Gaudibilidad

Portuguese translation: Gaudibilidade

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:Gaudibilidad
Portuguese translation:Gaudibilidade
Entered by: Rosane Bujes

20:30 May 12, 2018
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Medical - Psychology / neurolinguística
Spanish term or phrase: Gaudibilidad
¿Qué diferencia existe entre la Gaudibilidad y la anhedonia, propia de la depresión?

O termo em inglês é Gaudibility.
Rosane Bujes
Brazil
gaudibilidade
Explanation:
É um termo bem recente, então é natural que ninguém haja traduzido para o português.
Considerando a formação da palavra, a tradução mais natural, a meu ver, seria gaudibilidade.

Tomando por base o termo "audibilidad":

audibilidad - audibility - audibilidade (ES - EN - PT)
gaudibilidad - gaudibility - gaudibilidade (ES - EN - PT)

Fica a sugestão!

Definição e origem do termo:
https://www.tdx.cat/handle/10803/4741
http://www.scielo.org.mx/pdf/sm/v34n6/v34n6a7.pdf
Selected response from:

Matheus Chaud
Brazil
Grading comment
Muito obrigada! Foi muito interessantes todas as propostas.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1gaudibilidade
Matheus Chaud
4capacidade de experimentar prazer
Teresa Borges


Discussion entries: 8





  

Answers


10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
gaudibilidad
gaudibilidade


Explanation:
É um termo bem recente, então é natural que ninguém haja traduzido para o português.
Considerando a formação da palavra, a tradução mais natural, a meu ver, seria gaudibilidade.

Tomando por base o termo "audibilidad":

audibilidad - audibility - audibilidade (ES - EN - PT)
gaudibilidad - gaudibility - gaudibilidade (ES - EN - PT)

Fica a sugestão!

Definição e origem do termo:
https://www.tdx.cat/handle/10803/4741
http://www.scielo.org.mx/pdf/sm/v34n6/v34n6a7.pdf

Matheus Chaud
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Muito obrigada! Foi muito interessantes todas as propostas.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  expressisverbis: Depois de suar (pesquisar) muito, optaria pela sua solução, pois é uma tradução (embora criada) e não uma explicação. É verdade, eu percebo bem o que é dar o primeiro passo, mas neste caso, o passo é mais fácil do que outros ;)
1 day 11 hrs
  -> Obrigado, Sandra! Também me parece uma solução viável, pela proximidade com o termo original. Alguém deve dar o primeiro passo ;)

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
capacidade de experimentar prazer


Explanation:
Diria assim em PT(pt)...

Embora a característica mais típica dos estados depressivos seja a proeminência dos sentimentos de tristeza ou vazio, nem todos os doentes relatam essas sensações. Muitos referem, sobretudo, a perda da capacidade de experimentar prazer nas atividades em geral e a redução do interesse pelo meio externo.
http://www.egoclinic.pt/04_artigos_expand.php?ID=205

A anedonia é uma diminuição da capacidade de experimentar prazer; a pessoa pode mostrar pouco interesse em actividades anteriores e passar mais tempo em actividade inúteis. A associabilidade é a falta de interesse em relacionar-se com outras pessoas. Estes sintomas negativos estão, frequentemente, associados a uma perda geral da motivação, do sentido de projecto e das metas.
http://consultoriodigital.pt/saude/esquizofrenia/

Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Obrigada Teresa!





The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search