Rehabilitación

Portuguese translation: reabilitação

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:Rehabilitación
Portuguese translation:reabilitação
Entered by: Charles Santos

14:56 Jun 23, 2018
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Law/Patents - Real Estate / Contratos de arrendamiento
Spanish term or phrase: Rehabilitación
O termo é usado no contexto de contratos de locação (arrendamientos).

"Costes estimados de desmantelamiento, retiro o rehabilitación que se contemplan en contrato, pero no se cuantifican)."

Fiz uma pesquisa em espanhol e é um termo amplamente utilizado, mas por minha ignorância não sei qual é sua tradução para o PT.
Charles Santos
Brazil
reabilitação
Explanation:
Amplamente utilizado também, pelo menos em PT-PT...

--------------------------------------------------
Note added at 8 minutos (2018-06-23 15:04:44 GMT)
--------------------------------------------------

https://www.google.fr/search?ei=bmEuW4LmNcr8UoOknegJ&q=alugu...
Selected response from:

Linda Miranda
Portugal
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4reabilitação
Linda Miranda
3Restauro/Restauração
expressisverbis


  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
reabilitação


Explanation:
Amplamente utilizado também, pelo menos em PT-PT...

--------------------------------------------------
Note added at 8 minutos (2018-06-23 15:04:44 GMT)
--------------------------------------------------

https://www.google.fr/search?ei=bmEuW4LmNcr8UoOknegJ&q=alugu...

Linda Miranda
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Borges
31 mins
  -> Obrigada!

agree  expressisverbis
1 hr
  -> Obrigada!

agree  Catarina Lopes
2 hrs

agree  Ana Vozone
2 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
Restauro/Restauração


Explanation:
Se se tratar de obras, para o exterior de um edifício utilizaria restauro, restauração ou reabilitação proposto pela colega, para o interior, diria remodelação ou renovação.

Aqui, encontra um interessante Manual de Reabilitação e Manutenção de Edifícios com definições úteis sobre intervenções:
http://www.tecsat.com.pt/inovadomus/fh/images/documentos/art...

Nota: Pessoalmente, não gosto de "restauração" quando o tema é este, pois associo "restauração" a restaurantes e "restauro" a edifícios.

59. Se o custo do terreno incluir os custos do desmantelamento, remoção e restauro do local, essa porção do activo terreno é depreciada durante o período de benefícios obtidos ao incorrer nesses custos. Em alguns casos, o próprio terreno pode ter uma vida útil limitada, em cujo caso é depreciado de modo a reflectir os benefícios a serem dele retirados.
https://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=OJ:L:...

59 Si el coste de un terreno incluye los costes de desmantelamiento, traslado y rehabilitación, esa porción de coste del terreno se amortizará a lo largo del período en el que se obtengan los beneficios por haber incurrido en esos costes.
En algunos casos, el terreno en sí mismo puede tener una vida útil limitada, en cuyo caso se amortizará de forma que refleje los beneficios que se van a derivar del mismo.
https://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=OJ:L:...

rehabilitación

reaβilitaˈθjon
nome feminino
1.
(doente, deliquente) reabilitação
2.
(edifício) restauração
https://www.infopedia.pt/dicionarios/espanhol-portugues/reha...


expressisverbis
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search