burletes

Portuguese translation: juntas de calafetagem

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:burletes
Portuguese translation:juntas de calafetagem
Entered by: María Leonor Acevedo-Miranda

21:09 Jun 11, 2019
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Safety / armarios de conjgelados
Spanish term or phrase: burletes
Puertas armarios congelados:

Antes de la apertura
Revisar el buen estado de los burletes, puertas y que cierran correctamente.
María Leonor Acevedo-Miranda
juntas de calafetagem/borrachas para portas
Explanation:
Os "burletes" seriam os chamados "chouriços" ou tapa-frinchas que se colocam na parte inferior das portas, mas aqui traduzia assim.

Junta de calafetagem
Trata-se de uma versão moderna do antigo rolo em tecido que se colocava no pé da porta. O rolo dos nossos dias é lavável na máquina e fixo sobre um perfil em PVC que se aparafusa ao pé da porta
https://www.aki.pt/Isolar-Portas-e-Janelas.aspx

burlete
masculine noun
1
Tira de tela (con relleno de estopa o algodón) o de goma que se pone en el canto de las hojas de puertas y ventanas para que al cerrar no queden rendijas por las que pueda entrar o salir aire o ruido.
https://www.lexico.com/es/definicion/burlete

burlete
m. Tira textil o de otro material flexible que se coloca en el canto de las hojas de puertas, balcones o ventanas para que cierren herméticamente:
los burletes están viejos y entra mucho aire.
https://www.wordreference.com/definicion/burlete

Borracha para porta:
https://www.wordreference.com/espt/burlete

https://comunidad.leroymerlin.es/t5/Bricopedia-Reparación-y/...

Deixo ambas as traduções, os "burletes" nem sempre são de borracha… tentei colocar um na porta de entrada plastificado com adesivo, mas em vão… o meu gato de meses na altura arrancou-o com os dentes ;)
Selected response from:

expressisverbis
Portugal
Grading comment
OBRIGADA A TODOS
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1vedações
Andrea Pilenso
4tiras de vedação / calafetação / calafetagem / calafetamento
Oliveira Simões
3juntas de calafetagem/borrachas para portas
expressisverbis


Discussion entries: 3





  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
vedações


Explanation:
Sugestão

--------------------------------------------------
Note added at 4 minutos (2019-06-11 21:14:51 GMT)
--------------------------------------------------

https://es.thefreedictionary.com/burletes

burlete(Del fr. bourrelet < bourre, borra.)
s. m. CONSTRUCCIÓN Tira de material flexible, que se pone en los cantos de las puertas y de las ventanas para tapar las rendijas e impedir la entrada del aire.

https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/vedaç...



Andrea Pilenso
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Francesca Manuli
1 day 7 hrs
  -> Muito obrigada, Francesca!

14 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
juntas de calafetagem/borrachas para portas


Explanation:
Os "burletes" seriam os chamados "chouriços" ou tapa-frinchas que se colocam na parte inferior das portas, mas aqui traduzia assim.

Junta de calafetagem
Trata-se de uma versão moderna do antigo rolo em tecido que se colocava no pé da porta. O rolo dos nossos dias é lavável na máquina e fixo sobre um perfil em PVC que se aparafusa ao pé da porta
https://www.aki.pt/Isolar-Portas-e-Janelas.aspx

burlete
masculine noun
1
Tira de tela (con relleno de estopa o algodón) o de goma que se pone en el canto de las hojas de puertas y ventanas para que al cerrar no queden rendijas por las que pueda entrar o salir aire o ruido.
https://www.lexico.com/es/definicion/burlete

burlete
m. Tira textil o de otro material flexible que se coloca en el canto de las hojas de puertas, balcones o ventanas para que cierren herméticamente:
los burletes están viejos y entra mucho aire.
https://www.wordreference.com/definicion/burlete

Borracha para porta:
https://www.wordreference.com/espt/burlete

https://comunidad.leroymerlin.es/t5/Bricopedia-Reparación-y/...

Deixo ambas as traduções, os "burletes" nem sempre são de borracha… tentei colocar um na porta de entrada plastificado com adesivo, mas em vão… o meu gato de meses na altura arrancou-o com os dentes ;)

expressisverbis
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24
Grading comment
OBRIGADA A TODOS

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
tiras de vedação / calafetação / calafetagem / calafetamento


Explanation:
burlete: m. Tira textil o de otro material flexible que se coloca en el canto de las hojas de puertas, balcones o ventanas para que cierren herméticamente. "los burletes están viejos y entra mucho aire." - https://www.wordreference.com/definicion/burlete

"As tiras de vedação são utilizadas para montar elementos planos nos canais dos perfis, por exemplo: policarbonato, acrílico, vidro e chapas diversas, com expessuras variando de 3 a 5mm. Especificação: Borracha neoprene cor preta." - https://www.5fsystems.com/acessorios.html

"Nuestra división de tira de caucho extruido reserva más de 5.000 perfiles y molduras de caucho extruido y puede suministrar diseños individuales según sea necesario. Los tipos populares son sellado de puerta, ** burlete de puerta **, perfiles de caucho extruido..." - http://www.rubberextrusion.es/1-6-rubber-fender-bumper.html

"Nossa divisão de borracha extrudado armazena mais de 5.000 perfis de borracha extrudado e molduras e pode fornecer design individual, conforme necessário. Tipos populares são vedação de porta, ** calafetação de porta **, perfil de borracha extrudado..." - http://www.rubberextrusion.com.pt/1-6-rubber-fender-bumper.h...

calafetagem: Ato ou efeito de calafetar, vedar com material adequado; CALAFETAÇÃO; CALAFETAMENTO - http://www.aulete.com.br/calafetagem

Oliveira Simões
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search