Bom dia. Alguém pode me ajudar com o termo seguinte?
Obrigada de antemao.
Eis a frase:

Estas drogas se encuentran en diferentes etapas de desarrollo clinico y evaluación para el tratamiento de los tumores en los que estos receptores estan sobre-expresados., como en el caso de un grupo de mujeres con cancer de mama = Essas drogas se encontram em diferentes etapas de desenvolvimento clínico e avaliação para o tratamento dos tumores nos quais esses receptores estão SOBRE-EXPRESADOS, como no caso de um grupo de mulheres com câncer de mama
Francis Kastalski
Portuguese translation:sobrexpressos/expressão aumentada dos receptores
Explanation:
Tratam-se de receptores à superfície das células que, no caso do cancer, se encontram em maior quantidade, ou seja, a sua expressão está aumentada, pelo que há maior número deste tipo de proteínas na superfície da célula.

Em Portugal, usa-se o termo "sobrexpresso", directamente do Inglês "overexpression":

evunix.uevora.pt/~sinogas/TRABALHOS/2002/imuno02_HIV.htm


No Brasil, não encontrei este termo. A tradução mais consensual em Português do Brasil e de Portugal é: "expressão aumentada dos receptores", ou "receptores com expressão aumentada". Veja os seguintes exemplos:

www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132...

www.unesp.br/propp/dir_proj/Saude/Saude14a.htm

redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/500/50020202.pdf
Selected response from:

Catarina Maia
Portugal
Grading comment
Catarina, obrigada pela ajuda!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1sobrexpressos/expressão aumentada dos receptores
Catarina Maia
5super-expressado
Katia Perry
5sobre-expressos
Sonia Rebouta
3bem identificados
Manuel Bensaúde Ferreira Deusdado


  

Answers


24 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
bem identificados


Explanation:
expresado - expreso= Claro, patente, especificado.

sobre - 2. elem. compos. Puede indicar también intensificación del significado del nombre al que se antepone. Sobrealimentación, sobrehumano.




    Reference: http://www.rae.es
Manuel Bensaúde Ferreira Deusdado
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Obrigada e bom dia!


50 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
sobre-expressos


Explanation:
traduzido da expressão inglesa "overexpressed" e referindo-se tão simplesmente a um nível de expressão superior ao normal. Pode, por esse motivo, utilizar-se os prefixos "sobre" ou "super", sendo preferencialmente utilizada a expressão "sobre-expressão", principalmente quando falamos de genes e suas mutações.

Example sentence(s):
  • "(...)Curiosamente, a proteína Rac1b foi encontrada sobre-expressa em tumores colorectais, mas é(...)"
  • "Sobre-expressão e purificação da carbapenemase"

    Reference: http://www.fct.mctes.pt/projectos/pub/2004/painel_result/vgl...
    Reference: http://64.233.183.104/search?q=cache:bEEuah8x7oIJ:sweet.ua.p...
Sonia Rebouta
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
Notes to answerer
Asker: Sonia, obrigadissima e um otimo dia pra voce.


51 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
sobrexpressos/expressão aumentada dos receptores


Explanation:
Tratam-se de receptores à superfície das células que, no caso do cancer, se encontram em maior quantidade, ou seja, a sua expressão está aumentada, pelo que há maior número deste tipo de proteínas na superfície da célula.

Em Portugal, usa-se o termo "sobrexpresso", directamente do Inglês "overexpression":

evunix.uevora.pt/~sinogas/TRABALHOS/2002/imuno02_HIV.htm


No Brasil, não encontrei este termo. A tradução mais consensual em Português do Brasil e de Portugal é: "expressão aumentada dos receptores", ou "receptores com expressão aumentada". Veja os seguintes exemplos:

www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132...

www.unesp.br/propp/dir_proj/Saude/Saude14a.htm

redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/500/50020202.pdf

Example sentence(s):
  • tratamento de tumores em que há aumento da expressão destes receptores
Catarina Maia
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Catarina, obrigada pela ajuda!
Notes to answerer
Asker: Obrigada Catarina!


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sonia Rebouta
11 mins
  -> Obrigada Sónia!

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
super-expressado


Explanation:
O termo aparece em várias publicações da área médica em português.

Example sentence(s):
  • o oncogene K-ras codifica uma proteína oncogenética quando mutado ou super-expressado.

    Reference: http://www.sppt.org.br/wp/?p=101
    Reference: http://www.sbi.org.br/sbinarede/SBInarede10/nobel.htm
Katia Perry
United Kingdom
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search